Fechamento de Janeiro + Mudanças na Carteira

Olá a todos!

Mais um mês passado, vamos ao fechamento! Janeiro eu ainda estava em um processo de amadurecimento de ideias da renda fixa, que no meu caso se resumia ao Tesouro Direto, que como podem ver nas imagens abaixo, não andou muito bem nos últimos meses.

Tesouro SELIC rendendo nada

O tesouro SELIC inclusive ficou negativo alguns meses em 2020, e alguns especialistas diziam que esse nunca dava negativo, foi um belo aprendizado, até para os "especialistas".

Tesouro IPCA+

Da mesma forma, os títulos IPCA+que eu gosto muito estão mais de 1 ano patinando, com a tendência do aumento dos juros, devido a previsão do aumento da inflação, isso pode piorar ainda mais, sem falar no grande déficit que o governo teve ano passado, mais de 700 bilhões de reais. Enfim, para o curto prazo, o tesouro direto está horrível e acho que vai demorar um pouco para melhorar, por isso resolvi tomar ma medida drástica e solicitei o resgate de todos hoje... (lá se foi o longo prazo)

A ideia é investir em CDBs agora, encontrei algumas opções bem interessantes no PagBank pro médio prazo, e pra reserva de emergência penso na velha Poupança, não rende nada, mas também não perde, só pra inflação...

Esse de 6 meses e 150% do CDI me pareceu interessante, o de 20k não tenho $$ pra investir

 Devo estar concluindo essas mudanças nessa semana.

Fechamento de Janeiro/2021  -1%

O aporte de janeiro que eu tinha "deixado parado na nuconta" eu acabei gastando, resolvi antecipar algumas parcelas do meu financiamento da casa, e fiz um aporte de 3K que reduziu 16 meses/prestações, achei que isso foi uma escolha melhor do que deixar o dinheiro rendendo quase nada na conta... enfim, com a renda fixa do jeito que está, talvez quitar as contas seja mais inteligente.
 
Devido a isso, zerei a coluna dos aportes em Janeiro na tabela abaixo, a bolsa resolveu cair um pouco, e inclusive percebi que o valor dos meus títulos do tesouro direto reduziram um pouco, somando tudo o resultado foi  -1,08% e no momento estou bem atrasado com as metas de 2021, vou ter que compensar nos próximos aportes.


A rentabilidade de 2020 real foi 0,91%, considerando o valor da inflação (IPCA 4,52%), até achei bom pensando em tudo o que aconteceu, era para estar bem pior.

Enfim, por hoje era isso, muitas mudanças na carteira e espero conseguir melhorar ela com o tempo.

Até o futuro!

12 comentários:

  1. Olá Bilionário! Tudo certo?

    Antecipar algumas parcelas do financiamento sempre é a melhor escolha, sem dúvida.

    Janeiro foi um mês daqueles para todos os investidores. Vamos torcer para fevereiro e o restante do ano ser melhor em todos os sentidos.

    Um abraço!
    👊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é verdade, considerando os juros ganhos na renda fixa atualmente, e o juro que eu pago no financiamento, atualmente é vantagem amortizar, mas 2 anos atrás não era... então depende muito da taxa de juros mesmo. Abraço!

      Excluir
  2. Interessante esse CDB do PagBank, imagino que tenham garantia do FGC. O problema é que 150% de 2% não é muita coisa, estou com saudades de reclamar da SELIC de 6,5% ao ano hahahaha'.

    Estou na torcida para que os juros voltem a subir, mas todo ano fala que vai subir os juros e nunca sobem, já estou desanimado hahahaha'

    Abraços,
    Pi
    Minha carteira tem 1/3 de exposição ao setor financeiro e também estou contando com o fim das restrições do BACEN para os bancos pagarem gordos dividendos. Ajuda a gente BACEN hahahah'

    Sobre BBSE3, comprei dela um pouco mas estava lendo que a expectativa é de um resultado fraco no QT20, parece que a BrasilPrev acabou decepcionando. Espero que os analistas estejam equivocados e ela surpreenda.

    Sobre as ações que está de olho, eu também tenho namorado VIVT3, mas ainda não bati o martelo.

    O mês pode ter sido ruim para a valorização, mas ao tempo é bom para o aporte.

    Abraços,
    Pi
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador, tudo bem? Tem garantia sim, realmente 2% não é nada mesmo, por isso que acabei amortizando um pouco do financiamento mês passado, também estou desanimado com a renda fixa atual, considerando que ela rende menos que a inflação não faz sentido manter, mas espero que subam as taxas em breve, assim não dá, o governo não vai conseguir rolar as dívidas. Abraços!

      Excluir
  3. Que pena que vc desistiu do TD. Acho tão simples de investir lá. Compro título de acordo com meus objetivos e pronto. Depois é só deixar os juros compostos agirem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GI, sim, resolvi abandonar por um tempo, eu ainda gosto bastante do TD, acho muito simples e tranquilo de investir, principalmente o IPCA+ para o longo prazo, mas pensando no curto prazo acredito que a tendência é a taxa de juros subir e com isso o preço do título cai, não sei se vai acontecer de fato, mas é o que eu acho, e assim eu estaria perdendo dinheiro lá... Abraços!

      Excluir
  4. BZ,
    Estava imaginando isso nos títulos de RF. Caso haja alta na selic, os títulos 120, 150 170 do cdi acabariam sendo uma boa alternativa. Imagine aí uma selic de 5 e vc receber 170% dela?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CP, obrigado pelo comentário, sim, faz mais sentido pra mim ir de CDB agora, se minha ideia de alta de juros se confirmar, o preço dos títulos do TD caem... então melhor ficar no CDB pós nesse período. Abraços

      Excluir
  5. Decisão inteligente antecipar parcelas do financiamento, nada pior do que lutarmos contra os juros no longo prazo.

    Quanto ao Tesouro Selic, não vejo tanta diferença pra poupança atualmente. Eu mesmo deixo uma quantia na poupança pra alguma emergência eventual, o grosso da reserva de emergência deixo no CDB com liquidez diária do Banco Inter.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CdD!

      É verdade, a maioria dos "coach" financeiro recomendam quitar a dívida primeiro e investir depois, mas é aquele financiamento com juros baixos, na época que fiz o juro mal cobria a inflação, então achei interessante pagar ao invés de quitar, mas hoje em dia as coisas mudaram.

      Sobre o banco inter muita gente recomendou, eu tenho conta lá mas não consigo confiar muito neles desde que me ligaram pedindo informações, acho que alguém tinha tentado acessar minha conta em outro celular, foi muito estranho.

      Abraço

      Excluir
  6. Pagar dívidas primeiro sempre, raramente o contrário é vantajoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente isso é o mais comum, mas na época que fiz esse financiamento os juros eram praticamente igual a inflação, atualmente que estou achando vantagem quitar mesmo, apesar que nossos índices de inflação não são muito confiáveis, acho que geralmente é mais... o dólar me parece um indicador mais confiável de inflação.

      Escola, talvez você pode me ajudar, dá uma conferida no meu último post, https://bilionariodozero.blogspot.com/2021/02/renda-fixa-cdb-200-cdi.html, dúvida no comparativo entre 2 CDBs....

      Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...