Aporte de Março

Olá a todos!

O aporte deste mês foi para renda fixa, como visto nos resultados de fevereiro, eu acabei aportando muito mais em renda variável nos últimos meses e desbalanceou a carteira. Depois dos últimos comentários sobre minha renda fixa, resolvi deixar na poupança mesmo, como a Garota de Investimentos e o Poupador do Interior bem comentaram, com as taxas de juros atuais e o valor que tenho aplicado hoje, a diferença é ínfima e vejo que isso facilita na declaração do imposto de renda, vocês já começaram a de vocês?

Uma possível mudança no sistema de balanceamento

Estou cogitando uma mudança na forma de balancear a carteira, e começar aportar 1500 reais por mês, divididos 500 para renda fixa, 500 para FIIs e 500 para ações, todos os meses. Me parece que vou conseguir balancear melhor assim do que aportando um mês em um ativo, outro mês em outro... por exemplo esse mês me parece um bom momento para comprar ações, mas estou com peso grande na renda variável e preciso aportar agora na renda fixa, talvez esteja perdendo boas oportunidades.

Desta forma, também ficaria mais fácil no final do ano saber o que tem dado melhor resultado, já tenho a planilha que me diz isso, mas assim, eu teria feito aportes iguais nas 3 classes e no final o que tem mais é o que foi melhor, bem simples. Se a coisa desbalancear muito no final do ano, aí vendo algo, ou faço um aporte forte no que tiver mais baixo.

Comentários sobre o mercado e pensamentos para o futuro

Estive olhando as quedas das ações e de alguns FIIs, fiquei com muita vontade de fazer um aporte extra, como deu bandeira preta aqui na minha região, de novo não sei se minha viagem de férias, que já foi paga ano passado, e remarcada 3x, vai sair este mês... tem uma grande chance de ser cancelado. Se isso acontecer, vou me esforçar para ser ressarcido e então aportarei tudo nas ações e FIIs.

Algumas das ações que estou de olho são do setor de saneamento, que estão com P/L a níveis abaixo do histórico, como exemplo a Copasa que costumava negociar a P/L de 10, está em 6, teve uma queda de cerca de 15% nos últimos dias, mesmo com o aumento do lucro no ano passado. Também a Sanepar, tinha um P/L médio de 8, o que eu já acho baixo, e agora está em 5,9. O problema é que eu já estou com uma posição muito grande nesse setor, mas quanto mais cai, mais tenho vontade de comprar.

27% em Saneamento 😬

Outra forte candidata é a Porto Seguro, vejo que a empresa foi um pouco beneficiada pela pandemia no ano passado, e acredito que vai melhorar seus resultados quando a renda fixa render mais novamente... além dessa, olhando minha planilha, vi que a Equatorial está com P/L bem atrativo e marcando Compra, então outra candidata. 

Pra encerrar o post, segue esse meme pra diversão dos leitores 😂

 

Até!

6 comentários:

  1. E cripto? vai encarar? eu to pensando em entrar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não, vi que algumas pessoas conseguiram ficar muito ricas com isso, mas são poucas e elas já tinham um grande patrimônio quando iniciaram. Eu acho que é um ativo muito interessante de se ter no máximo 5% da carteira, se eu fizer isso, vou fazer através de algum fundo, terceirizar essa parte, não quero stress com risco de perder chave e coisa do tipo, ainda volta e meia invadem os sites que fazem o comércio e roubam tudo, é bem arriscado no meu ver, mas com esse último boom muita gente ficou feliz da vida, como o blog http://viverderenda.blogspot.com/ :)

      Excluir
  2. A sua nova estratégia de balanceamento é interessante.

    Sobre às ações a SAPR4 tá barata, mas tá passando por muitos problemas e alguns com potencial de impacto por vários anos. A Porto Seguro não tenho na carteira, mas no ramo de seguridade tenho a BB Seguridade e também acredito em uma melhora quando a RF subir.

    Andei lendo que algumas casas de análise já projetam a Selic na faixa entre 4%-5% no final do ano, a partir disso o cenário é interessante para a RF (falta definir à inflação kkkk) e os X% ficam interessantes e fazem a diferença.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI!

      Essa inflação eu acho que vai explodir, não tem como os cara ficar dizendo que deu 4%, se em um mês a gasolina subiu mais de 10% e o resto nem se fala.

      Abs

      Excluir
  3. Fala Bilionário!

    CSMG3 está gritando para ser comprada, mas como já possui grande exposição, melhor segurar mesmo.

    Concordo em alocar a parte da RF na poupança mesmo, visto que não fará tanta diferença.

    Reconheço que a Renda Fixa é uma espécie de amortecedor contra as quedas e um bom porto seguro para mantermos nossa reserva de emergência, mas em termos de investimento a RF anda pífia, isso só reforça minha preferência por ações de dividendos, Taesa por exemplo pagou 15% de dividendos ano passado, isso representa cerca de 2 anos de investimento em RF, ou seja, é muita coisa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CdD!

      Tudo bem? Cara eu me arrependi de não ter incluído a Taesa na carteira, eu tenho 3 do setor, Engie, Energias do Brasil e Equatorial, mas a Taesa está se destacando muito no lucro e dividendos, acho que dava pra ter colocado 4 ações do setor na carteira haha


      Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...