Fechamento de Agosto

Olá a todos!

Neste mês os aportes normais foram 1000 para renda fixa na nuconta, 500 para FIIs e 500 para ações, também apliquei uns trocados que estavam parado na conta do banco na poupança, e um aporte extraordinário para o exterior, conforme já comentado aqui e aqui.

Bom, fora do comum eu tive uma venda neste mês, fechei minha posição de lojas Renner no dia do ataque de ransomware, foi algo que me lembrei do XPCM11, quando eu soube da notícia da saída da Petrobras e não vendi, pelo contrário, comprei mais e certo tempo depois acabei vendendo tudo no prejuízo mesmo, então eu fiquei um pouco ressabiado com essas notícias com potencial catastrófico, imagina se os analista de TI das lojas Renner não conseguissem restaurar os backups, a perda de dados traria problemas que nem posso imaginar, e com a LGPD em vigor, o fato de um cracker ter conseguido acesso levanta a possibilidade de vazamento de dados, o que pode gerar multas etc. Bom, parabéns aos profissionais de TI que conseguiram restaurar os sistemas muito rápido e vamos torcer para que isso não aconteça mais! 👏👏


Após a restauração dos sistemas até pensei em comprar de volta as ações, ainda poderia ter comprado com preço mais baixo do que vendi, mas acabei pensando melhor e resolvi que reduzir a quantidade de ativos na carteira pode ser benéfico pra mim, dar uma simplificada. Pra não deixar o dinheiro da venda parado, acabei comprando ações da Equatorial, seguindo minha planilha de balanceamento era uma das que precisava de aportes. Antes disso, com o aporte normal, já tinha comprado M Dias Branco e KNRI, e também os ETFs no exterior, VOO, VGLT e SCHP.

Vamos ver as rentabilidades agora: 

Considerei aqui o valor dos ativos vezes o dólar hoje, R$ 5,15

Estou pensando como vou converter o saldo para reais, se uso a cotação do dólar do mercado, ou se simulo a conversão de volta para reais pelo app da Avenue, por enquanto usei a cotação do dólar de hoje que é menos ruim, já que no app desvalorizam bastante. A rentabilidade individual de cada ativo até o momento foi: VOO +1,55%, VGLT +1,84% e SCHP +0,59%, mas considerando os custos na transferência e o dólar que caiu um pouco, ainda sigo negativo no exterior.

Nas ações ficamos bem neste mês


FIIs seguem caindo mês, deram uma subida mês passado, mas agora voltaram cair.

Renda Fixa Nuconta, esse dinheiro está misturado com saldo, então ficou difícil saber o rendimento, aquela opção de guardar dinheiro sumiu do meu app... uma hora dessas deve voltar a opção daí vou separar esses pilas do resto.

CDB no Pag Bank
 
Interessante ver o crescimento no rendimento percentual do CDI nos últimos meses.

No consolidado ficamos 0,31% negativo, os percentuais do ano e Histórico reduziram por causa dos aportes, isso é um pouco estranho, mas é correto se for considerar o ganho em relação ao total aportado.

Uma coisa legal que descobri esse mês no site meusdividendos é que posso adicionar os ETFs e também as renda fixas lá, com isso ficou bem completo agora, confiram estes gráficos de lá:

Em teoria preciso aumentar a renda fixa, mas... com essas quedas nos FIIs... eu fico louco de vontade de comprar mais

Clicando ele mostra os ativos individuais.


Bastante coisa para uma carteira pequena né?! Mas diversificar é preciso. 

O que eu mais gosto de olhar nesse site é justamente a tabela de dividendos, isso cresce mês a mês com os aportes e reinvestimentos, no primeiro mês foi R$ 3,20 😃

Meus Dividendos

Buenas pessoal, por hora é isso, até o futuro!!


14 comentários:

  1. Aquele FII da Petrobras de Macaé uma baita barca furada, muito mal localizado o imóvel e muito difícil de conseguir repor com facilidade o inquilino.

    Sobre a cotação do dólar, eu prefiro a conversão pelo valor do dólar comercial no dia. A ideia de usar o dólar da Avenue é compreensível, mas tem alguns pequenos pormenores: você sempre manterá sua carteira na Avenue? E se um dia mudar para outra corretora, como vai fazer o ajuste dessa diferença já que a cotação da Avenue não importará?

    Acho que usar o dólar comercial é uma forma de ter uma referência neutra para a planilha.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, obrigado pelo comentário! Para questão da rentabilidade talvez o certo até fosse uma planilha separada e nem converter para real, e se fosse ignorar o fato dos custos da transferência estaria um pouco positivo lá fora :) mas se for pensar na possibilidade de quanto teria no resgate do dinheiro aqui no Brasil hoje, teria que descontar esses 2,5% de quebra. Abs

      Excluir
  2. Olá Billions
    Sua carteira se segurou bem. Agosto foi um mês complicado.

    ResponderExcluir
  3. Fala Bilionário, bom saber que você começou a investir no exterior e escolhendo os ETFs por lá. Eu fiz a mesma coisa, só estou usando uma corretora diferente (TD Ameritrade). Sobre o dólar, eu costumo usar a cotação do dia para converter, acho mais simples. Bom que você segue firme na caminhada e sempre diversificando, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show FIRE!! Minha ideia era essa tbm, investir pela TDA, mas não recebi a carta com o PIN e quando tentei ligar lá só dava ocupado haha aí larguei dela por enquanto, mas ainda não totalmente, acho que vou migrar para ela futuramente, tudo depende de como as coisas vão ser na Avenue. Abs

      Excluir
    2. Comigo aconteceu a mesma coisa, a carta demorou mais de mês pra chegar. Mas antes disso eu liguei lá (tive de esperar um pouco na linha), falei com a atendente e eles resolveram rapidinho, foi só confirmar a identidade e criar uma senha e usuário. Eu gosto da TD pq posso enviar remessas pela Remessa Online, na Avenue você é obrigado a usar a plataforma deles se não estou enganado.

      Excluir
    3. Você pode usar de terceiros também, mas eles cobram uma taxa que acaba ficando mais caro na plataforma de terceiros do na deles.

      Excluir
  4. Fala Bilionário, segue firme e forte hein!

    Cara, ver a tabela de dividendos crescer dá uma sensação boa que está fazendo, e bem, o trabalho para conseguir uma ótima renda passiva! Show!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Bilionário! Renda Variável é assim mesmo...da mesma forma que está despencando logo volta a subir vertiginosamente...O que podemos fazer é aproveitar estes momentos de baixa pra diminuir nosso preço médio. O que falta é o dinheiro livre pra investir...rsrs
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, por isso que eu queria aumentar mais o % em renda fixa para quando acontecer igual março/20 ter dinheiro para as compras, na época eu tinha muito TD e a marcação a mercado lascou com minha ideia de balanceamento, por isso acabei migrando para CDBs.
      Abração!

      Excluir
  6. Fala BdZ!

    Ainda chego em um nível de detalhamento assim em meu balanço.

    Me tira uma dúvida por favor, quando devemos pagar a DARF em ações? Apenas de houver venda e com lucro acima de 20k? Ou se comprar fazer trade (compra hoje e vende hoje?) também paga?

    Rola de me dar alguns detalhes básicos quanto a isso?

    Essa planilha aí você baixou de algum lugar ou fez ela de acordo com sua necessidade?

    Obrigado!

    Papai dos Investimentos
    https://papaidosinvestimentos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, primeiro você precisa separar o daytrade das operações de swingtrade, as regras são diferentes para cada caso e não dá pra compensar prejuízos de um tipo de operação com outro, burocracias que inventam... mas o valor 20k em vendas soma tudo daytrade e swingtrade. Então, se tiver lucro em alguma dessas modalidades e as vendas somadas forem maior que 20k, paga IR. Se tiver prejuízo em meses anteriores você pode compensar.

    Essa planilha eu fiz, ela é bem simples, só para controle de preço médio e quantidade, como eu não opero muito eu tenho só ela desde o começo, mas se você fizer muitas operações talvez seja melhor criar uma para cada ativo, aí fica mais fácil de controlar, eu já estou pensando em fazer isso só pra evitar erros. Além da planilha eu também estou usando o site meusdividendos que dá pra acompanhar os proventos e no final do ano eu comparo tudo pra ver se não cometi nenhum erro em algum lugar.

    Abs

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 060 - Março de 2024

Olá! Chegamos ao fechamento mensal de número 60, ou seja, 5 anos de acompanhamento da carteira aqui no blog, não posso dizer que passou rápi...