Sr Mercado Em Pânico Hoje

Olá pessoal!

Nestes últimos dias pudemos ver o humor do Sr Mercado se alterando de diversas formas, em Dezembro estava eufórico e acreditando na bolsa, hoje caindo forte prevendo o fim da civilização, nas últimas semanas era quase certo 1 dia de alta, 1 dia de queda.



Pra quem não conhece, o Sr Mercado é um homem perturbado emocionalmente, que oscila muito rapidamente seu humor, entre a euforia e o medo, acho que chamam isso de bipolar hoje em dia. Ele foi criado por Benjamin Graham, no livro O Investidor Inteligente, e serve para ilustrar o comportamento do mercado de renda variável.

Neste momento em que escrevo não tem nenhuma ação em alta, devido ao medo que tomou conta do Sr Mercado em relação ao coronavírus, pelo menos é isso que a mídia está divulgando como causa das quedas. No meu ver, um vírus não tem como prejudicar tanto todas as empresas no longo prazo, visto que é algo comum, de tempos em tempos surge algum vírus novo, afinal, todo ano o vírus sofre mutação, a gente nunca pega a mesma gripe duas vezes, é sempre um vírus novo, que pego uma vez, nosso corpo cria anticorpos para nos proteger no futuro.

Site Infomoney em 2020-02-26
Eu acredito que logo mais vão ter vacinas e a situação será controlada, só questão de tempo, mas o Sr Mercado não consegue pensar racionalmente, o coitado sofre de sérios problemas psicológicos e vem tentar nos vender tudo a preços cada vez mais baixos, achando que é o fim do mundo.Se você é um investidor que pensa no longo prazo, não irá deixar se influenciar pelo humor do Sr Mercado, irá fazer sua própria avaliação racionalmente e tomar uma decisão de acordo com o seu racional.

É graças a esse comportamento do Sr Mercado que podemos comprar boas empresas por preços baixos, e muitas vezes também vemos as empresas com preços absurdos, o que geralmente causa prejuízos pra quem se deixa levar pela emoção e compra no topo.

Bons investimentos e até o futuro!

4 comentários:

  1. Situação que todo investidor de RV já deve esperar, pra alguns, hora de encher o carrinho.

    Sugestão: aumenta um pouquinho a fonte da letra pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu também estava forçando um pouco a vista, uso PC com resolução Full HD, fonte tamanho 12 estava um pouco pequena, pra resoluções menores talvez fosse bom, mas de qualquer forma, aumentei pra 14 e ficou bem mais fácil a leitura. Obrigado pela dica.

      Eu ainda vou esperar mais uns dias, farei meu aporte semana que vem, início do mês, pra mim quanto mais o Sr Mercado estiver em pânico no momento do meu aporte, melhor. Claro que não espero que ninguém morra gripado, estou torcendo inclusive para que esse vírus não chegue aqui no Brasil tão cedo porque pretendo viajar mês que vem.

      Abraços!

      Excluir
  2. Fala Bilionário. Acabei de conhecer seu blog, vi que temos muitas empresas em comum na carteira, bem legal.
    Eu aproveitei para fazer minhas compras do mês, um ótimo momento para o investidor de longo prazo.
    Na verdade, esse resultado do mercado é o mesmo que vemos das pessoas em relação ao coronavirus.
    As pessoas começaram a estocar comida, zerar estoques no mercado, sendo que é um virus menos letal que o da gripe. Pouca gente estuda sobre e começa o caos. Isso acaba impactando nas empresas, e nos funcionários e clientes. É um ciclo de notícias ruins que avassala o mercado.
    Como sabemos que isso não impacta nos números de longo prazo, lá estamos nós aportando.
    Um abraço e sucesso.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Stark!! Eu já sigo você a um tempinho, Abraços!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...