Lá e de volta outra vez

Chegamos a mais um fechamento de mês, junho de 2021.

Neste mês eu fiz três aportes, dois de 500 reais no meio do mês e um de 2000 reais no final para a corretora Easyinvest, queria testar os serviços dela e usar para renda fixa... Com os primeiros aportes, eu comprei 35 ações da B3SA3, e 5 cotas de XPLG11, conforme registrado na minha planilha, print abaixo.

Apesar de o índice Bovespa estar nas máximas por causa das commodities, a minha carteira que não tem muito a ver está sofrendo, principalmente a parte dos FIIs, conforme pode ser visto na última coluna da tabela acima, das compras que fiz esse ano, apenas 3 tenho lucro. Agora com a tributação dos dividendos, se aprovarem essa reforma tributária, talvez caia mais uns 10% o preço das cotas. Eu penso em aportar mais nos FIIs aproveitando essa queda, vai ficar um pouco pior para os FIIs, mas no geral o DY deve se manter depois das quedas, o triste é a redução do capital.

Lá e de Volta Outra Vez (Renda Fixa)

Os 2 mil que aportei tem objetivo de ir para renda fixa, só que eu dei uma procurada e não tem nenhum CDB bom com liquidez diária na Easyinvest hoje, apenas alguns cujo investimento mínimo é 10k, por isso, penso que vai me sobrar como alternativa o Tesouro SELIC ou algum fundo de renda fixa, ambas opções tem custos pequenos e também rendimentos pequenos, só que o Tesouro ainda tem o risco de aumentarem a taxa e o preço cair, aí tem que aguentar até o vencimento mesmo.

CDBS Liquidez diária para pequeno investidor, não tem na Easy... :(

Pelo visto eu me precipitei nesse aporte, estes dias eu tinha visto umas opções, mas justo agora que aportei não achei nada bom.. Vou aguardar mais uns dias e ficar monitorando para ver se aparece algo interessante para investir nessa corretora, ... lendo agora os comentários das postagens anteriores, vi que tinham me sugerido o Sofisa Direto, esse ainda não experimentei, vou abrir uma conta só pra ver as opções, se tiver boas opções vou resgatar da Easy e vou pra lá.

Resultados

E a rentabilidade, tivemos -2% nos FIIs, -3,5% nas ações e 0,53% na renda fixa, o que não fez nem cócegas e o consolidado de alguma forma ficou -2%, segue a planilha consolidada:

Novidades

Em Julho espero fazer um aporte para o exterior, ainda aguardando um retorno da TDA, mas já estou pesquisando ETFs, eu já vi que investir diretamente em ações dá muito trabalho e no final estou com rentabilidade pior do que se tivesse comprado BOVA11, então não pretendo cometer o mesmo erro lá fora, serão 4 ou 5 ETFs que pretendo ter, penso em um de ações (Stocks), outro de REITs, um de renda fixa, e talvez mais 1 ou 2 que tenham alguma estratégia, ainda estudando as opções, tem muitas.

Abraços!

11 comentários:

  1. Fala BZ
    Também tenho o mesmo pensamento! Não sendo profissional, ficando na média está de bom tamanho. E os ETFs te mantém na média.
    abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou quase 3 anos nesse projeto de investimentos, e nesse período as commodities se destacaram muito, então meu resultado está bem abaixo do IBOV que tem muito peso em Vale e Petro... então é justificável, talvez nos próximos anos a gestão ativa compense, se o ciclo das commodities inverter, mas de qualquer forma, cada vez mais eu quero simplificar as coisas, e ETFs no exterior tem muitos.

      Recebi um email da TDA hoje, parece que deu certo a abertura da conta, só que não recebi a senha, vou ter que ver como faço para acessar a plataforma e fazer o aporte.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá, Billions
      A senha chega pelos Correios. Se vc estiver com pressa, basta ligar lá e pedir o PIN. Escrevi sobre o assunto quando abri conta na TD.
      https://garotadeinvestimento.blogspot.com/2019/12/abri-conta-em-uma-corretora-americana.html

      Excluir
    3. Olá GdI, sim, eu li a sua postagem, esse final de semana quase liguei hehe mas acho que vou esperar vir pelos correios, eu ainda estou estudando alguns portfolios. Abs

      Excluir
  2. Boa tarde Bilionário! Estamos todos sofrendo com essa proposta de reforma... Até 25/06 minha carteira estava muito boa e fechou ontem negativa... paciência né? Minha sugestão é tomar cuidado em diversificar demais lá fora e anular o lucro ou acabar sem perceber ficando muito exposto a um grupo de ativos. Tem vários ETFs que são conjuntos de milhares de ativos, já sendo diversificados por si só (exemplos: VT, AOA, etc). Assim ficar com 100% em um único ETF pode já ser suficiente...Aconselho a página do Instagram e vídeos de YouTube do Otávio Paranhos...Grande abraço! VVI- vvibr@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, por coincidência eu estava ontem olhando alguns videos desse Otávio Paranhos, eu vi alguns comentários sobre essa estratégia de alocação Golden Butterfly, encontrei um estudo dela na internet: http://www.lazyportfolioetf.com/allocation/golden-butterfly/
      Estou pensando em adaptar algo assim para mim, mas enquanto aguardo a senha da corretora vou estudando.
      Abraços

      Excluir
  3. Tá um saco encontrar bons ativos de RF, estou com vencimento de uma LCI em Setembro e dando uma rápida olhada na corretora não encontrei nada que vale a pena. Ou a liquidez é nula e o vencimento muito longo ou a liquidez é boa e a rentabilidade é quase a mesma coisa que consigo no CDB do bancão.

    Essa tributação dos FIIs eu não sou contra, mas o destino do dinheiro arrecadado será para dar (e manter) privilégios para uma parte da população que já é privilegiada.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PdI!

      Essa reforma vai dar uma bela de piorada nos investimentos de RV, mas vai melhorar um pouco a parte da RF, no final o governo arrecada mais e o povo paga mais impostos de qualquer forma, perdem um pouco atualizando a tabela do IR mas vão ganhar muito mais das empresas, que provavelmente vão repassar isso para os clientes. Acho que muita gente vai voltar para RF agora, tesouro direto principalmente, que é onde o governo mais precisa pra rolar as dívidas.

      Tem muito servidor público que trabalha muito e ganha pouco, como professores, faxineiros, algumas pessoas das obras... e tem poucos servidores públicos que ganham muito e não fazem quase nada, como alguns políticos, mas não dá pra generalizar. O que falta no governo na minha opinião é um sistema de meritocracia, na prática atual me parece que os piores servidores acabam sendo privilegiados, mas não sei um jeito de mudar isso, com essa política quase comunista de distribuição de dinheiro público pra população carente os políticos ruins se mantém no poder.

      Abraços

      Excluir
  4. Fala Bilionário!

    Carteira está bonita hein, FIIs fazendo todo mundo apanhar do índice. Vejo alguns amigos repensando se vale a pena mantê-los para o longo prazo... Eu quero segurar sim também, gosto da ideia da renda passiva pingando todo mês, ajuda a dar um folego e criar caixa. Que essa questão da tributação passe logo.

    Forte abraço, stay safe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado One!

      Eu também gosto bastante da classe dos FIIs, a tributação parece que já cancelaram, mas a queda atual deve se manter por mais uns dias por causa do aumento da taxa de juros, eu vou seguir comprando e ver no que dá, diversificação sempre é importante no final.

      Abs

      Excluir
    2. Show, seguimos diversificando, pois como diz a celebre frase; não existe almoço grátis.

      Abraços!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...