Anotações do Livro: Introdução aos FII

Olá a todos!

Acabei de ler o livro, Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário, do André Bacci, li "gratuitamente" pelo Amazon Prime.

Neste livro o autor conta toda a sua experiência no setor de imóveis, começando pela explicação dos tipos de operações que são feitas no mercado de imóveis "tradicional", ou seja, investir diretamente nos imóveis, e que todas essas operações também podem ser feitas através de FIIs.

Achei bem interessante a explicação que ele trouxe de cada tipo de operação, por que pra nós que não trabalhamos com este setor, tem algumas coisas que não são muito óbvias, não fazem parte do nosso dia a dia, como por exemplo, imóveis Build to Suit, contratos atípicos etc.

Só pra exemplificar, confere esse trecho:
Trecho do livro

Ainda nesse primeiro capítulo o André explica as diferenças e faz alguns comentários sobre o funcionamento do mercado de renda variável, muito importante para o investidor iniciante não se apavorar com o "pisca pisca" das cotações e ficar girando a carteira.

Mais adiante temos toda questão de tributos e legislação relacionada com o tema, como isenção do Imposto de Renda sobre rendimentos dos FII negociados exclusivamente em bolsa, se o fundo tiver 50 cotistas ou mais, se o cotista tiver menos de 10% das cotas, e que seja pessoa física.

Também questões de imposto sobre operações com imóveis próprios: "Isento, se for o único imóvel da pessoa, o valor da venda for menor que R$ 440.000,00 e não tiver negociado nenhum imóvel nos últimos 5 anos (as três condições ao mesmo tempo);".

E por aí segue.

Destaquei também a relação entre os juros da economia e o valor das cotas, sempre que juros sobem, o valor das cotas caem, e quando o juro cai, o valor das cotas sobe. Percebi o mesmo movimento com os títulos do tesouro direto, que possuem marcação a mercado, com exceção do Tesouro SELIC, os outros fazem o mesmo movimento.

Em relação a regra de distribuição de 95% dos rendimentos no semestre, o autor comenta que isso gera uma distorção no final de cada semestre: "Que se o fundo distribuiu menos durante o semestre então o rendimento de virada será maior, mas se o fundo distribuiu a mais durante o semestre então o rendimento de virada será menor.". Eu percebi claramente isso final do ano passado, quando vários fundos aumentaram os rendimentos pagos, e agora em janeiro, voltaram a média.

Depois de explicar diversas formas de classificar imóveis, o autor chega no final do livro, trazendo as estratégias possíveis de se realizar através dos imóveis. Não vou entrar em muitos detalhes aqui, sugiro que leia o livro. Você pode comprar pelo site do autor, http://www.bacci.com.br/andre/introfii/. Ou se tiver assinatura da Amazon, pode ler no Kindle.

Até o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...