Fechamendo de Dezembro/2021

Olá a todos! Mais um ano termina e um novo se inicia! Hora de refletir sobre os resultados das estratégias e revisar o planejamento.

Antes de mais nada, vamos verificar como fechamos esse mês/ano. As minhas ações fecharam negativas em 1,31% no mês, e 11,22% no ano, eu aumentei um pouco o valor dos aportes nelas nos últimos meses pra tentar aproveitar as quedas, mas acho que pra 2022 voltarei para os 500 e vou aportar mais no exterior.

Ações

Os fundos de investimento imobiliário, depois de passar quase todo o ano caindo, resolveram subir forte nestes últimos dias, subindo 9% em dezembro, mas ainda assim fechei 2021 com 3,16% de queda. Aqui provavelmente também voltarei aportar 500/mês em 2022.

FIIs


No exterior tudo ficou estável em dezembro, o dólar se manteve na faixa dos R$ 5,57 e as cotações quase paradas. Fechando o ano com 6% de alta. Particularmente eu pensava que teria uma queda, talvez ainda aconteça esse ano... mas o mercado americano se manteve bem e não me deu uma oportunidade muito boa para um novo aporte, por isso em 2022 penso em fazer alguns aportes menores e mais frequentes.

Exterior

Nas criptomoedas tive um começo promissor, conseguindo uns 50% de alta nos primeiros dias, que foi quando fiz a venda e embolsei um pequeno lucro de BTC, e depois eu diversifiquei em outras moedas também, mas desde então elas vieram caindo. Cheguei a pensar em fazer um novo aporte, coisa pouca, mas olhando o percentual em relação a carteira está em 1,5%, e minha ideia inicial era apenas 1%... mas, vendo a grande volatilidade desse mercado, acho que é mais interessante para operações de curto médio prazo do que Buy&Hold.

Criptos

A planilha do AdP ficou toda esquisita quando cadastrei as movimentações, -460% em outubro... acho que ela não estava preparada pra tamanha loucura😅

Negócios 

Comprei RECR11, XPLG11, WEGE3 e ITSA3. Weg eu tinha poucas e decidi fazer um aporte nela aproveitando que está um pouco menos cara agora, Itaúsa eu comprei para fechar um lote de 100 e facilitar as contas na bonificação de ações que vai acontecer, devo receber 5 novas ações agora que tenho 100.

Operações de dezembro/2021

Resultado Final

O fechamento de 2021 ficou negativo em 1,36%, apenas 4 meses com rentabilidade positiva, apesar disso, foi um ano bom devido a minha grande capacidade de aportes no período, bem acima do que eu acreditava ser possível, o que me permitiu fechar o ano com valor 30% acima do que tinha colocado como meta.

Consolidado 2021



Planejamento

Para este ano que se inicia, eu tenho algumas despesas grandes previstas, com saúde, então planejo reduzir os aportes até ter certeza de quanto dinheiro vou precisar para isso. Acho que pode variar entre 15k e 30k de despesas, tudo depende de qual tratamento farei e se vai funcionar ou não, se der tudo certo em 2023 devo ter meus primeiros herdeiros.

A meta financeira não foi atualizada, mantive o mesmo plano elaborado em 2020, então o objetivo para o final do ano é R$ 64.671,00, faltando cerca de 8k para essa meta, acredito que será tranquilo.

Não cheguei a fazer lista de objetivos para 2022, mas espero poder continuar viajando para novos lugares, lendo boas histórias, trabalhando e investindo regularmente, conforme já venho fazendo.

É isso! Feliz 2022 a todos, muita saúde e boa sorte nos investimentos!

Até o futuro!

9 comentários:

  1. Ótimo post bilionário, sempre bom estar podendo apreciar esse tipo de leitura de evolução.

    ResponderExcluir
  2. Bilionário,

    Sua evolução é muito consistente, sobre os investimentos em criptomoedas acredito que é um dos poucos que estabeleceu um % para a carteira e que independente das idas e vindas tem norteado novos aportes com base nisso.

    O Bitcoin parece estar com um preço bom agora para quem quer entrar, MAS é aquele negócio: qual o lastro disso? As moedas também não tem mais lastro, mas pelo menos funcionam como meios de trocas na economia real. Por enquanto vou seguir observando de fora.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI!

      Só brincando com as criptos pra sentir na pele a volatilidade, quando me planejei inicialmente não tinha definido percentual para criptos, mas então fui influenciado pela mídia e resolvi alocar 1% pra conhecer kkkk

      Abs

      Excluir
  3. Parabéns pela constância dos aportes esse ano Bilionário!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela perseverança Bilionário! Como dizem por aí, ter paciência e manter o planejamento é o mais difícil no caminho para o FIRE...Como você apontou, ano de quedas é ótimo para quem está na fase de aplicação.
    Que tenhamos um ano de ótimas oportunidades!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, eu fui aumentando os aportes quando a bolsa caia, e ainda segue caindo hehe as vezes o mercado se recupera rápido outras vezes fica anos ruim... parece que agora é o segundo caso, pelo menos até as eleições passarem, aproveitar as oportunidades! Abraço

      Excluir
  5. Fala Bilionario! Estou sempre aqui lendo seus posts, mas nem sempre comento. Bom ver que você continua firme e forte na caminhada rumo à IF! Boa sorte com seus planos para 2022, torço pra que tudo dê certo e que os herdeiros venham com muita saúde! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...