Estudos de Portfólios

Olá a todos!

Uma dica rápida para quem está montando a carteira para investir no exterior, eu estava estudando alguns portfólios, como o Golden Butterfly que está bem famosinho, e descobri um site bem útil para fazer simulações, que é https://portfolioslab.com/.

o Golden Butterfly
 

Eu já fiz várias simulações de carteiras que eu imaginava que seriam muito lucrativas, ou pelo menos um pouco acima da média do S&P500, e pra minha decepção estou vendo que quase todas as tentativas de superar o índice foram frustradas. No próprio site tem diversas carteiras prontas que você pode verificar os resultados e também adaptar, eu fiquei algumas horas brincando na ferramenta e já estou quase abandonando a ideia de um portfolio com 4 ou 5 ativos como tinha comentado estes dias, estou quase me conformando em ter apenas 1 ETF, o QUAL, que tem alguns filtros qualitativos de valor.

O ETF QUAL é um dos poucos que supera o S&P500. E sempre que eu adiciono algum ETF de renda fixa como BND, ou SHY, para fazer o balanceamento de carteira e reduzir a volatilidade, a rentabilidade cai bastante.

Minha ideia inicial  era ter 10%GLD, 10% SHY, 10%TLT, 20% VNQ, 25%IJS, 25%QUAL.

Minha ideia inicial

Mas o resultado saiu o seguinte:

 


O Benchmark ganhou com folga. Com isso toda minha ideia de que rebalancear a carteira e diversificar com renda fixa está parecendo que não faz sentido, talvez seja porque a renda fixa não rendeu nada nos últimos anos, enquanto a variável foi muito bem... ninguém garante que isso vai se repetir nas próximas décadas, e é aí que mora o perigo.

Bons estudos!

2 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas BZ
    Estou recomeçando os investimentos.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Fala Bilionário,

    Esse eu não conhecia, excelente dica, valeu! Vou olhar aqui.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 060 - Março de 2024

Olá! Chegamos ao fechamento mensal de número 60, ou seja, 5 anos de acompanhamento da carteira aqui no blog, não posso dizer que passou rápi...