Breve Estudo da Fras-Le - FRAS3

Hoje resolvi estudar essa empresa que me chamou a atenção pelo forte crescimento nos últimos anos, gastei algumas horas lendo relatórios, análises e notícias pra criar este breve estudo, espero que gostem.

AVISO IMPORTANTE! Esse blog não faz recomendações de compra/venda de ativos, compartilho apenas minhas ideias particulares, assuma a responsabilidade sobre a sua vida.

História

A FRAS-LE é uma empresa gaúcha, iniciou suas atividades em Caxias do Sul, em 1954, bastante conhecida pela produção peças de carros, principalmente pastilhas e lonas de freio. É considerada uma small cap com cerca de 5.47 bilhões em valor de mercado. Confiram este vídeo!

 

Nesta apresentação do 2T24, a empresa apresentou dados após as últimas aquisições, tem suas fontes de receitas diversificadas geograficamente, reduzindo o risco do negócio.

A maior parte das vendas vai para o mercado de reposição, ou seja, a empresa não sofre com os ciclos de mercados da indústria automobilística, atualmente fricção representa menos de metade e tem 40% receitas vindas do exterior.

Crescimento através de aquisições

A empresa cresceu de forma bastante acelerada nos últimos anos fazendo diversas aquisições, a mais relevante foi NAKATA em 2019 e agora em 2024, estão com o projeto MAIA, aquisições no México.

Em 2024 foram feitas mais aquisições no México que não constam na imagem acima, pode assistir essa vídeo conferência e também ver essa notícia sobre essa aquisição mais recente da Dacomsa, Kuo Motor e Fritec, foi a maior aquisição da história da empresa.

link fato relevante

Apresentação da vídeo conferência

Em 2016 e 2022 fizeram follow-on para obter dinheiro e fazer aquisições, e também fizeram emissão de debêntures em alguns anos, e dessa forma foram crescendo conforme imagem acima, pelo que olhei dos números, o endividamento está controlado. 

https://fundamentus.com.br/graficos.php?papel=fras3&tipo=1

No gráfico Dívida Líquida dá pra perceber aumento da dívida longo prazo (LP) em diversos momentos, 2018, 2020, 2021 e 2024, mas a dívida líquida desde 2022 está negativa, possui mais dinheiro que dívida no momento, provavelmente as disponibilidades vão sumir após as últimas aquisições no México, creio que nos próximos trimestres isso deve aparecer. Também tem fato relevante da 5º Emissão de Debêntures neste ano, 750 milhões com vencimento para 7 anos.

O patrimônio liquido deu estes saltos em 2016 e 2022, resultados dos aumento de capital via follow-on, no restante o crescimento orgânico me parece lento.

O lucro da empresa cresceu bastante entre 2014 e 2018, em 2019 teve uma queda forte, e disparou a partir do final de 2020, voltando a cair em 2022 e disparar em 2023, oscilando bastante, mas olhando a imagem de longo prazo é um forte crescimento. No curto prazo provavelmente bateu um pânico, imagine você sócio da empresa vendo o lucro caindo por 3 anos seguidos, aguenta?



Conforme visto na figura acima e abaixo, paga dividendos todos os anos, distribuindo cerca de 35% em anos normais.

https://statusinvest.com.br/acoes/fras3

Estou começando a considerar esse payout sendo o ideal para minha carteira, entre 30% e 40%, a empresa consegue crescer e ao mesmo tempo eu ganho meus trocados.

Governança

A empresa é listada na bolsa pelo código FRAS3, no segmento Nível 1 de governança, segundo a empresa possui 33,2% de Free Float, mas na prática temos uns 11%, pois tem dois fundos (Previ e TPE) com mais de 22% hoje, além disso, a Randon (RAPT4) o Dramd são controladores com mais de 50%.

https://ri.fraslemobility.com/governanca-corporativa/estrutura-societaria/

Então se você já é sócio da Randon, automaticamente tem FRASLE. Aqui temos que pensar o que vale mais a pena, ter ações da controladora ou da própria empresa, isso pode variar muito, visto que a Randon tem vários outros negócios, é similar com o caso de Itaúsa e Itaú, Bradesco e Odontoprev...

Apesar do "baixo" nível de governança, se no futuro a empresa for pro Novo Mercado isso pode acabar sendo um novo motivo para alta das ações, ou seja, é um risco, mas pode ser uma oportunidade também.

Considerando as participações cruzadas dentro do setor, essa parte da governança tem bastante relevância, espero que não façam nada muito prejudicial para os minoritários dentro de tantas aquisições, follow-on etc.

Confira aqui último relatório de governança, segundo este documento, a empresa possui tag along de 100% em caso de venda do controle da empresa. 


 Em relação a sustentabilidade e meio ambiente, a empresa vem desenvolvendo produtos mais leves para reduzir consumo de combustível e emissão de CO2. 

A questão da diversidade em cargos de liderança, que no caso a empresa busca duplicar o número de mulheres, eu considerava irrelevante para melhorar o resultado da empresa o sexo do chefe, mas como hoje em dia isso se tornou um ponto importante para inclusão em índices de governança, o que poderia aumentar a liquidez e popularidade, vemos esse compromisso sendo firmado em todas as grandes empresas.

A decisão na hora de promover alguém para um cargo de gerência nunca foi puramente meritocrática, mas nos últimos anos sempre que há dúvida na escolha, se nas opções de promoção tem algum membro de minorias, seja por sexo, orientação sexual, cor, raça etc, a preferência tem sido pelas minorias, pra aumentar a diversidade, o que me parece ser algo razoável no sentido social, no resultado final (lucro) me parecia ser irrelevante, mas aos poucos me parece que o público tem achado isso importante e dado preferência por produtos de empresas que tem mais diversidade no quadro de funcionários, vocês concordam? Ou eu estou viajando? Talvez eu esteja sendo influenciado pela mídia. Eu particularmente nunca pesquisei por esse dado de diversidade na hora de comprar qualquer coisa... sei lá.

Na minha cidade tem uma multinacional, e escuto muito de alguns funcionários reclamações que pra ser promovido, tem que ser mulher ou gay, porque a empresa está buscando muito este perfil nos cargos de chefia.

Outros estudos, fatos e notícias sobre a Fras-le

Encontrei muito material e notícias, muitos links ao longo do post, e trouxe mais alguns links que achei interessantes compartilhar:

  • Warren - É de 2020 mas achei interessante a parte dos riscos e alguns dados estatísticos do mercado de autopeças.
  • XP Investimentos - Relatório de 2022 com opinião de analistas.
  • Radar ESG - Dados do setor, é de 2021, mas bem interessante.
  • Pipelinevalor - Follow-on 2022, o ruim desses aumentos seria a diluição dos acionistas, mas como ouvi Guilherme Benchimol falando uma vez, é melhor ter 10% de uma empresa grande que 100% de uma empresa pequena.
  • Fizeram um COE!!! Que coisa... provavelmente um hedge pra garantir poder de compra no México pelo que vi... nunca tive COE, mas já vi muita gente falar mal... então tenho um certo preconceito com isso.
  • Palestra Navegando pelo Mundo Profissional, com Alfredo Lorenzoni da FRAS-LE na China.
  • Palestra Brasileiros no Topo, outra palestra com conteúdos diversos sobre sobre os EUA e o setor automotivo.

Dentro do setor de autopeças, ônibus e caminhões, temos hoje outras empresas na nossa bolsa, como Marcopolo, Tupy, Randon e Iochpe-Maxion, pretendo fazer breves estudos delas também e aprofundar meus conhecimentos do setor.

Todas as vezes que eu faço estes breves estudos eu chego a conclusão que pra entender bem o negócio seria necessário alguns meses de estudo, quanto mais eu pesquiso e mais fatos relevantes leio, mais vejo a complexidade do assunto, então reforço novamente que esse post não é recomendação de compra ou venda, apenas um resumo com informações encontradas na internet. 

Até o futuro!

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