1 de maio de 2020

Rentabilidade de Abril +2,96%

Olá!

Fechando mês, atualizei a planilha com valores das corretoras, fechamos no positivo, 2,96%.

Rentabilidade Consolidado
Apesar disso, ainda estou abaixo da meta/planejado, devido as quedas de Março. Fiz o aporte em ações mês passado, aproveitando pra comprar algumas que achei interessantes após os estudos, comprei 3 CSMG3 e 30 SAPR4, ambas do setor de Água e Saneamento. Com isso a carteira ficou desbalanceada, este mês o aporte deve ir pra renda fixa.



Decidi comprar a ação preferencial da Sanepar porque ela paga mais dividendos, tem mais liquidez, e tem o mesmo tag along que a ordinária.


Em paralelo as planilhas estou usando o site meusdividendos.com, porque ele me ajudou bastante na declaração de imposto de renda esse ano, apesar de não ser 100% exato ele tem alguns gráficos bem legais pra acompanhar, além dos proventos recebidos, tirei alguns prints pra compartilhar.


Proventos Recebidos




Até o futuro!

6 comentários:

  1. Bilionário do Zero,

    Estou pensando em Sanepar também. Além dos dividendos, é uma empresa com bons fundamentos e bom balanço.

    Sobre a renda fixa, o que você pensa em relação a segurança do TD atualmente?

    Um bom final de semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá S&H, Tesouro Direto é o que geralmente é mais seguro, apesar das incertezas quanto ao futuro, acho pouco provável o Brasil dar calote na dívida, apesar que não podemos ter certeza, se o PIB cair muito próximos anos e o governo não conseguir fazer os cortes necessários para ficarem superavitários, vai ser complicado. Este ano com certeza o governo vai ser deficitário, e muito. Isso deve fazer subir os juros pagos pelos títulos.

      Bom final de semana pra você também!

      Excluir
  2. Estou usando os MeusDividendos também, achei o site excelente. Na verdade as corretoras deviam se inspirar nele e disponibilizar mais relatórios estatísticos para os clientes sobre o comportamento da carteira.

    Tenho SANEPAR na carteira a única coisa que a desabona é ser estatal, a única que eu tenho na carteira, quando eu fui comprar optei por pesquisar sobre a política no Paraná para entender o perfil eleitoral do estado e os grupos políticos, peguei confiança e resolvi investir.

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pois é, eu tinha esse preconceito com empresas estatais, muitas vezes são cabides de emprego... mas estou vendo que os gastos com diretoria não são tão grandes, olha esse video: https://www.youtube.com/watch?v=8qb2_l1zawo

      E a gestão até que tem me surpreendido positivamente em algumas, por isso estou revendo essa questão. Fora que alguns setores como o de Água e Saneamento não temos opção, é tudo estatal.

      Abs

      Excluir
  3. Isso aí, Bilionário. Encarteirou a preciosa SAPR4 hehe.

    A danada já esticou a cotação novamente, um ponto bom de entrada seria em R$ 3,80, mas tá difícil.

    Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, achei bom o preço atual, aprendi um cálculo novo pra verificar se a cotação está esticada ou não, no livro do Peter Lynch. Ele basicamente soma o crescimento anual do lucro com os DY, e divide o resultado pelo P/L, valores acima de 1,5 são bons, acima de 3 são ótimos, e abaixo de 1 está caro. Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Viéses do Investidor - Meus erros e aprendizados

Estive lendo um material feito pela CVM, chamado de Vieses do Investidor , e comecei a me lembrar de algumas situações onde tive/tenho esses...