Aporte Extra e Fechamento de Setembro

 Olá!

Ainda não saiu negócio com o carro, conforme comentado no último post, então resolvi arrumar o amortecedor da frente que está me incomodando, deve dar em torno de R$ 1.500,00 a brincadeira, subiu o preço de tudo nos últimos dias... e ficar mais um tempo com ele, com isso a grana da troca estava sobrando na conta e resolvi aportar mais ainda nesse mês.

Minha ideia era comprar Grazziotin, vi que estão expandindo, abrindo uma nova loja chamada GZT, que tem os produtos de todas as suas outras lojas (Grazziotin, tottal, Pormenos e Franco Giorgi), mas aí olhei o gráfico dela e está subindo muito, perto da máxima dos últimos dias, sei que isso é bobagem, mas aí vi que a Sanepar estava caindo, e resolvi aportar nela, como ela é uma ação "barata", resolvi sair do mercado fracionário e comprei 170 ações, eu tinha 30, agora estou com 2 lotes de 100 e posso negociar no mercado normal.

Por engano, eu comprei 1 ação da SAPR3F, sério, na correria cometi esse erro, e aí logo em seguida vendi, o que caracteriza day trade, é um saco isso, acho que eu terei que preencher isso no programa do IRPF ano que vem, tive 2 centavos de prejuízo na operação, sem contar os outros centavinhos de emolumentos e taxa de liquidação, vamos dizer que perdi uns 5 centavos talvez, só posso compensar isso em operações futuras de day trade, coisa que não pretendo fazer.

Agora vou ficar de olho na CGRA3 pra quando cair comprar, apesar que é o menor P/L da carteira, também tenho outras opções para os próximos aportes de ações, tem PSSA3, EGIE3, EQTL3, HYPE3, MDIA3, CSMG3... várias que não aporto a algum tempo e estão na fila.

Com esse aporte extra, este mês eu totalizei 2K aportado, bem acima da meta, estou vendo que final do ano posso aumentar as metas novamente :)

UPDATE!

Aproveitando o post, vou compartilhar a planilha de rentabilidade do mês, Setembro fechou negativo em 1,62%, alguns títulos do tesouro direto tiveram queda nesse mês, juros sobem preços caem.

Essa parte da renda fixa no tesouro direto era pra contrabalancear a carteira, mas como tenho vários IPCA+, que sofrem com marcação a mercado e tem se comportado de forma muito semelhante ao mercado de FIIs e ações, então não estão desempenhando o papel que eu pretendia que fizessem na carteira.

Gráfico do preço do Tesouro IPCA+ do lado do gráfico do IBOV último ano:


Olhando estes gráficos dá pra perceber que existe uma correlação entre os ativos, quando os juros sobem os ativos de renda fixa ficam mais atrativos, títulos com preços menores, e as ações caem, pode ser por que as pessoas estão migrando pra renda fixa ou simplesmente porque há uma crise, de qualquer forma a correlação existe, o que eu não sabia quando montei minha carteira. Talvez final do ano eu mude isso pra estratégia ficar mais de acordo com o desejado, apesar que não gostaria de me desfazer dos títulos nos preços atuais...

UPDATE 2! 

Acabei de ver, Setembro até mesmo o Tesouro SELIC ficou negativo, coisa que eu imaginava ser impossível, enfim, estou sempre aprendendo.

Até breve!


12 comentários:

  1. Obrigado pelo post, por acaso você consegue disponibilizar essa planilha de balanceamento pra download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, ela está disponível nesse link: https://bilionariodozero.blogspot.com/2019/12/planilha-pra-balanceamento-da-carteira.html
      Ou diretamente no docs: https://docs.google.com/spreadsheets/d/14ZiRDwT-gCt1hUvZFsUDlPKHwdBpbxamDEmzMAY_lM8/edit?usp=sharing
      Faça uma cópia para o seu google docs então pode customizar com seus ativos.
      Abs

      Excluir
  2. Fala Bilionário,

    Faz tempo que isso não acontecia hein, do TD Selic ficar negativo (já houve outras vezes, mas não sei dizer quando)

    Renda fixa você só tem tesouro direto? Nada de LCIs, LCAs, Debêntures, CRAs, CRIs... nossa, tema vários produtos rsrs

    Acho uma boa diversificar a renda fixa com esses caras. E para reserva de oportunidades, um fundo di ou mesmo cdb a no mínimo 100% do cdi também já vale a pena.

    Tesouro direto já é encrenca rs. As vezes fica suspenso, agora negativo (devido a nossos juros de 2% a.a nada compatíveis com o pais)

    Enfim, eu diversifico assim meus investimentos. Vem dando certo hehe

    Vou tentar abrir como diversifico em um futuro post

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês, pois é, eu ainda não tinha visto o SELIC negativo, mas já tinha ocorrido algumas vezes, só que menos perceptível. Eu estou bem na dúvida sobre meus investimentos de renda fixa, eu gosto do TD pela facilidade de investir, baixo valores necessários nos aportes e liquidez praticamente diária. O "problema" é essa marcação a mercado, no final das contas é quase uma renda variável pra quem acompanha mês a mês, esse é o meu problema, se eu não olhasse mais depois de investir até o vencimento seria de boa.

      Agora tenho um novo aporte pra realizar e acho que o SELIC em queda pode ser oportunidade, mas vai saber né.

      Abs

      Excluir
  3. Essa Sanepar é uma querida mesmo!

    É surpreendente o mundo que vivemos com o Tesouro Selic entregando rentabilidade negativa, quem pensaria isso em 1 de janeiro?

    Esse não foi um mês fácil pra ninguém, parece que não tinha pra onde correr na hora de investir.

    Vamos na esperança de um outubro melhor!

    Abraços
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, eu gostei bastante do setor da Sanepar, e ela é que mais se destaca, apesar dos múltiplos um pouco melhores na Copasa.

      Tomara que Outubro seja melhor mesmo!
      Abs

      Excluir
  4. Olá, Bilionário.

    Eu também dei uma olhada em Grazziotin, mas acabei não comprando. Aportei em Lojas Renner mesmo. Vou ver se mais para frente comprarei algumas Grazziotin.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy, lojas Renner são top mesmo, melhor do setor, Grazziotin é mais complicado de estudar, mas a empresa apesar de pequena tem uma gestão muito interessante, há sinergia entre as suas lojas e também ela meio que domina as cidades que atua, que são cidades pequenas, então quando tem Por menos e Grazziotin na mesma já mata os concorrentes locais. É uma estratégia interessante.

      Abs!

      Excluir
  5. Bom fechamento =)

    Essas "bobagens" são mesmo "bobagens" hahaha, quando fico tentado a fazer isso que vc fez, ver uma caindo e comprar e ver uma subindo e não comprar, eu divido o aporte em dois e compro metade em cada. Fica a dica caso queira seguir hahah, aí não há arrependimento xD

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei de dividir o aporte também, mas já temos outro agora :)
      Só vai! Abs

      Excluir
  6. Olá, DPI, tudo na paz? Espero que sim!!

    Então, acho que você tá evoluindo até bem, se a gente levar em consideração o fato de que estamos em pandemia, ne? rsrs

    Essa planilha parece ser uma mão na roda msm hein?

    Aproveito pra dizer que te adicionei à minha lista de blogs...


    Eu voltei de viagem agora em navio e postei agora há pouco e gostaria de uma visita sua com sua opinião acerca da minha compra do meu apartamento. Também pergunto algumas coisas como eu ser o novo organizador do Ranking da FinansFera e tal... posso contar com sua opinião?

    Segue o link: http://www.intendentefrugal.com/2020/10/comprei-meu-apartamento-e-conto-como.html


    Um forte abraço, meu amigo!

    IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IF!
      Com certeza, logo mais dou uma passada lá no seu blog, obrigado por adicionar.
      Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...