Renda Fixa CDB 200% CDI

Olá amigos investidores e investidoras!

Compartilhar com vocês uma aplicação de renda fixa, que conforme meu último post, tirei do tesouro direto e resolvi usar CDB do Pagbank, olhando no site eles divulgam uma tabela com opções até 150% do CDI, mas para investir você precisa baixar o aplicativo, e no app tem opções de até 200% do CDI, com vencimento de 3 meses e possibilidade de resgatar em 1 dia apenas, achei essa opção bem interessante para reserva de oportunidades.

Na questão de rentabilidade eu fiquei na dúvida em relação aos CDBs com vencimento mais longo, por causa da questão do juros sobre juros e da tabela do IR que é regressiva. Também fiz uma aplicação em um título que paga 175% do CDI e tem vencimento de 1 ano, acredito que com o vencimento mais longo, pagando menos IR, compensa essa diferença dos 25% do CDI...


Nos casos acima, se alguém souber como fazer os cálculos exatos pra descobrir qual dos 2 CDBs rendem mais no final de um ano, comentem aqui por favor, eu tentei fazer algumas simulações no excel mas confesso que no final fiquei na dúvida se fiz certo, porque não tenho certeza do funcionamento do CDB, se ele rende diariamente e isso vai contabilizando juros compostos.

Acredito que o título com vencimento de 1 ano deve render mais, porque paga menos imposto de renda, só que ele rende um pouco a menos em relação ao título com vencimento curto... então fiquei na dúvida.

Fico no aguardo dos comentários para ver quem resolve essa questão 😄

Até o futuro!

6 comentários:

  1. Acho que você deve levar em conta algumas coisas: a perspectiva de da SELIC nos próximos meses, o FGC e a liquidez.

    Talvez seria interessante você dar uma olhada e fazer uns cálculos sobre LCI/LCA que corretoras possam estar ofertando, às vezes tem alguma coisa interessante no meio.


    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador, em relação a liquidez, o de 200% é diário, então bem tranquilo. FGC pelo que andei pesquisando, em caso de quebrar tudo ele não tem capacidade de pagar a todos, mas isso seria um fato bem improvável... a SELIC acredito que vai subir, mas tudo depende do governo então não dá pra ter certeza.

      O objetivo do post foi mais para verificar se algum dos amigos leitores consegue me ajudar com o cálculo comparativo entre os 2 CDBs em questão. Um de 200% e um de 175% do CDI, mas com prazos diferentes o que gera IR diferente...

      Dentro da renda fixa tem muita coisa pra estudar, as vezes a gente foca muito na renda variável e esquece esse universo, mas é importante pra reduzir um pouco a volatilidade da carteira e dar mais segurança.

      Abraços!

      Excluir
  2. Os dois são ruins. 200% de nada é igual a nada. Ambos os investimentos perdem para inflação e ainda tem período de carência.
    Investir para perder da inflação é melhor deixar na poupança que não há risco algum. Você não irá ganhar nada, mas também não terá dor de cabeça com FGC caso a instituição financeira quebre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gi, obrigado pelo comentário.

      Eu não sei porque as pessoas acham que na poupança não há risco, sendo que foi o único investimento, pelo que me lembro, que já foi confiscado pelo governo... e a poupança rende hoje 70% da SELIC... e no CDB temos opções que pagam um pouco mais.

      Concordo com você que provavelmente ambos vão perder da inflação, mas o de 200% perde um pouco menos do que o de 70%, para o meu objetivo de balanceamento de carteira qualquer um dos dois serviria, mas quero experimentar os CDBs por um tempo pra ver na prática como funciona.

      Abraços!!

      Excluir
    2. Confisco da poupança foi em outra época, outra moeda, enfim outros tempos. Em 2001 foi feita uma Emenda Constitucional que diz:
      "É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria: II – que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro".
      Mas, mesmo assim, se vc tiver medo do governo confiscar seu dinheiro vc deveria enviar pra fora, pois se der alguma m. por aqui com certeza os bancos e financeiras pequenas irão para o espaço bem antes da poupança de algum bancão.
      Se for para correr risco na RF, eu acompanharia as taxas dos títulos pré e tentaria ganhar na marcação a mercado.
      CDB é fria. Ainda tenho essas porcarias na carteira e preciso esperar o vencimento para sacar.
      Bons investimentos!!

      Excluir
    3. Legal essa emenda, não conhecia ainda. Sim, eu tenho um pouco de medo do governo, aqui no Brasil tudo é muito recente, e vivem mudando as leis então sempre tem umas gambiarras jurídicas, tenho uma vontade imensa de investir no exterior, mas acho que ainda sou pequeno demais... e quando olho para o preço de algumas ações aqui no Brasil eu fico louco pra comprar, então por enquanto vou postergando meus investimentos no exterior.

      De certa forma esse movimento de sair do TD e ir para o CDB é uma tentativa de não perder na marcação a mercado, se os juros subirem, os preços caem... e eu acredito muito que os juros vão subir nos próximos meses.

      Obrigado pelos comentários e pelas ajudas, gosto muito quando me contradizem, é bom argumentar pra confirmar nossas teorias.

      Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 060 - Março de 2024

Olá! Chegamos ao fechamento mensal de número 60, ou seja, 5 anos de acompanhamento da carteira aqui no blog, não posso dizer que passou rápi...