Planilha pra Balanceamento da Carteira

Olá a todos!

Nessa planilha coloquei todos os ativos que eu tenho e os que eu quero comprar, e dou uma nota para cada um, com base nessa nota, a planilha define o percentual que devo alocar nesse ativo, muito simples e funcional.

Pra exemplificar e compartilhar com vocês, criei uma nova planilha, mais simplificada para facilitar o entendimento, e estou incorporando a planilha nesse post, segue:



A ideia é bastante simples:
  1. você coloca o valor total que você possui no campo em laranja, bem no início da planilha, 
  2. em seguida, preenche a coluna Ativo, com o código de negociação, 
  3. depois a coluna Nota, que é uma avaliação pessoal sua, pode usar esses critérios se quiser
  4. e por último, a coluna Possuo (qtde), que é quantas ações ou cotas você já possui.

A coluna Preço Atual, a planilha busca o preço utilizando a fórmula do Google Finance, com base nisso, calcula o total atual que você possui do ativo, e o percentual que isso representa em relação ao valor total da carteira. Em seguida, a planilha calcula a Meta (%), que é porcentagem do ativo que você deveria ter em carteira, com base na nota que deu para o ativo, e o valor que falta para atingir esse objetivo.

Clique aqui para fazer uma cópia no seu Drive
No final, temos as colunas que coloquei em verde, que vão lhe dizer o que fazer, no caso configurei para mandar Comprar, quando % atual da carteira for menor que o % pretendido, e manda aguardar no caso de ter ultrapassado o porcentual desejado em carteira, afinal a ideia é que você consiga corrigir isso com os aportes mensais.

Caso seus aportes mensais representem pouco em relação a sua carteira total, uma hora dessas vai acontecer de você precisar vender algum ativo para fazer o balanceamento, mas como eu sempre escuto por aí, quanto mais tempo você ficar com um ativo, melhor. Inclusive tem muitas pessoas que criticam essa estratégia de balanceamento de carteira, porque geralmente você acaba vendendo suas melhores empresas e comprando mais das suas piores empresas, ou seja, tira dinheiro de um negócio bom e coloca em outro não tão bom, já comentei um pouco sobre isso no artigo Quando Vender uma Ação.
Como fazer uma cópia

Neste mesmo arquivo, tem uma segunda planilha, chamada de gráficos, onde adicionei um gráfico de barras e outro de pizza para facilitar a visualização da alocação dos seus ativos. Caso você queira fazer uma cópia, clique neste link, vai acessar a planilha no meu Drive, então clique no menu Arquivo, e fazer uma cópia, salve no seu Drive para poder editar.

Bom pessoal, por hoje é só, espero que essa planilha seja útil para vocês assim como é para mim. Abraços!

32 comentários:

  1. Bilionário,

    Gostei da sua planilha, ficou bem simples e funcional. Já baixei e vou testar.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    parece legal, mas quando baixo aparece somente leitura e não consigo alterar nada. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no caso o ideal não é baixar, faça uma cópia para o seu Google Drive, se baixar, não vai pegar as cotações automaticamente. Abraços!

      Excluir
  3. Como você estipula as notas para cada ativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende muito dos seus critérios, eu ainda estou criando os meus então por enquanto não é uma fórmula exata, mas eu gosto bastante dos princípios do Graham, empresas que dão lucros crescentes, empresas sem dívidas ou controladas, se tiver um bom caixa melhor, P/L não muito elevado, o ideal seria abaixo de 15, e por aí vai.

      Mas no caso do balanceamento, o principal é diminuir os riscos de uma alta concentração em um setor ou em uma empresa, então para isso você pode ajustar os pesos das ações por setor também, no meu caso tenho 3 empresas do setor energia elétrica, então eu abaixo um pouco a nota delas pra na soma não ficar muito concentrado no setor... ou deixar tudo com peso igual também é uma opção boa. Vai do seu gosto.

      Excluir
    2. Olá, fiz um post novo com critérios que podem ajudar na avaliação e definição da nota da empresa, confira: https://bilionariodozero.blogspot.com/2020/04/criterios-para-avaliacao-de-acoes.html

      Excluir
  4. gostaria de extender a tabela para caber mais acões, como isso é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você tiver um pouco de conhecimento sobre planilhas é bem fácil, basta fazer a cópia para seu drive e editar, semelhante ao Excel, se você selecionar os campos e arrastar ele copia as fórmulas. Os gráficos também pode editar a área dos dados pra incluir as novas linhas. Abraços!

      Excluir
  5. Bilionário, na célula "Valor Total" devemos colocar o quanto investimos ou a evolução patrimonial da carteira? Por exemplo, quem investiu 100.000 reais mas perdeu 10% no capital, deve inserir os 100.000 ou 90.000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso tem que ir atualizando com o valor total atual, no seu caso 90k. Pra ficar correto o balanceamento, se subir também tem que atualizar.

      Excluir
  6. Exatamente o que eu procurava para saber onde e quanto aportar. Criei uma cópia para controlar os FIIs em separado, parabéns pelo trabalho e por compartilhar com a galera!

    ResponderExcluir
  7. A planilha busca cotação de ativos de outras bolsas como NYSE ou NASDAQ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, só colocar o código, fiz um teste agora pouco com algumas da NYSE buscou o valor. Pra buscar da NASDAQ tem que colocar "NASDAQ:GOOG", por exemplo. Confere a documentação em https://support.google.com/docs/answer/3093281?hl=pt-BR

      Excluir
  8. EXCELENTE BLOG E PLANILHA. PARABÉNS. SÓ UMA QUESTÃO: PQ NÃO COLOCOU PRA SOMAR A QUANTIDADE DE AÇÕES Q VC JÁ POSSUI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor Rodrigo, tudo bem? Eu não sei onde poderia usar essa informação, mas se quiser colocar é bem fácil. Abraços

      Excluir
  9. Como vcs estão fazendo coma as ações Units que não estão pegando o valor do Google Finance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wedson, tem umas opções, dá pra buscar de outros sites. Eu vi agora que o BCFF11 e TAEE11 não está pegando a cotação, na planilha compartilhada, vou ajustar pra buscar a cotação do site do Infomoney.

      Pra buscar de lá a fórmula é a seguinte:

      =ImportXML("https://www.infomoney.com.br/cotacoes/fundos-imobiliarios-BCFF11/";"//div[@class='value']/p")

      Adaptei pra Unit da Taesa também, primeira tenta buscar do Google Finance, se der erro pega do site:

      =SEERRO(GOOGLEFINANCE("TAEE11"); ImportXML("https://www.infomoney.com.br/cotacoes/taesa-taee11/";"//div[@class='value']/p"))

      Dá uma olhada lá no drive, botei em amarelo esses 2.

      Valeu!

      Excluir
  10. estou com dificuldades de aplicar essas formulas ,pois não tenho experiência com planilha.
    Teria um outro jeito de ajudar, pois gostei muito da planilha

    ResponderExcluir
  11. Bilionário, quais foram os melhoramentos que você fez na planilha base, a do Pit Money?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI, eu simplifiquei ela de acordo com o que eu queria, e coloquei as fórmulas de preços do Google Docs, ela é bem simples se você for ver, mas é o que eu precisava. Estes dias eu vi um video do Pit e ele andou melhorando a dele, agora eu vi que a dele também pega os preços, só que não é pra Excel mesmo, e eu nem tenho Excel.

      Excluir
    2. correção: a dele é pra Excel.

      Excluir
  12. Seria fazer uma tabela exatamente igual porém sem a notas de cada empresa? Ex. Eu mesmo que definiria a porcentagem que quero em cada ativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elias.

      É até mais simples, é só você excluir a coluna das notas, e alimentar manualmente a coluna Meta %.

      Abs

      Excluir
  13. Oi Bilionário!
    Sua planilha ficou bem simples e prática.
    Depois se ainda não conheceu, passa o olho no aplicativo que desenvolvi para controle de investimentos. Possui 90 dias de teste gratuito e depois R$ 1 por mês a cada 6 meses.
    A ideia é realmente ter um app completo e simples, que faça o balanceamento automático de ativos.
    Se puder deixar seu feedback lá, te agradeço.
    Forte abraço, Stark.
    www.elevedigital.com.br

    ResponderExcluir
  14. Se por ventura você atualizar esta planilha, como vou atualizar a minha sem perder os dados que inseri? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wallace, a planilha é super simples, não pretendo mudar ela, eu gosto de manter as coisas simples, mas você pode adaptar ela como quiser. Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...