Fechamento Agosto +5%

Olá!

Finalmente um mês de agosto bom! Fechamos com rentabilidade de +5,44%, ficando levemente positivos na rentabilidade do ano 2%, e 4% de rentabilidade acumulada desde o início, segundo a planilha ADP, finalmente voltamos para o campo positivo. 

Uma das culpadas pela boa rentabilidade foi a M Dias Branco que teve um resultado trimestral espetacular e as ações subiram fortes neste mês, +37%, subiu até demais pro meu gosto, talvez vejamos uma correção nos próximos dias.

Resultado consolidado planilha AdP
 

Outras ações como a PSSA3 e CGRA3 também tiveram altas relevantes nos últimos 30 dias, poucas ações ficaram negativas, conforme imagem abaixo.

Grazziotin, M Dias Branco e Porto Seguro tiveram um mês de agosto bem positivo

Na parte dos fundos de investimento imobiliários, apenas o RECR11 caiu, o resto que é tijolo ou híbrido todos subiram, até a desgraça do BRCR11 resolveu subir, tomara que suba mais, se chegar no meu preço médio vou vender.

FIIs de tijolo subindo forte

Essa alta dos FIIs de tijolo e queda dos de papel é o mercado antecipando a queda da taxa de juros, particularmente eu acho que os juros vão continuar altos por mais um bom tempo, estou até pensando em fazer meu próximo aporte no RECR11 aproveitando que caiu estes dias, mas pensando bem, talvez seja melhor aguardar, temos o tesouro direto com taxas bem atrativas e pelas minhas simulações, dá pra ganhar entre 30% e 50% com a marcação a mercado nos próximos 2 anos, considerando que as taxas voltem pro que era 1 ano atrás.

Operações Realizadas

Os aportes somaram 2 mil reais, 500 para ações, onde comprei SAPR4, foram 2 operações de compra de Sanepar totalizando 141 ações compradas, outros 500 reais foram para FIIs, comprado 5 cotas de GGRC11. Havia um saldo na Avenue e depois deste estudo, resolvi comprar o ETF SCHD, acabei comprando 0,62876 cotas desse ETF, no exterior dá pra comprar fracionado (menos de 1 no caso), no Brasil falamos em fracionado mas aqui é apenas que o lote padrão é 100 ações e nosso fracionário ainda é inteiro 😂

Dá pra ver que depois que comprei Sanepar e SCHD caíram um pouco mais, só o GGRC11 que subiu 12% depois dessa compra. Acho que ações no exterior devem cair ainda mais, visto que FED (banco central americano) está subindo os juros pra combater a inflação por lá... e meus ETF de renda fixa no exterior estão caindo com marcação a mercado por isso... enfim, tudo deve continuar caindo lá fora por mais uns dias, talvez mais perto do final do ano eu faça um novo aporte pro exterior.

Também foi um mil no sofisa direto, aproveitando a promoção do indique e ganhe, já recebi 50 reais extras por ter feito minha conta usando código do meu amigo, então estou ganhando 5% no primeiro dia 😀, se você quiser aproveitar a promoção, use o meu código (BAB1719405) na hora que for abrir sua conta, assim nós dois ganhamos, hoje ainda fui olhar e agora tem um outro CDB prefixado pagando 15% a.a. com vencimento de 1 ano.

Acompanhamento da Meta e Planos

Estou me mantendo com boa margem acima da meta planejada, com este resultado positivo já ultrapassei a meta deste ano, que era R$ 64.671,22, e estou com 68k, se não der nenhuma queda exagerada nos próximos meses, pra este ano está feito o serviço.

Composição/Metas

Próximo meses acho que vou focar mais aportes no tesouro direto mesmo, aumentar a parte da renda fixa e talvez fazer um pouco de caixa também, leia-se CDB de liquidez diária aguardando alguma treta nas ações/FIIs. Outra classe de ativo que merecia um aportezinho era as criptomoedas, talvez coloque mais uns trocados nisso, apesar que me parece que passou a euforia e provavelmente vai ficar meio ruim por uns 2 ou 3 anos de novo.

Pra mim o que faz as criptomoedas serem atrativas é o fato de muitos bancos centrais estarem emitindo papel sem limites gerando inflação, e muitos políticos fazendo merda, aí nós vemos a Argentina onde não podem comprar muitos dólares, me falaram que é limitado a 200 por mês, e a inflação moendo o peso (moeda argentina), só resta para nossos hermanos comprarem BTC pra fugir do governo. Então, no meu ponto de vista, as criptomoedas são ruins, mas as outras moedas estão conseguindo se tornar piores, faz sentido?

Assuntos aleatórios

Este mês fiz vários videos pro canal do youtube, não deixem de conferir e se inscrever lá. Ainda estou fazendo aqueles fechamentos antigos, é meio esquisito gravar comentando as decisões de investimento, sabendo que ali na frente a maioria deu m3rd4, meio que perde o sentido, então as vezes fico na dúvida só já dou os spoilers ou faço de conta que não sei, vou gaguejando e falando né! 😅

Espero terminar logo a gravação dos videos das postagens antigas pra fazer em tempo real, acho que vai ficar melhor depois. Também tenho que tirar um tempo pra atualizar os estudos, e ao mesmo tempo gravar vídeo deles pro canal, acho que isso vai ser o mais útil/interessante.

Dividendos de FIIs e ações vieram legais este mês também.

Meus Dividendos

Tivemos este mês o evento Expert XP com vários bate papos interessantes, eu assisti alguns deles e o que mais gostei foi "Debate de titãs: Como pensam os gigantes do mercado?" com Fernando Ferreira, Luis Stuhlberger, João Landau, André Jakurski e Carolina Oliveira.Gostei do papo com Howard Marks, falando sobre ciclos, e o com Lawrence Summers foi bem engraçado, inclusive até anotei uma frase dele deste dia: "Não é a toa que o dólar é muito forte. É uma piadinha, mas tem um fundo de verdade, o dólar é mais forte que as alternativas, porque a Europa é um museu, o Japão é um asilo, a China é uma prisão e o Bitcoin é um experimento." Lawrence Summers, 2022. 

Estes videos ainda estão disponíveis em https://2022.expertxp.com.br, inclusive tem vários que ainda não tive tempo de assistir.

Ainda estou lendo o livro "O investidor em ações de dividendos" que está de graça na Amazon, estou gostando, no começo parece um resumo de várias obras, quase como a fundamentação teórica que fazíamos nos trabalhos no tempo de faculdade.

Esses assuntos aleatórios eu costumo postar mais na página do facebook, ou no grupo de estudos, então não deixem de me seguir por lá também.

E pra finalizar o post, aquele gráfico bonito da evolução do patrimônio.

Até o futuro!

13 comentários:

  1. Boa noite, Bilionário!

    Tivemos mais um mês positivo para a bolsa brasileira. Espero que continue assim ou que pelo menos não piore muito nos próximos meses.

    Aportei muito pouco em criptos nos últimos meses. Sei lá... ainda não tenho a mesma confiança que possuo no mercado de ações.

    Seu gráfico da evolução patrimonial está ficando bonito. Rumo aos 100 mil!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite SP!

      Foi um mês muito bom, se continuar assim mais uns meses vai ser muito bom pro crescimento da carteira, ainda tem muitas ações "baratas", então pode ser que a alta se mantenha.

      Criptos tá difícil de acreditar no momento, mas como dizem, quando ninguém quer, é a hora de comprar.

      Abs

      Excluir
  2. Boa tarde Bilionário! Ótimo resultado! Parabéns pela perseverança! Vamos torcer pra o mercado dar uma trégua para nossas carteiras. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fechar o ano positivo já fico feliz :) Aproveitando pra comprar algumas ações com margem de segurança adequada. Abraço

      Excluir
  3. Como é que o mercado está antecipando queda nos juros com todos os candidatos a presidente da república encomendando um déficit extra de pelo menos R$ 100 bilhões por ano? O mercado é irracional demais.

    Sobre o dólar eu concordo que no momento não existe nenhuma moeda capaz de atuar como substituta. Os EUA são uma economia dinâmica, população jovem, país com muita força na agricultura, instituições sólidas e poder militar. Não vejo concorrentes capazes de rivalizar.

    Parabéns pelo bom resultado.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a loucura do mercado, as vezes focam só nas notícias ruins, no outro dia só nas boas.

      Excluir
  4. Ótimo resultado! Compensou os dissabores do ano (todo mundo está tendo um monte de mês ruim). Espero que continuemos crescendo nesse final! Concordo 100% sobre o dólar. Seu desempenho nos últimos quase quinze anos não é à toa. Claro que pode passar por vários anos ruins, mas, por enquanto, os EUA ainda me parecem a aposta menos insegura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os que visitaram a China alguns anos atrás diziam que a China seria a nova potência mundial, mas atualmente com a crise imobiliária por lá e o governo comunista, além dos efeitos da pandemia, que fez com que muitas empresas voltassem suas fábricas para seus países... Dólar deve continuar forte por um bom tempo. Abs

      Excluir
  5. Olá bilionário, tudo bem? Ótimo resultado. Entretanto que a oscilação da bolsa ainda vai ser maior, visto que noticias falam em aumento ainda maior na selic. Mas vamos para o lado positivo, ações a preço baixo. Vamos juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu VI!

      Será que sobe mais? Tenho a impressão que essa alta dos FIIs já é o mercado precificando queda da SELIC. Abs

      Excluir
    2. Acho que vai subir, vide a bolsa, chateado de não ter dinheiro para aportar. A queda foi significativa igual tinha falado.

      Excluir
  6. Parabéns por ter batido sua meta anual e pelos bons dividendos do mês. Me inscrevi no seu canal. Abraços

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...