Operações em Meio a Crise

Posição no CEI (16/03/2020)
Olá pessoal, todos vivos e bem?

Com a crise do corona vírus no mundo, bolsas caindo, até o momento que escrevo, 5 Circuit Breakers aqui na B3, hoje teve outro, o mais rápido até o momento... e meus títulos do TD caindo junto, no final acabei fazendo menos compras do que eu gostaria, mas segue o que fiz até o momento.

Depois de mais algumas quedas, finalmente desbalanceou minha carteira pro lado da renda fixa, então hoje solicitei o resgate de um valor alocado em tesouro SELIC, e fiz algumas comprinhas de FIIs, seguindo o que estava marcando compra na minha planilha de balanceamento.

Segue algumas imagens dos negócios:

Solicitei o resgate, espero que amanhã esteja na conta.
Se tudo acontecer como eu imagino, nunca solicitei resgate antes, a XP deve resgatar os títulos que tenho a mais tempo, para pagar menos imposto de renda, então deve resgatar as compras de 10/04/2019 e 22/04/2019, fechando a quantidade 0,13 solicitada.


 Já fiz algumas compras aproveitando as quedas, praticamente tudo nas mínimas hoje:

Comprinhas muito abaixo do meu preço médio anterior (primeiras compras em Dezembro)
Com todos os acontecimentos recentes, eu acabei esquecendo de postar aqui no blog, mas quando deu as primeiras quedas, eu comprei 1 ação da Fleury, com um saldo que tinha dos dividendos de Itaúsa, não imaginava que cairia tanto, mas me serviu de aviso pra não queimar a largada futuramente, e ficar sem dinheiro pra mais aportes, desenvolver a paciência é preciso.

Compra de 1 FLRY3 no dia 09/03/2020.
Ao final de todas essas operações, tirei cerca de R$ 1.370 da renda fixa.. tem que ver bem certo quanto vai entrar na conta amanhã... e comprei pra R$ 497,95, provavelmente minha parte de renda variável passe a renda fixa até o final do mês, tudo depende como o mercado irá seguir! Se cair mais até lá, pego o restante do saldo da conta, junto com o aporte do mês e faço mais umas compras, é bem provável que o mercado ainda fique bastante volátil por mais uns 2 meses, então oportunidades não faltarão.

Até o futuro e bons negócios!

UPDATE 2020-03-18

Olhei os aportes que ficaram no Tesouro SELIC após o resgate, confere:


Ou seja, foi exatamente como eu imaginei, o sistema da corretora pegou os títulos mais antigos e resgatou, com objetivo de pagar menos imposto. Analisando mais a fundo, o ideal seria que tivesse resgatado os mais recentes, dentre os que pagam a menor alíquota de IR, ou seja, eu tinha 5 aportes em datas diferentes que estavam na alíquota de 20% sobre os ganhos, o sistema pegou os 2 mais antigos, mas se tivesse pego os mais recentes dentro dessa alíquota seria melhor, pois os mais antigos logo vão passar pra alíquota dos 17,5%, mas enfim, nem tudo é perfeito.

Sobre as alíquotas do Tesouro Direto:
  • 22,5% sobre o lucro em aplicações de até 180 dias 
  • 20% em 15 aplicações de 181 a 360 dias 
  • 17,5% em aplicações de 361 a 720 dias 
  • 15% em aplicações acima de 720 dias 
Sobre as compras dos FIIs, que bom que não aportei todo o valor resgatado, hoje tivemos mais um Circuit Breaker e parece que esse foi o dia das quedas nos FIIs, sério, acho que os que comprei são alguns que mais estão caindo hoje.
FIIS caindo forte em 2020-03-18 16:10
Hoje eu estou achando novamente que é o fundo, da mesma forma que achei anteontem, então, vou deixar pra fazer compras só mês que vem junto com novo aporte, porque o fundo está difícil de acertar.

Fim do update!

5 comentários:

  1. Boa, Bilionário.

    Não sou entusiasta dos FIIS, mas estão apresentando um bom momento de compra,pessoal tá vendendo no pânico.

    Sigo monitorando alguns e se for o caso, podem até entrar em minha carteira nos próximos aportes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CD! Nesse preço que comprei o DY desses FII vai ser muito bom.

      Excluir
    2. Se mantiverem os pagamentos igual último mês:
      0,53% no HGLG11
      0,58% no XPLG11
      0,52% no XPML11
      0,50% no HGRE11

      Excluir
  2. DY excelente, acima de 0,50% a.m já fica interessante.

    Em tempos de Selic no patamar mais baixo, difícil conseguir yield muito alto sem correr algum tipo de risco.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...