Resultados Trimestrais (lucro)

Olá, hoje vim compartilhar a planilha dos lucros trimestrais das empresas investidas e meus comentários particulares, lembrando sempre que isso não é recomendação.

Clique para ampliar

O segundo trimestre foi melhor para a maioria das empresas, todas tiveram lucro:

  1.  M. Dias Branco teve um lucro parecido com o segundo trimestre de 2020. 
  2. Itaúsa teve um super lucro, no segundo trimestre do ano passado tinha ganho pouco, mas nesse foi quase recorde. 
  3. Ambev também teve um ótimo trimestre, ano passado tinha sido fraco pela pandemia.
  4. B3 também teve um bom trimestre, essa empresa está com a cotação caindo a alguns dias, a relação P/L melhorando cada vez mais.
  5. Grendene teve prejuízo no segundo trimestre do ano passado, e nesse ano o segundo trimestre veio fraco, estou pensando em vender ela, é uma das menores posições na carteira, já tinha parado de aportar nela a algum tempo por causa dos fracos resultados, e por incrível que pareça, ainda está dando lucro essa posição, enquanto várias outras que tiveram resultados melhores estou no prejuízo, bolsa é um negócio complexo mesmo.
  6. Engie teve resultado menor no comparativo trimestral, mas tudo bem.
  7. Equatorial teve resultado melhor no comparativo, muito bom.
  8. EDP Brasil melhorou seus resultados no comparativo trimestral, está com P/L bem baixo com a cotação lateral entre 17 e 20 reais.
  9. Weg batendo todos os recordes, agora até a relação P/L deu uma reduzida, saiu dos 87 para 57 depois desse baita lucro.
  10. Hypera batendo recorde também, ótimos resultados.
  11. Fleury não teve um lucro tão grande, mas no segundo trimestre do ano passado teve prejuízo, então melhorou bastante nesse comparativo.
  12. Porto Seguro teve um pequeno aumento no lucro no comparativo, mas é recorde :)
  13. Lojas Renner teve lucro, mas o comparativo ficou comprometido por causa de não recorrentes que tiveram ano passado e gerou um lucro absurdo, no geral reverteu um pouco do prejuízo do primeiro trimestre. Essa semana ela sofreu um ataque de ransomware e os sistemas ficaram fora por 2 dias, depois voltaram instáveis mas a cotação segue caindo. Quando eu soube da notícia em alguns grupos de TI que participo, estavam dizendo que tinham encriptado até os backups e nesse caso o prejuízo seria incalculável, por isso eu me desfiz dessa posição no mesmo dia, agora estou pensando se recompro ou não, já caiu mais uns 4% depois que vendi. Eu ainda sai com um pequeno lucro, isento de IR abaixo dos 20k mensal.
  14. Grazziotin teve um ótimo resultado, sempre foi uma ação com P/L baixo e agora teve uma boa subida no preço, mas o P/L ainda está em 6, gosto muito dessa empresa.
  15. Sanepar teve um bom resultado aumentou o lucro no comparativo, mas empresa está sofrendo com a tal da estiagem, com risco de faltar água a cotação está bem baixa, índice P/L perto de 6.
  16. Copasa igual a Sanepar, lucro subindo e preço caindo, P/L de 5,5 hoje. Esse setor está muito barato, acho que devido as interferências políticas sempre vai ser barato, igual os bancos públicos.

Este é o resumo das empresas que tinha em carteira, como comentado vendi uma delas e estou pensando em vender mais uma, para comprar outras que estou achando mais atrativas.

Abraços e até o futuro!

6 comentários:

  1. Olá Bilionário,

    O que você usa tanto para avaliar uma empresa? Eu no passado descartava ações que não davam lucro. Depois descobri que podemos sim encarteirar ações com prejuízo, desde que o balanço mostre coisas boas (Como Fluxa de caixa livre, FCL Capex entre outros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inv. Inglês, quando eu comecei montar minha carteira eu fiz tipo um checklist de vários itens e fui filtrando as ações, mais ou menos isso pra Buy And Hold:

      1 -> As empresas devem ser negócios sólidos, perenes, que vão durar por pelo menos mais 30 anos. Pensando nisso acho que eliminamos entrar em IPO, eliminamos empresas com muitas dívidas ou prejuízos, vamos selecionar empresas que tem tido lucro nos últimos 5 anos, de preferência crescente, de setores com baixo histórico de falência, empresas líder do setor.
      2 -> Rentabilidade, para esse quesito precisamos avaliar os resultados, existem várias fórmulas, eu gosto de olhar o P/L, ROE e Margem.
      3 -> Boa liquidez, um filtro pode ser selecionar apenas ações do Índice ou simplesmente analisar o volume negociado diariamente, tendo bom volume que permita a venda rápida em caso de necessidade está OK.
      4 -> Empresas sem dívidas ou com dívida controlada. Liquidez Corrente Maior que 1, e Dívida/PL menor que 2 são bons indicadores, mas você pode ajustar isso dependendo do setor, nas elétricas elas costumam manter uma dívida maior... isso é outro ponto bastante importante, sempre isolar as empresas por setores para estudar, não comparar empresas de setores diferentes.

      Atualmente eu não estou mais buscando novas oportunidades, pouco tempo pra fazer estudos, estou só acompanhando os resultados das empresas que já comprei e vez em quando dou uma olhada em alguma outra. Se for ver é capaz de alguma das empresas investidas já não passarem pelo mesmo filtro, devido a alguns prejuízos recentes...

      Ficou meio grande o comentário, mas em resumo era isso. Abs

      Excluir
  2. Tenho Itaúsa, Hypera, Sanepar, Engie e WEG em carteira e concordo com sua análise sobre elas. A WEG me deixa um pouco com o pé atrás, um P/L de 57 eu acho puxado para uma empresa industrial brasileira.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Weg é um caso a parte mesmo, quando eu comprei as poucas ações dela que possuo, foi em 2019, paguei uns 12 reais e lembro que achei super caro, o P/L estava bem alto na época... em resumo, essa sempre está com PL alto, o dia que der um trimestre ruim de lucro acho que a cotação vai cair forte, mas está difícil disso acontecer, e quando acontecer acho que vou comprar mais... eu tenho bem poucas ações dela e está com uns 200% de alta.

      ABs

      Excluir
  3. Olá Bilionário,

    Vc montou uma carteira com ótimas empresas, das listadas no post tenho Sanepar e B3.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...