Fechamento 053 - Rentabilidade comeu o aporte

Olá guris e gurias! 

Eita mês que demorou pra terminar, e tivemos muitas coisas novas por aqui.

Mudança nos FIIs

Já antecipei algumas mudanças no post anterior, das vendas dos FIIs, o objetivo inicial era tirar da carteira o BRCR11 e o GGRC11, e aproveitar e vender alguns com lucro pra compensar, mas no final acabei não recomprando os outros, aportando maior parte do dinheiro das vendas no tesouro IPCA, cujo risco x retorno, no meu ver, estão mais atraentes, e inclusive as taxas voltaram a subir nos últimos dias, coisa que eu pensava que não aconteceria tão cedo... mas enfim, acabou que saiu da carteira também o HGBS11 e HGRE11, assim fiquei com 7 FIIs em carteira.

A volta das criptos pra carteira

NCN
Voltei a comprar criptomoedas diretamente, na verdade apenas 45 reais, deu 503,97 NCN, naquelas Nucoins, estavam cerca de 9 centavos cada, comprei pra subir de nível e passar a ser nível 4, assim recebo um 0,04 NCN a cada real gasto, no nível 3 eram 0,02. 

Particularmente não acredito na valorização desta moeda no curto prazo, porque eles estão distribuindo muito, inclusive vi que se aplicar dinheiro em RDB com resgate só no vencimento eles vão dar mais NCN, pensando aqui em aplicar uns 5k da reserva nisso... e se comprar outras criptomoedas também ganha mais, então é muita emissão... tendência deve ser cair o preço, mas quem sabe mais pra frente ela volte a subir? Não sei, então fiz só essa pequenina compra pra subir o nível, ganhei mais cupons pra concorrer ao prêmio, e é isso.

Ainda tenho outras criptos através do ETF HASH11, que nos meus controles/planilhas comecei somar junto com as ações, porque está na corretora Clear... pensando em migrar esse ETF pra corretora Nuinvest, deixar junto com a carteira ETFs da Paz, faria mais sentido.

Nova corretora pra investir no exterior (inter/Apex)

Depois de muita pesquisa, resolvi começar a utilizar o banco inter para meus investimentos no exterior, devido a menor spread/custos, conforme visto neste estudo, confesso que depois que fiz o aporte fiquei pensando se realmente vale a pena tanta pesquisa pra economizar uns trocados, visto que meus aportes são relativamente baixos... enfim, neste aporte de 2k que fiz mês passado, economizei cerca de 10 reais, ou ganhei 2 dólares a mais, mas agora tenho um serviço extra de acompanhar 2 corretoras no exterior. Se fizesse aporte de 2k para o exterior todos os meses, daria cerca de 24 dólares a mais no final do ano, ou 120 reais... dá pra comer uma pizza no final do ano.

Minha carteira no exterior consiste em apenas ETFs, na Avenue tenho SCHD, SCHP, VOO e VGLT e agora no inter/apex tenho XLRE, que foi comprado nesse aporte de 2k.


A rentabilidade no exterior anda baixa, por conta do aumento da taxa de juros americana que bateu forte na renda fixa. Acho que agora seria um bom momento pra compra de VGLT e SCHP, quem sabe volto a comprar nos próximos aportes, mas daí pelo banco inter... baguncinha boa.

ETFs na Avenue

Pensei bastante neste período em que estive pesquisando corretoras pra investir no exterior sobre portfólios de ETFs, e cheguei a pensar em vender tudo e ficar apenas com 2, VT e REET, que seria a tal carteira global, mas pensando aqui que imóvel é um negócio fácil de dar rolo, acabei comprando o XLRE pra REITs, que é só americano, porque acho que lá, depois da crise de 2008, espero que tenham aprendido a lição, já em outros países eu não tenho conhecimento nenhum sobre esse mercado e preferi ficar de fora. 

Na parte das ações do exterior, tem algumas negociadas fora do mercado americano que eu acho bem interessantes, então... pra não mudar muita coisa, talvez futuramente eu compre o ETF VXUS junto com o VOO, teria uma pequena economia em taxas e comprando o VXUS eu poderia escolher o percentual da carteira ex-US x US...

Um breve resumo dos ETFs americanos que me interessei nos últimos dias

Renda Fixa

Neste mês venceu um CDB que eu tinha no sofisa direto, lembram da promoção indique e ganhe? eu consegui ganhar 150 reais por indicações, e no tempo que o dinheiro ficou aplicado, 1k durante 1 ano, rendeu líquido R$ 117,48, ou 11,748%, resgatei esse mês R$ 1.117,48, mais os 150 da promoção, acho que valeu a pena. 

Eu tinha aplicado num pré fixado, 14,30% a.a, nas minhas contas o valor bruto seria de 143 reais, tirando IR, ficou estes 117, ou seja, aplicação CDB de 14% em um ano rendeu líquido menos de 12%... por isso que o melhor é aplicar no tesouro com vencimento mais longo e postergar esse imposto o máximo possível, deixando o juros sobre juros funcionar. 

E justamente foi isso que acabei fazendo logo após o resgate, apliquei no IPCA 2045.

 

Governo com visão de curto prazo

Falando em postergar imposto, me lembrei da taxação dos fundos exclusivos, que merda de medida foi essa? Se deixassem pra tributar somente no vencimento o governo arrecadaria mais, e o investidor ganharia mais também, mas a pressa pra roubar/arrecadar o máximo possível é demais. 

Fiz uma tabelinha pra exemplificar como essa medida é tosca, na esquerda apenas uma cobrança de imposto sobre lucro no final e na direita cobrando em cada período. 

Tributando só no final o investidor e o governo ganham mais. 


Negócios realizados

Como visto até aqui, foram muitos...

 


Acabei não registrando a compra das NCN no status invest nem no meusdividendos, porque este ativo ainda não existe por lá, e também, sei lá se dá pra considerar isso como investimento, é uma mixaria.

Os aportes no tesouro vieram do vencimento do CDB e das vendas dos FIIs, conforme comentado anteriormente. 

A compra das ações da Ambev foram reinvestimento de dividendos, assim como SCHD também.

Fazia um tempão que não comprava mais Ambev, desde 2020, e é uma das minhas menores posições na carteira atualmente, por algum tempo cheguei até pensar em me desfazer dela, visto que anda com lucro meio lateralizado, sem distribuir muito dividendos, mas enfim, é a única do setor de bebidas na bolsa brasileira, então comprei mais algumas ações com saldo da conta. A ideia é comprar até chegar pelo menos em 100 ações dela, pra fechar lote padrão da B3, e depois esquecer por mais um tempo.

Ambev - Negócios e proventos

FIQE3 e XLRE foi dinheiro de aporte, 1k e 2k respectivamente.


Rentabilidade, Diversificação e Evolução

Enfim, voltando o assunto principal, a rentabilidade neste mês de agosto foi de menos -1,94%, segundo minhas contas, o que acabou levando embora o meu aporte de 3k, e deixando um patrimônio acumulado praticamente igual do mês passado, R$ 110.868,05.

Se foi a sequência de altas

No site status invest a rentabilidade foi um pouco pior, -2,52%. Sendo que o que puxou pra baixo foram as ações e também um pouco o Tesouro direto. 

Statusinvest rentabilidade

Diversificação por classes segue ok, talvez poderia aumentar a renda fixa, se fosse seguir meu plano inicial, era pra ter 50% em renda fixa.

Diversificação por classes de ativos


Evolução das classes

Visto que reduziu FIIs e aumentou renda fixa, no caso são apenas NTN-B principal agora.

Evolução patrimônio

Dividendos recebidos

Rendimentos vieram um pouco acima do que mês anterior, 278,92 aqui no Brasil.

Rendimentos de FIIs e ações

Nos próximos meses terei uma queda nos rendimentos, visto que reduzi o percentual da carteira em FIIs e aportei mais no tesouro IPCA, que não paga juros.

No exterior cerca de U$ 3,55 ou R$ 17,00, considerando dólar 4,79.

 

Carteira ETFs da Paz

Segue passivamente, apesar das tretas deu uma ótima rentabilidade neste mês, ao contrário da minha carteira, se tirarem a isenção do IR na venda de ações até 20k quem sabe eu migre tudo pra ETFs.


Eu digo que Agosto foi longo, post de fechamento mais longo ainda.

Se alguém conseguiu ler tudo até aqui, meus parabéns e muito obrigado por acompanhar! 

Até o futuro!


12 comentários:

  1. A sua carteira segurou legal, Bilionário.

    No meu caso, as perdas de agosto equivalem a pouco mais de 6 vezes o valor que aportei no mês.

    Renda variável tem dessas. Melhor sorte para todos nós em setembro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LDL, em relação ao aporte até que sim, no caso a diversificação que ajuda manter a carteira menos volátil, mas ao mesmo tempo também reduz a rentabilidade. Acho que sua carteira está mais concentrada em ações né? Aí foi mais forte a queda, mas da mesma forma quando sobe, sobe muito mais. O bom das quedas é que podemos comprar mais barato, mas sempre dá uma judiada no psicológico. Minha expectativa é que mais pro final do ano tenhamos um novo rally de alta, se as taxas longas continuarem a cair... só que nos últimos dias voltaram a subir né. Abraço!

      Excluir
  2. Olá, Bilionário. Tudo certinho?!

    Foi um mês bastante movimentado para a sua carteira. Pretende fazer mais mudanças além da carteira de FIIs?

    Ontem assisti à Live da Avenue sobre as "novas regras de tributação de investimentos no exterior" e, honestamente, estou pensando em não aportar mais no exterior até que alguns pontos específicos fiquem mais claros. Mas a minha vontade mesmo é vender tudo e ficar só no Brasil. Prevejo muitos rolos com tantas regrinhas 😂.

    Sua carteira segurou bem a marca dos 100k. Parabéns. Agora é 🚀😉

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP, tudo bem?!

      Eu tenho muitas ideias, mas me falta os pilas hehehe se tivesse mais grana eu diversificaria em mais empresas aqui no Brasil, mas com meus aportes atuais, dividindo entre RF, Ações, FIIs e exterior, fica pouco pra trabalhar.

      Quero deixar minha carteira no exterior mais "redonda" até o final do ano, já que as novas regras são para o ano que vem... depois só vou aportar e nunca mais vender.

      Essas novas regras no exterior na verdade não são tão ruins assim ao ponto de não podermos mais investir fora, talvez uma solução seja simplificar tudo com IVVB11 ou WRLD11, só daí a gente ainda fica com o dinheiro aqui, no caso de dar uma treta muito grande, espero que nunca aconteça, seria melhor ter dinheiro fora.

      Abraço!

      Excluir
  3. Boa noite Bilionário! O que importa é o resultado acumulado de 2023 que ainda é muito positivo! Queda nas ações significa comprar tudo mais barato! BRCR11 foi o primeiro FII que comprei na vida em 2017. Lembro que vendi no prejuízo por volta de 2019 e ainda bem que o fiz...Ô fundo enrolado esse...rsrs. No mais boa sorte...Sobre investir no exterior a corretora é o que menos importa...o que importa é comprar coisa boa. Eu hoje estou apenas com a IBKR e não quero outra (me atende perfeitamente). No mais é manter aportes constantes pois apesar do seu "prejuizo" ter anulado o aporte, hoje você tem mais ativos que no mês passado. Prejuízo só existe se vender... Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, um dos maiores FIIs aqui da bolsa br, mas não conseguem dar jeito de alugar alguns dos ativos da carteira, não sei se os imóveis são tão ruins ou se essa gestão é um muito ruim, já tinha deixado ele na quarentena quase 1 ano e nada, enfim resolvi sair no prejuízo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Bom dia Bilionário,
    Gosto muito de acompanhar o crescimento da sua carteira, mesmo nas quedas. Aprendo muito com os bons exemplos dos outros.
    Até o momento, nunca vendi uma ação ou FII's, acabou que no início e na empolgação, comprei muita coisa e agora pra mim não faz mais sentido continuar com elas. Só que fico na dúvida sobre imposto pra pagar nos FII' e nisso acabo deixando tudo lá. kkk
    Grande abraço! Seguimos nessa longa caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CDP, na dúvida o melhor é não fazer nada mesmo.
      Ações tem uma isenção do imposto se o total das vendas do mês for menor que 20 mil pode vender sem medo. Claro tem que registrar tudo, as operações, lucros etc, pra declaração anual...
      FIIs se tiver lucro paga 20% imposto sobre o lucro, tem que fazer DARF, desde que tenho o blog nunca fiz a tal DARF porque quase não vendi, e quando vendi tentei compensar lucros com perdas.
      As vezes pode ser que a legislação mude em breve, é bom ficar de olho, governo faminto... as isenções aos poucos estão sendo removidas.
      Abraços

      Excluir
  5. "Rentabilidade comeu o aporte" = governo comeu minha rentabilidade kkkkkkkkk

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou acostumado, tempos de baixa os aportes desaparecem sempre hehe

      Excluir
  6. Bilionário,

    Excelente quadro resumo sobre os principais ETFs no exterior.

    Me peguei pensando sobre essas mudanças na tributação de investimentos internacionais e ainda não entendi muito bem no que vai impactar para o pequeno investidor PF, de qualquer forma vou aproveitar esses dias de férias do trabalho para dar uma boa pesquisada.

    Na pior das hipóteses o negócio vai ser ir de IVVB11.

    Abraços,
    PI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, quando terminar sua pesquisa compartilha ela no seu blog! Abraço

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...