Fechamento Julho/2022

Olá! Todo mundo contente este mês?

Fechamos no positivo este mês, 1,63% de rendimento na carteira, praticamente tudo subiu e agora já estou chegando bem perto do valor que tenho de meta para este ano. Não vou detalhar muito pro post não ficar longo porque quero comentar sobre outros assuntos.

Fechamento Consolidado Positivo 😁

Sobre o Tesouro Direto

Enquanto navegava no site do Tesouro Direto, olhando o valor teórico vs real, eu percebi que o valor inicial no gráfico comparativo está bem menor do que o valor aplicado, imagem abaixo. 

Detalhes da aplicação

No dia 06/07 aplicado R$ 12.614,01, e no gráfico mostra valor inicial R$ 12.293,07, achei suspeito.

Marcação na curva vs Marcação a mercado

Tenho algumas teorias sobre isso:

  1. Pode ser um erro do sistema;
  2. A taxa subiu forte no mesmo dia fechando o dia com um valor do título bem menor do que na hora que fiz a aplicação;
  3. Alguma taxa, mas não apareceu nenhuma cobrança na conta.

A teoria mais provável é a segunda, aumento da taxa no mesmo dia, mas abri um chamado com o tesouro direto pra tirar essa dúvida. VEJA AQUI A RESPOSTA!

Sistemas de controle e acompanhamento da carteira

Eu tenho utilizado várias planilhas para realizar meus controles de investimentos, uma onde eu anoto todas operações e mantenho histórico do preço médio em cada ativo, outra planilha para balanceamento, outra planilha para minhas metas, além disso tenho utilizado o site meusdividendos.com onde registro tudo novamente, porque lá tem um extrato que me ajuda muito na declaração do imposto de renda, ainda uso a planilha do AdP para postar aqui no blog, e este mês resolvi testar a gestão da carteira pelo site statusinvest.com.br, e gostei bastante desse site também, então é muita coisa, estou pensando em abandonar algumas e começar a postar aqui alguns gráficos do site statusinvest, que foi o que achei os gráficos mais interessantes.

 

Dashboard do site status invest

Uma parte da página sobre a carteira

Penso em abandonar a planilha de rentabilidade, porque é uma das informações menos úteis pra mim e os sites tem essas informações, além de que quando faço movimentações de um tipo de investimento para outro, a rentabilidade daquele ativo na planilha fica bem distorcida então não é confiável, exemplo abaixo.

Rentabilidade anual e histórica distorceu

Nos sites também a informação não fica bem 100%, por isso no final o que eu mais considero ainda é a minha planilha mais básica de registro de operações, em caso da receita federal algum dia vir me questionar, é com aquilo lá que vou tentar me explicar.

A planilha de balanceamento, apesar de ser super simples e prática, também poderia ser trocada pelos gráficos dos sites, até achei um bem legal do StatusInvest, que mostra por setor e segmento, imagem abaixo.

Legal né?

Então, mais de 3 anos de blog e ainda estou experimentando coisas 😅 mas eu sou curioso mesmo e gosto de testar ferramentas novas, difícil de manter um histórico bonitinho aqui.

Alerta sobre Financiamentos

Eu tenho um financiamento da minha casa, e nas linhas pequenas do contrato tem um reajuste pela taxa TR, taxa referencial que o governo coloca o valor que quiser, este ano o governo começou a cobrar essa taxa, já tinha alguns anos que estava zerada. Isso ativou meu sentido da aranha, pra me ligar nisso aí e quem sabe seja a hora de quitar de vez esse financiamento.

Por enquanto, vou só observar, já que o juro é baixo e a TR ainda está baixinha também, mas fiquei alerta porque bem no começo do meu financiamento, teve alguns anos que mesmo pagando tudo certo, no final o saldo devedor era praticamente o mesmo, por causa desse reajuste do saldo devedor pela TR, que a maioria das pessoas nem sabe que existe, ninguém te fala sobre isso na hora de contratar o financiamento e é bem difícil de encontrar isso no contrato, são as letras miúdas. 

Hoje em dia o pessoal tem gostado de colocar termos estranhos pra nos ludibriar, inclusive estes dias atrás participei de uma audiência pública, um tipo de consulta popular, para a população votar se aprova ou não que o município contrate um empréstimo, e vi uma coisa que me assustou bastante, vejam a imagem abaixo:

Termos gerais do empréstimo que o município vai fazer

"Fator de atualização monetária", estão ligados no que é isso? No caso além de pagar os 107,79% sobre o CDI de juros, vão reajustar o saldo devedor cobrando o IPCA, isso tem tudo pra dar merda, mas como os gestores públicos querem fazer obras na sua gestão pra aumentar as chances de reeleição, podendo deixar a dívida para gestão futura, e a população em geral não entende nada disso e só quer receber algum benefício no curto prazo, temos a receita pronta...

Mais um comentário sobre essas audiências públicas, não sei como é na cidade de vocês, mas aqui a população quase não participa, então os políticos sempre acabam aprovando seus projetos já que 90% dos participantes da audiência são cargos comissionados, os CCs, que vão com toda certeza votar a favor para apoiar o seu empregador. Aí a gente percebe que a democracia tem muitas falhas. 

Chega de falar de política agora, o objetivo principal é que todos vocês fiquem alertas com financiamentos/empréstimos, se você tiver algum, faça o favor pra si mesmo de revisar seu contrato e pense na possibilidade de antecipar parcelas, sempre reduzindo o PRAZO! Eu farei isso se sentir que a TR vai disparar.

Operações realizadas

Depois de investir o aporte normal, acabei comprando mais uma cota do FII HGLG11 no dia 15, reinvestindo os dividendos recebidos.

Negócios de julho


Video do fechamento mensal.


Abraços e até o futuro!

8 comentários:

  1. Cara, quita esse financiamento logo. Eu fiz isso que você falou, todo mês adiantava algum valor e pedia pro cara do banco abater do prazo. Melhor coisa que eu fiz.Em 5 anos eu quitei o financiamento , e isso porque no primeiro ano eu não adiantei nada, só paguei as parcelas mensais. Ou seja, poderia ter quitado em 4 anos. Com isso, ao invés de pagar 5 imóveis por causa dos juros, eu paguei o preço do meu imóvel e mais o de um carro. Financiamento nunca mais, a não ser que seja pra um imóvel ou terreno muito bom, e mesmo assim só financio no máximo 10 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mago, inicialmente eu estava antecipando parcelas, mas meu financiamento tem 6% de juros ao ano, é menos que a inflação atualmente, acho que compensa ir levando ele por enquanto, mas estou monitorando pra hora que a SELIC/inflação caírem novamente vou quitar tudo de uma vez, já tenho o dinheiro pra isso, se vender metade da carteira hehe. Abs

      Excluir
    2. Oi Bilionario, como o Mago disse quita o financiamento. Ao longo prazo a bola de neve fica imensa. Vai abatendo no valor e não no prazo. Melhor dica que te passo. Além de aliviar o mensal, rapidinho você quita o bruto.

      Excluir
    3. Olá Vini, tudo bem, já fiz isso bem no começo, meu primeiro aporte o cara do banco me sugeriu abater do valor, mas não compensa, você fica uns meses pagando menos e depois volta o normal, no caso você vai pagar todas as taxas/seguro etc nesses meses, se bobear até o juro tudo igual, então abater no prazo é a melhor opção. Eu devia ter desconfiado do cara do banco, óbvio que ele ia recomendar o que é melhor pro banco e não pra mim, mas enfim, tem essa questão dos juros baixos contra a inflação, que no momento o juro do financiamento é menos que a inflação, então minha dívida está reduzindo "em valores reais"... só fica a questão de manter cuidado com o reajuste pela TR. Abs

      Excluir
  2. Bilionário,

    Também gosto de usar o StatusInvest, atualmente o controle de dividendos está sendo feito diretamente por ele. Transferi toda a minha carteira para ele e confesso que só mantenho a planilha do AdP por conta da postagem no blog.
    O MeusDividendos é muito bacana para o controle de custos para fins de IR e também utilizo ele, entretanto percebi alguns problemas de automatização, por exemplo: as bonificações de BBDC são lançadas automaticamente, mas sem os custos enquanto no StatusInvest já lançam o custo.

    Sobre audiências públicas, sou de cidadezinha do interior e posso te dizer que ninguém participa disso. Eu gostaria de participar de algumas audiências, mas sei que isso seria mal visto. A qualidade da gestão pública é baixa no Brasil, em cidadezinhas é ainda pior.

    Parabéns pela boa evolução no patrimônio.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também comecei usar a planilha de rendimento por causa do blog, mas não vejo mais tanta necessidade. Abs

      Excluir
  3. Bom dia, Bilionário!

    Eu uso o StatusInvest e estou bem satisfeita. Gosto da página de indicadores das empresas, do comparador de ações, dos gráficos etc.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!

      Muitas coisas interessantes naquele site, dei mais uma explorada ontem e achei algumas funcionalidades bem úteis, algumas coisas que eu tinha em planilhas como a variação dos últimos 30 dias dos ativos. Cada vez gostando mais. Única coisa que me preocupou um pouco foi na parte dos Termos de Uso, diz que todo conteúdo é protegido (propriedade intelectual), talvez de problema ficar postando as coisas deles aqui, mas imagino que muita gente faz isso kkkk

      Abraço!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...