Fechamento Outubro 2022

Olá a todos!

Hoje, dia 31 de outubro de 2022, comemoramos 505 anos da reforma protestante e é feriado aqui no meu município. Um dia feliz para todos cristãos comemorarem a graça de Deus.

Finalmente terminou a folia com eleições! Ou não... hoje tivemos muitas rodovias fechadas com protestos, aqui na minha cidade já não tem mais combustível, apesar disso, a bolsa fechou positivo no final do dia, talvez o prego venha amanhã.

 

Fechamento Bolsa em 31/10/2022

Olhando rapidamente a variação de hoje, aparentemente o mercado já havia precificado esse resultado das eleições, com vitória do Lula, apenas as estatais Petrobras e Banco do Brasil caíram forte hoje, provavelmente temendo interferências políticas no próximo ano.

Apesar da alta volatilidade, no mês de outubro o índice Bovespa fechou em alta de 5%, mas minha carteira de ações foi muito melhor, subiu cerca de 9%. Finalmente!

Ações

Os outros investimentos não tiveram resultados expressivos, tudo subindo pouco, e só o tesouro direto IPCA+ que teve um resultado negativo nesse mês, gerando um resultado consolidado final de 2,14% positivo.

 

Consolidado

Aportes e Negócios

O valor aportado foi de 2 mil reais, tudo enviado para Avenue (exterior), onde foi feita a compra de 5,69157 cotas do ETF SCHD, preço médio $ 68,28. Pessoal anda especulando que a taxa de juros americana vai continuar subindo até cerca de 5%, então o VGLT e o SCHP devem continuar caindo mais um tempo, até cheguei a pensar de vender eles e recomprar mais adiante, mas por fim decidi manter.

Também comprei 3 cotas de RECR11 por 89,25 a unidade, depois de 3 meses com deflação esse FII sofreu bastante e resolvi reinvestir os dividendos recebidos este mês nele.

A carteira segue evoluindo bem, geralmente final de ano a bolsa sobe, espero que as ações da Ambev tenham uma alta agora com a copa do mundo chegando, ainda tivemos notícias bem positivas com lucros da Weg subindo, Hypera este ano está fantástica também, acho que uma das que mais subiram. M Dias se recuperou legal, no geral maioria das ações estão melhorando agora, tomara que 2023 continue assim.


Outros assuntos e ideias

Uma notícia interessante que vi essa semana no site Infomoney foi justamente sobre a estratégia de investimento 60/40 que parou de funcionar no mercado americano, inicialmente eu tinha feito este estudo com ETFs e adotei uma carteira parecida, e o resultado desse ano tem sido péssimo, ambos ativos acabaram por se correlacionar e cair juntos, parecido com o que já tinha me acontecido aqui no Brasil com tesouro direto e FIIs andando praticamente igual.

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/60-acoes-40-renda-fixa-por-que-tradicional-estrategia-de-investimento-americana-parou-de-funcionar/

Até fui revisar meus estudos de portfólios que tinha publicado aqui no blog, 1)Estudos de Portfólios e 2) Estudo de Portfólios - David Swensen e de fato a otimização apontava para diversificar 55% ações (VOO) e 45% renda fixa (TLT), mas 2022 deu ruim.

Tive o azar de no meu segundo ano a estratégia não funcionar como deveria, mas faz parte, o mundo mudando, coisas que no passado funcionavam agora já não funcionam mais tão bem. 

Por enquanto, não penso em mudar a carteira, minha ideia é deixar quieto o investimento já feito. Apesar da cotação destes ETFs caírem muito, com juros maiores vão pagar mais dividendos, então talvez faça sentido comprar mais ETF de renda fixa quando os juros pararem de subir, aproveitando os preços baixos.

Dólar voltou a cair este mês, provavelmente culpa da inflação americana, mas acho que ano que vem se o imposto dos combustíveis voltar, a inflação vai subir aqui também e dólar deve subir.

 Abraços e até o futuro!

10 comentários:

  1. Parabéns por mais um mês de aportes!

    Quanto aos estudos acadêmicos de finanças, não sei se levo fé. Claro que algumas coisas estão certas, mas quando tentam definir regras e modelos ideais de portfolio, das duas uma: ou o modelo está errado desde sua concepção (muitas vezes por falta de experiência prática do acadêmico, ou por necessariamente ter que ser elaborado considerando "condições ideais") ou então o modelo funcionava até ser publicado e amplamente utilizado. Por exemplo, se existe um método infalível de trade, de lucro certo, ele deixará de funcionar a partir do momento que se tornar de amplo conhecimento, pois será adotado em massa, anulando os lucros, tendo em vista que as posições contrárias à do método perfeito diminuirão cada vez mais, secando os lucros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Mago no quesito trade systems, já fiz muito backtest nos meus primeiros anos de "investidor" tentando encontrar uma fórmula pra lucrar e os sistemas deixam de funcionar depois de um tempo. Já na questão desses estudos de portfólios é um pouco diferente, porque basicamente eles tentam encontrar ativos descorrelacionados, que quando um cai o outro sobe e vice versa, pra deixar a carteira menos volátil. Pelo que tinha estudado, isso acabe reduzindo a rentabilidade também, mas ainda assim, deixa o investidor muito mais tranquilo. Agora esses últimos tempos as coisas estão se correlacionando, quando cai, cai tudo, e quando sobe, tudo sobe, daí essa diversificação perdeu o sentido. Abraços

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Hudson! É um ETF americano que foca mais em empresas que pagam dividendos, pode ver mais no site https://www.etf.com/SCHD

      Excluir
  3. Bilionário,

    Concordo com sua estratégia e suas opiniões envolvendo SCHD e SCHP.

    A WEG e a Hypera estão com resultados muito bons. Acho que é um pouco daquilo que o Bastter diz sobre comprar empresas boas e não ficar olhando preço.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de resultado Bilionário! O rally do dia 31/10 foi lindo mesmo! Rsrs. Só não acredito que a B3 sustente esse patamar por muito tempo (daqui a pouco os gringos vão se lembrar pq precisamos de uma taxa de juros tão alta pra atrai-los. Insegurança política e jurídica irão afugentar os investidores para outro mercado emergente...)Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, pois é, também não sei, acho que no geral a bolsa brasileira tem várias empresas baratas, mas pelo pouco que acompanho, dificilmente essas empresas "baratas" ficam "caras", devido a estes riscos que citaste. Então podemos continuar comprando elas por muitos anos e talvez nunca valorizem como deveriam, só o dia que o Brasil for visto como um país sério, mas no ritmo que estamos indo, vai demorar. Pensando em aproveitar esse dólar barato e aportar mais no exterior daqui pra frente. Abraços

      Excluir
    2. Também estou pensando isso...dólar barato com ETFs ótimos a preços muito descontados... tá difícil ignorar. Só espero que a situação se mantenha até receber meu próximo salário...rsrs

      Excluir
  5. Parabéns Bilionário, mais um mês na crescente com aportes consistentes, me fez abrir os olhos novamente para o mercado exterior, como meu foco é 100% dividendos, começar com alguns ETFS seria uma opção bem legal, vou estudar mais sobre, acho que este finalzinho de ano alguns reais vão virar dólares haha

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Programa para Declaração IR liberado!

E aí galera! Liberaram o programa pra declarar os rendimentos para a receita federal, baixei aqui e já trouxe algumas coisas na pré preenchi...