Resultados 4º trimestre de 2019 Itaúsa

Olá!

Saiu os resultados do quarto trimestre de 2019 da Itaúsa, a queridinha da galera. Já fizemos um estudo dela aqui, https://bilionariodozero.blogspot.com/2019/10/estudo-da-itausa-itsa3itsa4.html, e hoje vou só comentar alguns pontos que achei mais relevantes.



Junto com os resultados, a empresa anunciou dividendos e Juros sobre Capital Próprio, no valor aproximado de R$ 0,41 por ação, o que representa um payout de 68% dos lucros de 2019.

Algumas pessoas acharam pouco esse valor distribuído, mas pelo que entendi, a Itaúsa pretende reinvestir o lucro em outros negócios pra diminuir o peso do Itaú, 90% da Itaúsa, sendo que um dos investimentos já realizados foi na Liquigás, apenas aguardando aprovação do CADE, e devem fazer mais aquisições conforme o governo for vendendo suas participações/privatizando.

O Lucro Líquido Recorrente e o ROE aumentaram em relação a 2018, mas caíram no comparativo trimestral. Tem uma tabela interessante com os principais resultados das investidas, abaixo:

As 3 investidas, Itaú, Alpargatas e Duratex, tiveram aumento nas receitas e Lucro Líquido Recorrente, embora só Itaú teve aumento no Lucro Líquido e no ROE. Não sei qual a diferença entre o Lucro Líquido, e o Lucro Líquido Recorrente, se alguém souber comente aqui.

Apesar disso, os preços das ações no mercado foram o contrário, Itaú teve uma evolução abaixo do Ibovespa, enquanto Alpargatas foi bem melhor e Duratex empatou. Itaúsa também ficou abaixo do índice.

Bom pessoal, achei que foram estes os destaques, se tiverem mais alguma contribuição, podem comentar!


UPDATE 1! 

Conforme comentado pelo leitor William Machado, meu muito obrigado a ele, a empresa segue sendo 90% Itaú, que teve um fato não recorrente, IPO da XP, que gerou um ganho extra no trimestre, esse  não recorrente que apareceu abaixo, e fez com que o resultado final ficasse positivo.
Sem esse resultado não recorrente, o lucro da Itaúsa teria sido menor, -5% no comparativo entre 4T19 e 4T18.

Abraços!

Referências
B3: http://bvmf.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/ResumoInformacoesRelevantes.aspx?codigoCvm=7617&idioma=pt-br
Release: https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.itausa.aatb.com.br/Documentos/8117_ITS_31122019.pdf 
Apresentação: https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/static.itausa.aatb.com.br/Documentos/8124_Apresenta%c3%a7%c3%a3o_Teleconfer%c3%aancia_1802_VFinal_POR.pdf

3 comentários:

  1. Precisa ver se os lucros não estão atrelados a abertura de capital da XP. Como este foi um evento atípico, próximo ano como será?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...