Fechamento de Outubro 50k

Olá!

Outubro foi um mês de grande volatilidade, acabei fazendo várias operações. Inicialmente comprei Fleury, e mais no final do mês me empolguei com as quedas e comprei um pouco de B3 também.

Negócios

Também não aguentei e fiz uma venda de BTC, depois de subir mais de 40% em poucos dias, resolvi resgatar o valor aplicado de 1000 reais e deixei lá o lucro, cerca de 450 reais, isso no dia 19/10/2021. Existe uma grande chance de o BTC continuar subindo igual um foguete e eu vou lucrar menos agora que resgatei a maior parte, mas particularmente eu acredito que com o preço próximo das máximas, o mais provável é haver uma correção, e se isso acontecer eu recompro um pouco mais barato. Pelo que vi existe isenção de imposto de renda para vendas menores que 35k por mês, então, posso brincar um pouco sem me preocupar. 

44% de lucro na brincadeira, lá se foi o longo prazo

De fato depois de subir nas máximas teve uma correção no BTC, foi até perto dos 320k, mas eu ainda esperava mais e por isso não recomprei, agora já está subindo novamente e eu só olhando :(

Meu breve swing trade :)

Finamente acabei trocando as ITSA4 por ITSA3, já que teve um breve momento que ITSA3 ficou mais barata, não consegui aumentar a posição nessa troca, foi quase o mesmo preço, mas como a ordinária costuma ser mais cara que a preferencial, talvez daqui uns meses eu desfaça a troca e então consiga aumentar a posição sem precisar aportes. Apesar que eu acho que muita gente começou a fazer isso e o preço das duas estão andando bem próximos nos últimos meses.

Comprei mais HGRE11 na parte dos fundos imobiliários, de maneira geral, eles estão sofrendo porque depois da crise do COVID e alta da SELIC, o rendimento deles está quase perdendo para algumas rendas fixas, mas acredito que para daqui alguns anos, se der tudo certo no Brasil, os imóveis vão se valorizar e os valores dos aluguéis vão subir, tornando o ativo mais rentável, e enquanto os rendimentos continuarem isentos, isso é uma boa vantagem.

Gráfico 5 anos HGRE11

Bonificação de Ações Porto Seguro

A Porto Seguro também deu uma bela surpresa, bonificação de ações, pena que eu tenho tão pouco ainda, na data 21/10/2021 as ações ficaram ex-bonificação eu tinha 14 ações em carteira, vou ficar com o dobro disso agora. Imagina quem tinha muito dinheiro investido nela, deve ter ficado bem tristes né? 😁 PSSA3 estava na minha lista dos próximos aportes, se eu soubesse dessa bonificação tinha vendido tudo que tenho e aportado nela, se não estou enganado essa bonificação é um lucro de 100% da noite para o dia.

UPDATE!

Fui verificar mais detalhes e a tal da bonificação é algo mais complexo, na verdade, minha posição ficou com 28 ações, o dobro, mas o preço das ações no mercado foi dividido por 2, ou seja, em teoria seria como um desdobramento onde o seu capital não mudou nada. Na prática é diferente, tem que registrar as novas ações com um "custo contábil" diferente do preço da ação, no caso esse custo é R$ 12,37, então meu preço médio foi para R$ 33,06 agora, e não os 26,87 que eu pensava. Dessa forma estou atualmente tomando um tufo de 28% no que se refere ao imposto de renda, e não 12,56% que eu tinha antes, mas tenho que registrar esse valor (14*12,37) = 173,18 como rendimentos isentos no IR, na opção de bonificação de ações. Complicadinho né?! Eu vi alguns detalhes sobre isso em https://www.youtube.com/watch?v=5B90MG1J3-Y&t=945s

Com essa bonificação essa posição (PSSA3) vai ficar semelhante as outras, quem ficou para trás foi a Grendene a algum tempo na minha carteira, eu tinha até pensado em me desfazer dela alguns trimestres atrás, mas então vieram algumas notícias animadoras, teve um período de alta e agora está caindo junto com todo o resto... talvez seja hora de aportar nela de novo.


Rentabilidade mês 0,99%

A rentabilidade deste mês ficou positiva graças aos lucros com BTC (44%), renda fixa e exterior, que se beneficiou com a alta do dólar. As ações e os FIIs aqui ambos fecharam bem negativos, -2,7% e -2.3% respectivamente.


Apesar da rentabilidade estar bem ruim, abaixo da inflação do período, cheguei nos 50k, o que é bem mais do que eu imaginei no começo deste blog para este prazo, até agora foram 32 meses aportando, espero que nos próximos a rentabilidade melhore, assim posso chegar nos 100k em menos tempo. As sementes estão plantadas, algumas começando a dar frutos, mas a jornada ainda é longa.

Até o futuro!

5 comentários:

  1. ITSA (independente se a 3 ou a 4) é baita negócio na minha estratégia. A empresa é bem administrada e tem uma visão de longo prazo que respeita e valoriza o acionista.
    Os Fiis estão sofrendo, mas talvez seja o momento para limpar o mercado de gestões ruins que surfaram no boom de 2018-2020.
    A Porto Seguro tem tendência a se dar bem nessa alta dos juros, gosto do setor. Só não aporto nela pois já tenho BB Seguridade e Bradesco que apesar de ser um banco o segmento próprio de seguros costuma entregar até 1/3 do resultado.
    Parabéns pelos 50k e por ter dobrado o patrimônio em valores nominais ao longo do ano.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pi! Os últimos 3 meses foram aportes fora do comum, com investimento no exterior. Abs

      Excluir
  2. Bom dia BZ! De pouco em pouco a carteira cresce! Realmente é bom ter finalmente um mês positivo, não é? Também estava a muito tempo tendo resultados negativos e outubro veio como uma grata surpresa!
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, sim, tomara que novembro e dezembro sejam positivos também, pra terminar o ano no azul. Abs

      Excluir
  3. Olá, Bilionário.

    Parabéns pelo mês positivo.
    Eu já tive ITSA3 e fiz uma troca por iTSA4 quando a diferença estava de 1 real. Pena que agora não está com essa diferença.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...