Resultados do 4TRI/2020 da Porto Seguro PSSA3

Olá, as empresas começaram a divulgar os resultados do último trimestre de 2020, e assim podemos fechar a contabilidade desse ano atípico devido a pandemia.

A primeira empresa entre as que invisto que divulgou seus resultados foi a Porto Seguro, código PSSA3, ela teve um aumento no lucro líquido de 10% no comparativo 4TRI/2020 com 4TR/2019, e no anual o aumento do lucro foi de 22%, um resultado excelente para esse ano que passou, ainda mais que essa empresa costumava ter um resultado financeiro alto com investimentos em renda fixa, e ano passado a renda fixa foi meio fraca, na apresentação eles colocaram que conseguiram 10,7% de rentabilidade, equivalente a 387% do CDI, até que eles foram bem.

14,9 bilhões de reais investidos

A explicação da rentabilidade foi graças a renda variável, mas se for ver as ações são apenas 5,8% dos investimentos, é quase como um fundo previdenciário público investe, alocaram a maior parte em títulos indexados a inflação para garantir um pequeno ganho real.

A empresa também melhorou seus resultados operacionais neste período, aumentou receita com o aumento dos prêmios emitidos, e reduziu despesas pela redução da sinistralidade, pensando bem este segundo ponto deve ter sido graças a pandemia, menos pessoas circulando geram menos acidentes né?! E me falaram que morte por COVID o seguro não cobre, porque é pandemia, mas não sei dizer se isso confere, li que algumas seguradoras estavam cobrindo... enfim, a empresa fez tudo certinho e saiu da crise mais forte, ou talvez pra ela a crise nem existiu.

Síntese dos Resultados da Porto Seguro 4º trimestre 2020

Outros dois indicadores que a empresa divulgou foram o Preço/Valor Patrimonial e o Preço/Lucro, que atualmente estão próximos de 1,8 e 9,6 respectivamente, coisa que não acontecia desde 2017/2016.

Particularmente eu achei os resultados dela bons, pena que já fiz meu aporte deste mês, mas quem sabe mês que vem, por enquanto é a segunda menor posição em carteira. Hoje a noite várias outras empresas vão divulgar seus resultados, amanhã eu posto meus comentários aqui sobre elas. 

Você pode conferir mais detalhes, relatórios, apresentações e planilhas no site da empresa, na parte de Relações com Investidores, link: http://ri.portoseguro.com.br/

 Até o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...