Mudanças nos FIIs

Olá finansfera!

Mês de agosto, mês do cachorro louco, fazendo um post antes do fechamento, só pra comentar umas mudanças na carteira dos FIIs.


Mudanças na carteira de FIIs

4 FIIs deixaram a carteira neste mês.

Em julho eu tinha começado uma revisão da minha carteira de FIIs, e em agosto botei o plano em prática. A ideia básica era me desfazer de BRCR11 e GGRC11, que estavam no prejuízo, e aproveitar e vender alguns que estavam com lucro, de forma a compensar as perdas com os ganhos e fechar no zero a zero, assim, não preciso gerar a DARF/pagar imposto sobre esses lucros.

Fiz uma planilha pra me ajudar nas contas e no planejamento, print abaixo.


A ideia inicial era recomprar logo no dia seguinte o HGBS, HGRE e XPLG, mas depois de pensar um pouco, achei que o preço atual dos FIIs não está tão bom pra compra... então resolvi aumentar meu percentual investido no Tesouro IPCA, e assim acabei recomprando apenas XPLG.

Tesouro IPCA 2045 vs IFIX vs Meus FIIs

Os FIIs de tijolos costumam ter uma forte correlação com os títulos do tesouro IPCA+, conforme visto nesse gráfico acima, nos últimos 12 meses minha carteira de FIIs andou de forma bem parecida com o tesouro IPCA+ 2045 que eu tenho na carteira. 

O título do tesouro tem um risco bem menor que FIIs, então acho que faz sentido, pelo menos no momento que o título IPCA está com uma boa taxa, aportar nele ao invés dos FIIs. Claro que, com essa correlação, quando tesouro está com taxa boa os FIIs também estão baratos.

As vezes penso se não era de vender todos os FIIs e ficar só no IPCA, seria bem mais simples.

Mudança na gestão FIIs da Credit Suisse

Depois que a UBS comprou Credit Suisse, a UBS está se desfazendo de algumas partes, como a gestão dos FIIs aqui no Brasil, e uma notícia que vi recentemente me deixou com a pulga atrás da orelha, porque pelo que entendi, a UBS quer vender a "gestão dos FIIs", mas não a empresa/funcionários... 
 
Eu entendi direito isso? 
 

Fonte: https://www.bloomberglinea.com.br/2023/08/25/ubs-enfrenta-obstaculo-na-venda-de-gestora-de-fiis-de-r-116-bi-dizem-fontes/

Quem comprar "a gestão destes FIIs" vai ter que gerenciar com seus próprios funcionários, pelo menos por 2 anos, segundo essa notícia do print acima. 

Achei isso muito estranho, pensei que quem comprasse a gestora levaria junto seus funcionários, se não for assim, provavelmente o negócio futuro piore.


Até sexta-feira!

2 comentários:

  1. Em relação a essa questão Credit Suisse x FIIs, o negócio é esperar para ver. Torcer para que, caso realmente mude a administração, que caia nas mãos de uma gestora competente e que traga resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mago, essa era a melhor gestora, independente de quem comprar, não acredito que farão um trabalho melhor. De qualquer forma os imóveis ficam, e na pior das hipóteses os cotistas, verdadeiros donos, podem se juntar e forçar uma mudança caso a nova gestão se mostre ruim demais.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Portabilidade de Investimentos

Olá pessoal, conforme escrito no post anterior , resolvi migrar parte dos investimentos para a NUINVEST, de forma a poder ativar alguns bene...