Rentabilidade de Julho, que SUSTO!

Olá a todos, mais um mês passou voando!!

Parece que depois da metade do ano o tempo passa mais rápido, fazer o que, chegou a hora de atualizar as planilhas e ver como foi o resultado.

Eu fiz um aporte em ações neste mês de Julho, na Fleury, e pra minha surpresa, "parecia" que foi um mês horrível para minha carteira de ações, aí pensei que algo estava errado no sistema da Clear, mas aí fui ver no CEI e os valores eram parecidos...

Resultado das Ações ERRADO
Então fiz uma planilha nova usando o Google Finance para ver a cotação das ações nos últimos 30 dias, e confesso que ainda não entendia essa queda de 12%...

Planilha que fiz pra tentar entender o que aconteceu, CGRA3 ficou com 2 dias a menos, acho que não teve negócios
Olhei na planilha de balanceamento e valores não fechavam, continuei investigando e descobri que as ações da Fleury não estão aparecendo na minha carteira na Clear, e também não soma no CEI da B3, aí fui verificar que alguém alugou as minhas ações, vi isso no CEI mesmo, na parte de baixo "Empréstimo de ativos" tinha um saldo R$ 620,50, que fecha com o sumiço das ações da Fleury.

CEI - Tela inicial não soma valores dos empréstimos...
Minhas ações da Fleury foram emprestadas, espero receber uns centavos por esse aluguel
Somei este valor e agora sim as coisas começam a fazer sentido, ficou bem aproximado com valor da minha planilha de balanceamento e também com os dados do site meusdividendos, onde também cadastro as operações pra ver os proventos e outros tipos de gráficos.

Eu procurei no site da Clear e eles não tem nenhum lugar no sistema que te permite acompanhar as ações alugadas, pelo visto a única forma é pelo CEI mesmo, olha esse manual deles: http://image.clear-informa.com.br/lib/fe8d1373756503757d/m/2/ea3c85a6-739c-44b9-8c84-76c39dbd3b33.pdf

Passado este susto, arrumei o valor na planilha e agora o resultado ficou certo, 4% positivo nas ações.


Na conta da XP onde tenho FIIs e renda fixa, resultado ficou positivo em 1,8%.


E o consolidado ficou positivo 2,54%, e cheguei nos 15 mil :)


Bom, pra finalizar a atualização mensal, gráficos do site meusdividendos, onde não tem a parte de renda fixa cadastrada apenas FIIs e Ações, por isso algumas diferenças... mas sempre gosto de olhar essa parte também, pra ver que a Renda Fixa me ajuda bastante em alguns meses.


Na parte de baixo, na direita, dá pra ver as barras, laranja o que investi e azul o atual... Weg é uma loucura, é aquela barra laranja pequena bem no alto... ou seja uma das maiores posições, e um dos menores aportes.

Me lembrei agora que em Julho também tivemos a notícia de que o Tesouro Direto reduziu as taxas pra quem investe até R$ 10.000,00 no Tesouro SELIC, que é meu caso, então ele deve render um pouco mais agora, começa valer hoje isso, dia 01/08/2020.


Notícia original: https://www.tesourodireto.com.br/noticias/comunicado-aos-investidores-do-tesouro-direto.htm

Até o futuro!

9 comentários:

  1. Eu alugava toda a minha carteira e lembro desses sumiços, dia sim dia não eu recebia email de clear falando que minhas ações foram alugadas, é uma ótima forma de rentabilizar pouco fazendo nada, mas eu sou um investidor ativo e opero opções com venda coberta, então as ações ficarem sumindo e voltando não me agradava muito e aí cancelei o aluguel.
    Em 6 meses devo ter lucrado uns 50 reais só hahaha

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recebi email me avisando... acho que vou contatar a Clear pra saber mais.
      Abs!

      Excluir
  2. Olá, Billions
    Quando o aluguel encerrar, o ativo irá voltar para a Carteira Livre aí se vc quiser pode colocá-lo novamente para alugar.
    Bons investimentos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu lembro que bem no início eu dei essa permissão para alugarem meus ativos, mas na hora nem lembrei. Isso fica automático, a hora que alguém solicita a corretora aluga. Bons investimentos pra você também!

      Excluir
  3. Fala Bilionário, esse aluguel aí te rendeu quanto de dim dim?

    ResponderExcluir
  4. Olá bilionário, essa isenção da taxa do tesouro é excelente, novos tempos hein.

    Depois se puder conta um pouco como funciona o aluguel de ações, sempre tive curiosidade...

    Abraços, sucessoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá One!

      O aluguel das ações funciona mais ou menos assim: imagina que você veja que o preço dos celulares está caindo, e você quer lucrar com isso, você aluga um celular X de alguém e vende ele por 1.000 reais hoje, daqui a 6 meses, esse mesmo celular X pode ser comprado por 500 reais, então você compra ele e devolve para o dono original, nesse processo você ganhou 500 reais.

      Aí você tem que pagar o aluguel do celular, vamos dizer que te cobrou 100 reais pra alugar por 6 meses, ainda te sobra um lucro de 400 reais na operação. Isso é o que chamamos de operar vendido, você vende algo que você não possui, precisa alugar pra isso, e depois recompra mais barato pra devolver. Mas nem sempre dá certo isso, se o preço subir você pode perder muito.

      É uma operação arriscada no meu ponto de vista, já que o lucro máximo seria próximo de 100% mas o prejuízo máximo é ilimitado. Quem investe com foco no longo prazo geralmente aluga suas ações pra ganhar um extra.

      Abraços

      Excluir
    2. Excelente explicação, obrigado Bilionário! Vou pesquisar mais depois e quem sabe futuramente faça também... Valeu!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...