Fechamento de Setembro

Olá a todos! 

Como estão? Espero que todos bem :)

Setembro foi bem movimentado aqui pra mim, consegui fazer algumas vendas em dólar, vendendo recursos e contas de jogos online que eu tinha a alguns anos, isso deu uma grana extra inesperada e resolvi pegar esse dinheiro "perdido" e aplicar no hit do momento, o BTC, já que era um dinheiro perdido mesmo 😜. Recebi pelo Paypal e devo dizer o que o app estava legal enquanto funcionava o PIX pro resgate, agora nos últimos dias parou de funcionar e não teve mais jeito, então esse Paypal perdeu muitos pontos comigo.

Outro negócio que descobri hoje enquanto fazia o fechamento mensal, o Banco do Brasil me cobrou um DOC da conta poupança, nunca fiz DOC na minha vida... sinceramente não sei o que está acontecendo com esse banco, é a terceira vez que me fazem cobranças indevidas lá, da primeira vez reclamei e me devolveram, da segunda vez reclamei e me deixaram no vácuo. Hoje contatei o banco pelo whatsapp e me falaram que essa cobrança é de um TED de fevereiro, então porque só agora cobraram? E ainda por cima essa conta não era pra ter custos de TED. Então me informaram que a conta da modalidade digital/eletrônica foi descontinuada, mas depois de eu insistir falaram que vão fazer o estorno. Isso aí pra mim é pra pegar dinheiro fácil dos desavisados. De qualquer jeito, eu perdi completamente a confiança neles, vou esperar esse estorno e nunca mais vou deixar dinheiro nessa conta, talvez eu encerre ela, mas ainda estou pensando que pode ser útil para pagar impostos (IPVA) e receber a restituição do IR que já tenho cadastrada, também não me lembro onde mais já cadastrei essa conta, acho que são vários lugares, então vai dar um certo retrabalho atualizar tudo.... 

Sobre esse assunto das contas modalidade digital, realmente eu acho que em algum momento nos últimos anos mudaram a lei, eu não encontrei mais na internet a Lei que obrigava os bancos a terem essa modalidade de conta digital, nesse link diz que o banco pode escolher o cliente que pode abrir conta eletrônica, ou seja, os bancões nunca mais vão abrir, até porque o banco não ganhava nada, mas eles vão perder todos os clientes para os nubank da vida, que estão aproveitando. Devem haver milhares de pessoas assim como eu, que ainda mantém a conta no banco velho apenas pra emergências, mas não consome nenhum produto nem mantém dinheiro lá.

https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/folder_serie_I_tipos_contas_bancarias.pdf

Negócios Realizados

Das operações mensais, ainda não fiz a troca ITSA4 por ITSA3 que tinha comentando no post anterior, ficaram os últimos dias sempre com uns 10 centavos de diferença, não vi ITSA3 ficando abaixo de ITSA4, então mantive essas na carteira. Olhando agora a cotação está praticamente igual.

Os aportes de renda variável em Setembro foram:

  • compra de 45 ITSA4, 
  • compra de 3 HGBS11, 
  • compra de 56 MXRF11 e 
  • compra de 0,00417115 BTC

Comprei os bitcoin pelo site Biscoint e logo depois que comprei ele caiu uns 5%, mas ontem recuperou e fechou o mês no positivo, é um ativo pra quem gosta de emoções, que timing :)

Na renda fixa foi onde aportei mais, precisava aumentar minhas reservas de oportunidades e também acho que agora com a SELIC em alta está interessante, já vi gente falando que vai chegar a 10% 😮. Foi 1k na nuconta no começo do mês, e ontem 5k no pagbank CDB 200%, resolvi dar uma segunda chance para esse cara, 200% do CDI hoje deve dar cerca de 1% ao mês, com liquidez diária... pena que é limitado a R$ 5k e prazo de 3 meses, mas ainda tem um outro que dá 175% do CDI que acho que não tem limites... vou dar umas estudadas e ver o que compensa, talvez os FIIs de papel rendem mais, mas o risco compensa?

Resultado de -0,41% 

A minha rentabilidade segue horrível, as ações caindo, FIIs caindo, e no exterior, caindo também, basicamente desde o começo desse projeto de investimentos, minha rentabilidade está praticamente no zero a zero, pra mim teria sido vantagem ter comprado apenas renda fixa nesse período, mas sigo aportando e a renda passiva tem aumentado consideravelmente. Se olhar do ponto de vista que estou na fase de acumulação, essas quedas são boas oportunidades.
 
Resultado Consolidado

Vou aproveitar o momento e seguir fazendo alguns aportes maiores, depois voltarei para aportes regulares, quando a bolsa estiver em alta novamente.

Até o futuro!

6 comentários:

  1. Em relação aos bancos digitais eu prefiro manter todos eles fora da minha estratégia de investimentos, acho que a base de clientes deles é grande, mas só é grande pois oferecem serviços gratuitos de conta e cartão. Na hora que olhamos os dados sobre operações de crédito, seguros e investimentos eles tem apresentados resultados muito aquém do que considero o ideal. A própria construção da base de clientes é fidelizada pela gratuitade dos serviços, quantos % dessa galera está disposta a pagar por algo?

    Na verdade meu incômodo é geral em relação a empresas que argumentam sobre os prejuízos com a frase "só não estamos dando lucro porque não queremos" é bonito, mas na prática me faz pensar até quando vão queimar o caixa, é claro que existem fundos internacionais que aportam em empresas de tecnologia, mas o mundo parece entrar em um ciclo de alta dos juros e é natural que a disponibilidade e vontade desses fundos em investir nesse perfil de empresa seja menor no futuro.
    É legal vermos empresas como a Amazon que passaram anos dando prejuízo e hoje é uma potência, mas confesso que não vejo muitas Amazon surgindo e várias empresas de tecnologia que hoje são avaliadas em dezenas de bilhões de dólares estão com dificuldades para mostrar capacidade de entregar rentabilidade e já preocupando os investidores.

    -
    Sobre os seus aportes acho que fez escolhas bem interessantes. Eu vi uma entrevista recente do CEO da Itaúsa e parece que o foco nos próximos anos será expandir o portfólio da empresa, com o pagamento de dividendos sendo um ator secundário (ainda que com a tendência de melhorar o DY), acho que é uma escolha sábia fazer a empresa crescer e entregar retorno pelo crescimento e não pelos dividendos, pois o cenário tributário se torna um pouco menos favorável para ações de dividendos.
    A rentabilidade está ruim nesse ano, mas acredito que boas empresas não estão perdendo valor no longo prazo.

    Abraços,
    Pi.
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, obrigado pelo comentário, do ponto de vista de investidor, os bancos digitais tem vantagens e desvantagens em relação aos bancos tradicionais. Do ponto de vista de custo, os digitais tem um custo menor, com menos funcionários/prédios etc, o que possibilita não cobrar taxas e ganhar apenas com juros de empréstimos, que é onde eles inclusive tem juros mais pesados que alguns grandes bancos, então no final, quando estabilizar essa corrida por contas, os que sobreviverem devem ter ROE parecidos.

      O que eu acho mais interessante é que vejo cooperativas como Sicredi correndo na direção oposta, abrindo cada vez mais agências, enquanto Bradesco já fechou centenas, e os bancos digitais nem pensam em abrir.

      Do ponto de vista pessoal, como cliente, eu prefiro não pagar taxas já que empréstimos eu não pretendo fazer mesmo.

      Abs!!

      Excluir
    2. Bilionário,

      Eu também acho muito interessante como as cooperativas estão abrindo agência a rodo pelo interior do Brasil. Aqui na minha região qualquer cidadezinha, independente do tamanho ou da economia pouco desenvolvida tem uma agência da Sicredi ou alguma cooperativa, muitas abertas em anos recentes. O que eu acho curioso é que não são "portinhas", são agências grandes, com arquitetura moderna e que me parecem custar caro para construir e manter.

      É muito curioso pois vai no sentido oposto do resto do mercado.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    3. Eu imagino que ganham muito dinheiro e não querem distribuir para os associados, aí "investem" em novas agências hehe

      Excluir
  2. Olá, Bilionário.

    Tem uma lei do BC que se diz que você pode manter uma conta corrente simples e os bancos não podem cobrar nada. Acho que vale para você fazer um ted e um doc. O problema é que a maioria não sabe disso e os bancos cobram.
    O BB já me cobrou uns 500 reais de manutenção de conta. Entrei em uma empresa que abriu um conta nele, mas eu não movimentei e nem tive dinheiro já que saí da empresa com poucos dias. Quando precisei abrir uma conta nele (essa anterior já existia) e acabou que fui obrigado a ficar com ela e a nova empresa que iria receber só pagava pelo BB e eu me fudi. Na época eu não sabia da lei que o bancos não podem cobrar se a gente não movimentar nada. Tenho raiva do BB.

    Eu também estou aproveitando as quedas e comprando boas pagadoras de dividendos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cowboy, esse BB tem um atendimento questionável, eu lembro que na época que surgiu essa lei das contas digitais eu quase tive que imprimir a Lei e levar lá pra provar pra eles que eles deveriam ter essa modalidade, mas depois de alguns dias tentando mudar minha conta eles me pediram pra fechar a conta antiga e abrir uma nova pelo site, dizendo eles não sabiam, que era coisa nova... enfim, eles tentam te enganar o máximo possível pra lucrar com taxas sem fim.

      Pra receber salário você pode fazer a portabilidade para qualquer banco, a minha empresa paga para o Santander mas eu não tenho conta lá, no dia que mandaram ir fazer uma conta eu já fui com a portabilidade preenchida se não me engano, assim o dinheiro só passa por lá e eles já no mesmo instante transferem pra minha conta. Os caras tomaram um prego porque quando compraram a folha daqui pensaram que todo mundo ia abrir conta com eles e quase ninguém fez isso, eles já tinham até emitido os cartões pra todos e quase ninguém retirou.

      Enfim, ficar esperto com esses caras.

      Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Programa para Declaração IR liberado!

E aí galera! Liberaram o programa pra declarar os rendimentos para a receita federal, baixei aqui e já trouxe algumas coisas na pré preenchi...