Fechamento de Fevereiro -2,92%

Olá!

Fevereiro se aproxima do fim, amanhã feriado, já estou fazendo o fechamento um pouco antecipado.

A renda fixa foi a grande mudança do mês, zerei as posições do tesouro direto, porque a marcação a mercado acabava se comportando de forma muito similar com os ativos da renda variável e isso não servia para balanceamento da carteira, preferi aplicar em CDB com liquidez diária uma parte, que rende 200% do CDI, e também um pouco em um CDB que rende 175% do CDI mas prazo de um ano, pagando menos imposto, conforme explicado nesse post.

O resultado líquido nestes primeiros dias foi de 0,07% na renda fixa.

Renda Fixa

Nas ações fiz um aporte na Copasa, CSMG3, comprei 91 ações no fracionário e com isso cheguei a quantidade de 100 ações, já posso sair do fracionário :)

Ações
A rentabilidade das ações em fevereiro foi ruim, queda de 7,5%, totalizando uma queda 9% este ano.

De curioso fiz uma tabela no Google que pega as cotações dos últimos dias, e vi que nos últimos 30 dias só a Fleury ainda está levemente positiva, algumas com quedas de mais de 10%.

Cotações 30 dias

Na parte dos Fundos de Investimento Imobiliários, acho que deu um problema na planilha, com o resgate de parte do dinheiro para aplicação em CDBs, eu segui as instruções e coloquei o valor negativo na célula do aporte, mas a rentabilidade anual aumentou, mesmo com a mensal dando negativa... 

Fundos Imobiliários -1,22% neste mês, mas bugou o histórico com essa retirada da XP

No resultado consolidado pelo menos acho que o histórico está correto, deu -2,92% no mês de fevereiro, totalizando -3,86% em 2021, e 4,56% no acumulado histórico.

Resultado Consolidado

Essa semana quero fazer novos aportes, apesar das quedas nos preços das ações, pela minha estratégia esse aporte terá que ser na renda fixa, que está com valor bem abaixo dos 50% planejados.

Gráfico do Balanceamento e Metas

Com a expectativa de alta na taxa de juros, isso faz ainda mais sentido, pois geralmente os ativos da renda variável caem mais quando os juros da renda fixa melhoram, vou torcer para que isso aconteça, pois seria muito benéfico para minha carteira, voltando a aportar daqui uns 2 ou 3 meses na renda variável, com preços dos ativos mais atrativos.

Eu fiquei com um pequeno saldo nas contas das corretoras que talvez eu compre alguma coisa no fracionário, só pra não deixar o dinheiro parado, também tem alguns dividendos entrando que posso reaplicar, então alguma coisinha deve ser comprada igual.

Até o futuro!


2 comentários:

  1. A Renda Fixa parece que finamente vai sair do chão, mas não sei até onde podemos contar contar com um juro real positivo.

    Infelizmente está muito difícil de escolher ativos de RF, a maioria pagando muito pouco e sinceramente com uma Selic de 2%, a diferença entre 100% do CDI e 130% do CDI não é se quer digna de nota.

    Também estou na expectativa de uma correção do mercado de RV nos próximos meses, a alta dos juros será boa para evitar uma bolha de ativos na bolsa.

    Abraços,
    Pi.
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos comentários PI.

      É verdade, nos volumes que eu invisto a diferença é irrelevante hoje, mas quem sabe no futuro...

      O mercado sempre antecipa as coisas, eu acho que essa queda de fevereiro já é sobre isso, claro que agora ainda estamos tendo novamente fechamento do comércio por causa do COVID, aqui no meu estado bandeira preta geral, tudo fechado agora, ainda soma nisso as peripécias políticas e temos a fórmula pra uma bela correção na bolsa.

      Só aguardar pra ver se isso se confirma.

      Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...