Fechamento Mensal Junho/2022

Olá a todos!

Operações Realizadas em Junho

Em junho fiz o aporte costumeiro de 500 reais em ações, olhando minha planilha de balanceamento as opções eram ENBR3 ou EQTL3, ambas do setor de energia elétrica, que anda um pouco complicado por causa do endividamento crescente, depois de dar uma espiada rápida nos múltiplos delas, achei que a ENBR3 estava melhor, juntando o saldo da conta com o aporte, comprei 29 ações de ENBR3 por R$ 21,36 a unidade. Provavelmente este mês de julho comprarei EQTL3.

Também fiz o aporte de 500 reais para fundos de investimento imobiliário, olhando pra planilha de balanceamento dos FIIs teria várias opções, porque eu mudei temporariamente as notas de alguns FIIs para zero, estou avaliando se ainda vou continuar aportando neles ou não, então a planilha permitiu comprar quase todos os outros. Dei uma olhada nas opções e achei que o XPLG11 é um dos que está mais sofrido, somando aporte com saldo em conta, pude comprar 6 cotas de XPLG11, por R$ 97,98 a unidade.

Planilha de Balanceamento dos FIIs

Fonte: https://www.instagram.com/p/CeOZIxTOEG1
 No próximo aporte em FIIs provavelmente será comprado HGRE11 ou HGLG11.

Uma curiosidade, vi no Instagram um gráfico dos FIIs com maiores DY de cada setor, e eu percebi que não tenho nenhum dos top 5 DY, acho que isso é bom, porque priorizei segurança e tranquilidade na minha carteira, e olha que mesmo assim de vez em quando surgem umas tretas com os FIIs que tenho. Imagem a direita!

Gráfico Taxa TD IPCA+2035
Na parte da renda fixa, o aporte foi um pouco maior que planejado, 2 mil guardados na nuconta, dessa vez selecionei a opção que rende um pouquinho a mais, 103,5% do CDI, só que o vencimento ao invés de ser imediato, ficou pra dezembro. 

A vontade inicial era migrar uma parte dessa RF do CDI para o tesouro direto IPCA+, mas ainda estou um pouco temeroso, talvez a coisa piore e governo precise aumentar ainda mais os juros pagos, inclusive isso aconteceu essa semana, vi que o IPCA+2055 com juros passou de 6% em alguns dias, e os outros estão se aproximando dos 6% já tem alguns meses, está ficando cada melhor pra investir, vou ficar monitorando. 

Olhando as outras opções do Tesouro Direto, os títulos prefixados também não são de todo ruim, apesar de render menos do que a soma IPCA+6% atual, se o governo conseguir fazer um melhor controle da inflação nos próximos meses e o IPCA vier próximo da meta, perto dos 5%, os prefixados terão vantagem... mas eu não acredito muito que o governo consiga isso, então estou ignorando isso por enquanto.

Operações realizadas

Dica Para Estudo: Estratégia do Jumento 🙈

Vendo algumas lives no Youtube sobre o mercado imobiliário me deparei com uma estratégia bastante simples, do André Bacci, chamada de estratégia do Jumento, tem vários videos do assunto se pesquisar, basicamente é comprar FIIs de tijolos quando começam a baixar a taxa SELIC, e comprar FIIs de papel quando a taxa SELIC começa a subir, seguindo o relatório do COPOM, Comitê de Política Monetária. 

Isso também pode ser usado nos títulos do tesouro direto, comprando Tesouro IPCA quando começam a reduzir a taxa SELIC, e comprando SELIC quando começam aumentar. Claro que essa estratégia, apesar de simples, funciona bem para quem aplica um valor alto e não costuma fazer aportes mensais, fazendo a operação toda de uma vez e ficando posicionado até que a taxa inverta novamente. 

Pra nós que fazemos aportes mensais, fica um pouco esquisita essa estratégia, porque a gente acaba fazendo preço médio no passar dos meses, por isso eu não achei tão legal para mim. No final, fazer o aporte e dar tempo para os investimentos amadurecerem é o principal pra quem está na fase de acumular.

UPDATE: Este estudo saiu, link dele e pode ver o video abaixo:

Fechamento Mensal Junho

As ações ficaram 7,59% negativas em junho, algumas ações caíram bastante, destaque para Grendene (-20%) e Lojas Quero-quero (-33%), basicamente setores que sofrem com a alta dos juros, redução do consumo. Penso em comprar um pouco mais delas futuramente, inclusive até penso em adicionar mais umas porcarias na carteira, como a Magazine Luiza que virou Penny Stock, começar a investir o saldo da conta nessas ações baratinhas e deixar lá pra ver o que acontece quando a SELIC começar a cair, acho que ano que vem isso deve acontecer.

Ações

As criptomoedas tiveram mais um mês de forte quedas, estou curioso pra ver até onde essas quedas vão chegar, por enquanto estou só observando, sem vontade de aportar mais nisso no momento.

Criptomoedas

Investimento no exterior caiu também, cerca de 6%, mas como o dólar saiu de R$ 4.75 para R$ 5.25, 10% de valorização, o resultado final acabou ficando 4% positivo.

Exterior

Investimento em Fundos de Investimento Imobiliário também deu negativo, -1,65%. Destaque negativo para o BRCR11 que caiu cerca de 8% e os FII de shoppings que caíram um pouco mais também.

FIIs

A renda fixa aplicada no CDB do Nubank, é para estar rendendo cerca de 13,15% ao ano, ou 100% do CDI na maior parte, o que pela minha matemática de padaria, deveria pagar mais de 1% ao mês atualmente, mas em junho a rentabilidade acabou dando menos que em maio, não sei se o aplicativo está pagando muito IR ou IOF, mas não parece certo.

Renda fixa

Com quase tudo caindo, o consolidado não podia ser diferente, -1,63% no mês de junho.

Consolidado

O resumo de tudo, é que temos várias ações nas mínimas das últimas 52 semanas, ótimas oportunidades na renda fixa, criptomoedas derretendo e alguns FIIs com desconto. Tem opções de investimento para todos os gostos agora, eu pretendo seguir diversificando em um pouco de cada.



Abraços!

8 comentários:

  1. Olá, Bilionário.

    Eu tenho Grendene e vou ver se comprarei algumas. Esse mês caiu tudo e estou pensando colocar mixaria em criptomoedas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy, aproveita e compra hoje então, fui olhar Grendene e está caindo 10% agora, não sei o que aconteceu, esperar mais um pouco deve sair alguma notícia sobre essa queda enorme. Ontem também olhei tinha Fleury subindo 16%, 1 hora depois saiu notícia da fusão com a Pard3...

      Criptomoedas eu já deveria ter feito um aporte pra manter 1% da carteira nessa classe de ativos, mas estou achando que essa tendência de queda ainda pode durar mais uns dias, estou tentando acertar a hora exata, mas não é fácil hehehe, acho que mês que vem talvez eu coloque mais uns 200 pila, dobrar a posição kkk

      Abs

      Excluir
  2. Bom dia Bilionário! Concordo com sua análise do momento atual ter diversas oportunidades em diversos investimentos! O que falta é o dinheiro pra aproveitar! Vejo a possibilidade de aumento da SELIC, mas acredito que não temos mais tanta sobra e com isso podemos estar chegando perto do teto de juros onde compraremos os ativos de renda variável na mínima e aproveitar renda fixa na máxima! Só espero que o FED consiga controlar a inflação americana com menores aumentos da taxa de juros. Se precisarem subir muito vai ferrar a economia brasileira via aumento do dólar. E vamos indo...o que importa é seguir a estratégia sem se importar muito para o curto-prazo (não significa que não doa...rsrs). Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia VVI!! Pois é a inflação virou problema global por causa do COVID, pararam muitas fábricas, faltou produtos, preços subiram. Abraço!

      Excluir
  3. Bilionário,

    Aprendi que em se tratando de FIIs o Yield alto é sempre sinal de risco alto. Só ver a solidez dos baixos yields de KNRI e HGLG e comparar com fundos do mesmo segmento.

    Entre TD IPCA+ e LIG IPCA+ acho que prefiro a LIG, assim garanto a rentabilidade real em um cenário de surto inflacionário de longo prazo, já que o IR incide sobre o valor nominal total.

    Sobre essa estratégia do jumento eu também tenho críticas. Acho que o investidor mediano tem que se limitar a: aportar bem e em empresas sólidas.
    Com todo esse populismo fiscal acho difícil a SELIC cair muito no próximo ano, dificilmente esses gastos serão temporários.
    Sobre o CDB pode ser que a rentabilidade seja líquida de IR e IOF, não sei como funciona no Nubank mas nos bancões eles sempre mostram o líquido.

    Acho incrível como tem empresa boa no setor de Energia, só não adiciono mais na carteira pois quero evitar a excessiva diversificação.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI!

      Ainda não conheço esse tipo de investimento LIG IPCA+, onde você comprou isso? Como é a garantia?

      O nubank exibe os valores de IR e IOF, mas é meio bagunçado porque geralmente a conta tem muita movimentação de entradas e saídas, nessa parte dos rendimentos mistura coisas da conta com a parte do dinheiro guardado, e me parece que as saídas estão sempre descontando das últimas entradas, assim acaba pagando mais IOF e IR, se descontasse das entradas mais antigas pagaria menos.

      Abraço!

      Excluir
    2. Essas LIG IPCA+ do Bradesco são encontradas apenas na Ágora (corretora do Bradesco). Apesar de não contar com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), caso a instituição responsável pelo título venha a quebrar ou não puder honrar com o compromisso de pagar seus clientes, a LIG também possui a proteção dos ativos imobiliários a ela atrelados.

      Eu tenho confiança nos três bancões privados brasileiros e o único ponto negativo da LIG é a liquidez apenas no vencimento.

      Foi indicação de um colega aqui da blogosfera que descobri esses títulos, infelizmente encontrar eles na corretora é meio chatinho, só ficam disponíveis normalmente entre 11h e 15h e tem que ser acessado pelo site da corretora. Eu acabei não comprando, mas fiquei fissurado em encontrar esses títulos e acabei encontrando no final de junho três opções: 3, 5 e 7 anos e taxas na faixa de IPCA+5,1% a 5,6%, levando em conta que são isentos de IR eu achei a rentabilidade atrativa.

      Acho que vale a pena o estudo sobre essa opção de investimentos em LIGs.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    3. Muito bom mesmo, é mais arriscado, mas sendo isento de imposto de renda, isso dá uma grande diferença no final. Obrigado pelas informações! Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Programa para Declaração IR liberado!

E aí galera! Liberaram o programa pra declarar os rendimentos para a receita federal, baixei aqui e já trouxe algumas coisas na pré preenchi...