Estratégias, Psicologia, Rentabilidade

E aí meus queridos 16 leitores! Todos bem? 😀

Conversando com um amigo sobre investimentos, que está começando agora e decidiu ser "trader", eu disse para ele que não vale a pena ser trader, 99% deles perdem dinheiro, a história dos homens mortos não contam história e tal, mas olhando alguns gráficos da cotação de algumas empresas, e do próprio IBOV, as vezes tenho que concordar com os grafistas, de que investir com foco no curto prazo é uma alternativa interessante para o nosso Brasil, visto que ficamos patinando no lugar por muitos anos, famosos voos de galinha.


 

Fiquei imaginando se eu teria aguentado na estratégia Buy and Hold, comprando ETF BOVA11, por exemplo, durante 10 anos e tendo rentabilidade negativa durante uns 6 anos seguidos, 2010 até 2016, difícil né?! Claro que se tivesse conseguido, a partir de 2016 a valorização teria sido muito satisfatória, mas então, vem o COVID e derruba tudo para o mesmo preço de 10 anos atrás. 

Imagina a tristeza desse investidor hipotético ao ver que depois de 10 anos a rentabilidade foi zero... claro que a recuperação nesses casos de crise sempre são rápidas, quase tão rápidas quanto a queda, exemplos anos de 2008/2009 e 2020, mas o psicológico deve ter abalado.

O que me preocupa agora é se nos próximos anos o Brasil vai passar por um período semelhante ao que passou entre 2010 e 2016, onde após a rápida recuperação depois de uma crise, o mercado ficou caindo lentamente esperando a recuperação da economia acontecer de fato. Ainda mais com a dificuldade do governo conter a inflação, com medidas populistas visando a reeleição, e as polêmicas que ainda devem surgir agora que começam as campanhas eleitorais, provavelmente muita CPI vai rolar.

Esse post vai contra o que tenho escrito aqui no blog até o momento, de seguir a mesma estratégia por muitos e muitos anos, focando no LONGO PRAZO... mas acho interessante refletirmos um pouco mais sobre isso.

Historicamente, no longo prazo a bolsa sempre sobe, mas as vezes, o prazo para vermos os resultados é muito longo e o psicológico do investidor sofre muito, e esse é um dos motivos que precisamos diversificar os investimentos por classes de ativos, ter renda fixa e quem sabe diversificar em diferentes estratégias de investimentos também?

Algumas ideias diferentes que me vem a cabeça agora são aquelas carteiras anuais, do tipo "Dogs  of the Dow" e a fórmula mágica do Joel Greenblatt, também os robôs que montam sua carteira por objetivos como o Warren, além de estratégias quantitativas com estudos estatísticos do mercado, que foi onde eu comecei conhecer sobre os investimentos 14 anos atrás, mas será que vale a pena mudar de estratégia no meio do caminho? Só com uma bola de cristal pra responder.

Pensando um pouco mais sobre esse assunto, a diversidade de estratégias, a dificuldade de escolher uma, dúvidas do meio do percurso, acho que isso explica a grande quantidade de blogs da finansfera que são abandonados após poucos anos. 

No fim, controlar as emoções e o psicológico me parece ser o mais difícil, e o mais importante.

Após 3 anos desta carteira de investimento, eu estou com a rentabilidade histórica de 0,25%, mas sigo aportando acreditando que meu prazo para o resgate ainda é longo o suficiente para que as sementes virem árvores, e as árvores deem frutos, com um pouco de sorte, espero que em breve consiga uma rentabilidade histórica superior a inflação, ainda mais porque em teoria isso é fácil, bastaria comprar TD IPCA+...e desconsiderar a marcação a mercado né :)

Até o momento tenho conseguido atingir minhas metas através de aportes crescentes, então não estou muito preocupado, mas já começo a pensar em alternativas para buscar melhores resultados no futuro.

Abraços!

Um comentário:

  1. Bilionário, se "investir em bolsa" já não é para amadores, investir em bolsa no Brasil eu diria que é só para os fortes MESMO. COm certeza os nervos têm que ser de ferro pra viver isso aí que você mostrou no gráfico. Eu particularmente não tenho certeza de como eu ia reagir a isso.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...