Fechamento de Maio + Carro Novo

Olá investidores e investidoras!

Mês passado meu carro me gerou algumas despesas com mecânico e decidi que era hora de trocar, já estava com vontade desde setembro do ano passado, carro com 10 anos de uso já começava a me deixar na mão e acabei fazendo um negócio que financeiramente eu acho ruim, comprei um carro zero km. 

O negócio foi mais ruim porque a concessionária me fez uma proposta que pareceu muito boa em um primeiro momento, na compra de um carro zero aceitavam o meu usado pagando praticamente a tabela FIPE, sendo que na última vez que fui lá me ofereceram bem menos, com isso acabei fechando o negócio. O detalhe foi que na semana seguinte a fábrica começou uma promoção e o mesmo carro está 9 mil a menos, então na verdade, o vendedor sabendo dessa promoção me enrolou bonito e no final ficaram com o meu carro pelo valor que seria o normal deles fazerem, 80% da FIPE, eu vi isso na hora que fomos preencher a DUT colocaram bem menos do que o combinado, estou curioso para ver o valor que vão colocar na nota fiscal do carro, se vai ser o valor combinado ou outro bem abaixo, desconfio que será a segunda opção. 

Algumas observações, vocês sabem quanto cobram para reconhecer firma em cartório hoje? R$ 26,30 por uma assinatura aqui na minha cidade, achei isso um absurdo. Outra coisa absurda, sabem quanto estão cobrando para emplacar o veículo novo, mais de 2 mil reais. 

Brasil não é para amadores, quando a proposta é muito boa, tem que desconfiar. Eu caí nessa, mas no final não posso reclamar, estava muito difícil de vender o carro velho no particular então foi uma forma de me livrar dele também.

Com essa troca de carro, eu limpei o investimento em renda fixa que permitia resgate, ficando com apenas 3 mil aplicados em CDB que só podem ser resgatados ano que vem, carência. Também limpei o dinheiro de reserva de emergência e não fiz os aportes costumeiros, assim meu capital acumulado teve uma redução este mês e terei que fazer aportes ainda maiores nos próximos para me manter na meta.

Olhando o gráfico dá pra ver que estou uns 10 mil abaixo da meta, a renda fixa foi o que acabou ficando super desbalanceada com essas decisões dos últimos meses.

As ações fecharam com uma boa alta este mês, e também recebi dividendos de várias empresas.

Ações

Dividendos de ações
 

Os fundos de investimento imobiliário tiveram um mês ruim com aumento da SELIC.


Renda fixa, resgatado o CDB 200% do CDI...

 


E o consolidado, 1,57% de rentabilidade, mas valor da Carteira reduziu devido a retirada.


27 meses que estou neste projeto de investimentos :)

Até o futuro!

13 comentários:

  1. Olá, Bilionário.

    Esse negócio de comprar carro novo é complicado. Já sai com o carro desvalorizado da loja. Eu não tenho carro e nem pretendo. Mas muitos necessitam.
    Bom que seu patrimônio não caiu tanto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, no meu caso seria muito complicado viver sem, moro longe do serviço, e no frio/chuva, não dá.

      Abs

      Excluir
  2. Olá, Billions
    Infelizmente, carro é um mal necessário. Somos extorquidos na compra, no abastecimento e ainda tem que pagar imposto todo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É um roubo atrás do outro, mas sem eu não consigo ficar. Abraços

      Excluir
  3. Olá, Bilionário!

    Mês gordo de dividendos pra todo mundo da finasfera pelo jeito! Show!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá Bilionário.

    Eu comprei também um OKM alguns anos atrás, uma delícia o cheirinho de carro novo, eu não me arrependo da compra (ainda mais olhando os preços de hoje em dia), gosto do carro pois conheço ele desde o "nascimento" e carro usado é difícil de encontrar os que são realmente bons no mercado.

    Hoje eu compraria um carro usado? Sim, mas confesso que no máximo com 10.000km de rodado, fora disso é muito arriscado o histórico e acho que vale pesquisar um pouco mais.

    Detesto concessionária para comprar carro, acho que o negócio nunca é muito bom. Eu também odeio o reajuste do preço, quando comprei o meu alguns anos atrás esperei 40 dias para chegar e nisso rolou reajuste e paguei um pouco mais caro (mesmo contrariado).

    Abraços
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pi, pois é, estou ansioso, amanhã vou retirar o carro novo e conhecer o tal cheirinho de novo :)

      Eu também não gosto dos vendedores de garagens/concessionárias, aqui na minha região eles são malucos eu acho, colocam os carros a venda muito acima da FIPE, mas quando vão receber um no negócio querem pagar bem menos. É bem difícil negociar sem perder uns 10%.

      Por isso que pretendo ficar um bom tempo com esse agora, cada vez que troca de carro perde dinheiro.

      Abs

      Excluir
  5. Bilionário
    Espero que seu novo carro só lhe de alegrias nos próximos anos. Afinal, compramos carro novo para ficar despreocupado

    ResponderExcluir
  6. É de de praxe as concessionárias fazerem isto. Dizem que estão pagando tabela FIPE mas na verdade o preço do carro zero é que está mais caro. Ano passado fui comprar um carro novo e um vendedor tentou me enrolar assim. O que fiz: não comprei o zero com ele e vendi meu carro antigo em uma loja de seminovos.

    Uma dica que sempre dou é tentar escolher um carro em que na sua cidade tenha pelo menos duas concessionárias. Desta forma você poderá jogar o preço de uma contra a outras. Foi o que fiz: primeiro fui na CS 1. Me deram um preço. Depois fui na CS 2 e esta já deu um preço menor que a CS 1. Retorno então na CS 1 com o preço menor que a CS 2, e eles são obrigados a baixar para não perder a venda. Mas você não compra ainda, vai pra casa com o preço da CS 1 menor que o da CS 2. Deixa o tempo passar porque os vendedores de ambas as CSs irão te ligar para saber se você vai fechar a venda. Espera então o próximo mês. Mais especificamente no final do próximo mês pois eles precisam fechar a meta mensal. Se o vendedor ainda estiver abaixo da sua meta de vendas, vai precisar baixar mais ainda o preço. É um jogo de paciência. rs.

    O que as pessoas não sabem é que elas é que tem o poder da compra e não o vendedor o poder da venda. Mas a pressa sempre atrapalha esta vantagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uó!

      Aqui na minha cidade não tem nenhuma :( eu tenho que ir a cidades maiores sempre para olhar, e não tem nenhuma cidade próxima que tem 2 da mesma marca, interior é mais difícil hehe

      Essa estratégia aí pode ser uma boa, deixar para o final do mês, se não bateram as metas :)

      Abs

      Excluir
  7. Carro velho é bronca. Quando começa a dar problema, te custa demais. Último carro eu tive que vender depois de dar duas broncas que custaram R$ 2 mil pra consertar cada uma (carro popular ainda por cima). Se eu fosse você veria com algum colega advogado se não há como tomar alguma medida contra a concessionária porque eles claramente te enrolaram nessa venda, e ainda estão colocando o preço no DUT abaixo do acordado. Não sei, mas acho que você possa rebater isso.

    Quanto aos valores das taxas aqui, é um assalto à mão armada. Detran é a maior fábrica de dinheiro existente. Quando fui trocar meu carro e precisei mudar de estado, você precisa ver o tanto de burocracia e $$$ que você precisa desembolsar. É um absurdo. Mas enfim, isto é Brasil!

    Aproveite o carro novo, BZ e vamos aumentar esse patrimônio aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá I.E!

      Pois é, eu acho que até poderia colocar um processo neles, por causa da diferença dos valores, mas isso com certeza vai dar muito mais stress para mim, aceitar que vendi o carro velho super barato e seguir em frente acho que é melhor.

      Agora vou aproveitar o carro novo e aumentar muito meu patrimônio :)

      Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Programa para Declaração IR liberado!

E aí galera! Liberaram o programa pra declarar os rendimentos para a receita federal, baixei aqui e já trouxe algumas coisas na pré preenchi...