Aporte de Renda Extra e Assuntos Aleatórios

 Olá!

Transferi hoje R$ 1.000,00 para conta da Clear e R$ 1.500,00 para conta da XP, somando com o aporte de 500 que fiz estes dias, este mês vai fechar em R$ 3.000,00 aportados. Esse dinheiro veio principalmente de renda extra e também devido a redução de gastos domésticos.

Eu recebi 12 MXRF12, que são direitos de subscrição de MXRF11, resolvi entrar nessa já que o valor do mercado hoje ainda está mais alto que o valor da subscrição, e pelo visto acho que não vai cair mais.

O prazo para receber os direitos de subscrição era no dia 3, então após esse dia o pessoal vendeu as cotas no mercado para recomprar mais barato na Oferta, eu devia ter feito isso também, mas não estou acompanhando o mercado tanto quando deveria, já comentei isso por aí, estou evitando passar o dia olhando cotação.

Feita a subscrição preciso deixar esse saldo de R$ 123,36 na conta da XP no dia 21/08. E o que fazer com o restante do aporte da XP? Em torno de R$ 1.464,00 é o que posso investir mantendo o saldo da subscrição, resolvi aportar quase tudo no tesouro direto, porque o investimento em renda variável está passando muito dos 50% planejados.

Olhando as opções, resolvi aportar no IPCA+ 2035, comprei 0,72 títulos no total de R$ 1.383,91. 3,77% é uma taxa baixa se for analisar, mas é um ganho acima da inflação, acho razoável, e já tenho muito no tesouro SELIC, que atualmente rende praticamente zero.

Interessante olhar o gráfico do preço do título, teve uma queda tremenda em março, eu devia ter aportado nessa época, mas acho que não tinha grana... recuperou tudo até julho e deu uma quedinha nos últimos dias, bem volátil essa minha renda fixa, esse título em especial é praticamente um FII de tijolo.

Preço do Tesouro IPCA+ 2035

Na parte das ações, fui pra minha planilha de balanceamento, minhas menores posições são B3, Ambev e Grendene atualmente, B3 é que tem tido melhores resultados, mas o P/L dela me assusta um pouco.

Eu comprei 1 ação da B3 a mais de 1 ano a R$ 42,93, acho que mesmo com esse preço alto em relação ao lucro, chegou a hora de comprar um pouco mais, então comprei 8 B3SA3F pelo preço de 60,71 cada, total R$ 485,68 sem contar taxas. Pra não entrar com todo aporte nesse ativo, comprei também Ambev, e deixei a Grendene de lado por mais uns dias. Apesar dos resultados ruins, pelo menos Ambev ainda é lucrativa, a Grendene teve um trimestre muito ruim, prejuízo entregou todo lucro do primeiro trimestre e mais um pouco.

Meu preço médio em Ambev era R$ 19,25, com essa compra a R$ 13,20, o preço médio caiu para aproximadamente R$ 14,37, o que ainda me deixa no vermelho pelo preço atual. Esse ativo vem sofrendo muito com a concorrência, ao que parece, mas ainda acredito nela. Com esse aporte Ambev se tornou minha maior posição nas ações.

Aproveitando o post, o site Funds Explorer lançou uma opção de acompanhar a carteira de FIIs ou então criar diversas carteiras só pra estudos, eu lancei minhas compras lá e achei bem interessante o trabalho deles, te mostra os dividendos recebidos, preço médio, evolução... bem parecido com o site meus dividendos mas tem algumas coisas a mais, como te dizer quando metros quadrados você possui, achei bem legal, segue alguns prints do sistema deles.



O que eu mais gostei foi do gráfico dos dividendos, saudades do BBPO11, SAAG11 acho que sai na hora certa, XPCM11 foi prego total.

Artigo de hoje foi meio longo, tive que pensar bastante sobre o que fazer com esse novo aporte, mas no final praticamente segui o que a planilha mandou.

Abraços!





11 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela disciplina, Bilionário. Me permita fazer uma observação, acho arriscado comprar NTN-B nesses níveis atuais de juros, caso a curva de juros abra como foi observado na ultima semana, suas NTNs vão desvalorizar, caso esteja comprando para o curto prazo, vendo premio nos juros, e para o Longo Prazo eu acho mais perigoso ainda com os juros nesses patamares, acredito que pós atualmente seria mais interessante. Abraços e parabéns novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Holder, obrigado pelo comentário.
      Eu entendi, você tem razão, mas eu não queria ficar muito concentrado em tesouro SELIC, por isso coloquei um pouco mais nesse 2035, já vários aportes que fiz fui colocando só em SELIC por causa desse juro baixo e preço alto no título.
      Abraços

      Excluir
  2. Muito boa as compras, boas empresas

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá Bilionário! Que legal esse recurso do FUNDSEXPLORER, vou dar uma olhada depois!

    E belo aporte nesse mês hein, show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostei também... mas não sei se vou usar de fato, muita coisa pra atualizar ^^

      Excluir
  4. Bilionário fazendo jus ao nickname com esse aporte robusto kkkkk.

    Parabéns e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava na hora de aumentar, meu plano sempre foi começar devagar e ir aumentando os aportes, mas fui muito abençoado nos últimos tempos, tempo de plantar. Abs

      Excluir
  5. Olá, pode add meu site na lista de blogs?
    Já add o seu.
    Matemática Financeira - matematicafinanceira.org

    vlw

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...