Estudo da Grazziotin - CGRA3

Olá, hoje resolvi começar uma série nova de textos, comentando sobre os ativos da carteira.

Vou começar pela Grazziotin, o grupo Grazziotin é praticamente uma Holding, possui redes de lojas, algumas que eu conheço aqui da minha região, como a PorMenos e Grazziotin, onde sou cliente e gosto bastante. Analisando o relatório anual, vemos que eles estão abrindo novas lojas praticamente todo mês, sendo a Pormenos a principal, com mais de 50% do faturamento.

Bom, as regras que comecei a definir pra escolha das ações foram as seguintes:
  1. As empresas devem ser negócios sólidos, perenes, que vão durar por pelo menos mais 30 anos. Pensando nisso acho que eliminamos entrar em IPO, eliminamos empresas com muitas dívidas ou prejuízos, vamos selecionar empresas que tem tido lucro nos últimos 5 anos, de preferência crescente, de setores com baixo histórico de falência.
  2. Rentabilidade, para esse quesito precisamos avaliar o preço, existem várias fórmulas, no momento estou estudando a do Graham e também do GreenBlatt. Alguns indicadores pra analisar são: P/L, ROE, DY
  3. Boa liquidez, um filtro pode ser selecionar apenas ações do Índice ou simplesmente analisar o volume negociado diariamente, tendo bom volume que permita a venda rápida em caso de necessidade está OK.
  4. Empresas sem dívidas ou com dívida controlada. Liquidez Corrente Maior que 1, e Dívida/PL menor que 2.
Lucro Líquido Anual

1. Empresas sólidas, negócios perenes

O primeiro quesito, empresas perenes, o grupo Grazziotin passa raspando, no meu ponto de vista, o comércio sempre irá existir, as pessoas sempre irão precisar comprar roupas, móveis, calçados etc, mas o detalhe é que é um setor bastante concorrido onde a boa gestão é muito importante. Como o grupo possui várias lojas distribuídas no interior do estado, conseguem um ganho de escala e uma sinergia entre as marcas, o que eu gostei bastante.
Além disso, eles possuem outros negócios como uma Financiadora, pra crédito pessoal de clientes, um shopping em Porto Alegre, A Grato Agropecuária (50% dela) na Bahia, com plantio de soja, milho, feijão e algodão, e uma floresta de Pinus, com 1490 hectares. Com todos esses negócios, o grupo tem conseguido obter lucros todos os anos, embora não tenha decolado, pelo menos me parece que a gestão é bem responsável e tem conseguido expandir sem tomar muitos empréstimos, de maneira sustentável.


O que me agradou na empresa foi o crescimento constante, embora baixo, mas constante do Patrimônio, conforme o gráfico acima retirado da Plataforma Pense Rico. Mesmo com todas as crises que passamos, essa empresa conseguiu obter este crescimento, então acredito que seja um negócio perene. Neste mesmo gráfico podemos ver que o ROE, Retorno sobre o PL, tem caído nos últimos anos, e os lucros tendem a ser altos no 2º e 4º bimestre, e baixos no 1º e 3º, é um sobe e desce.

Um site que gostei de ver os indicadores fundamentalistas é o Eduardo Cavalcanti, tem um layout limpo e permite fazer uma análise rápida deles.
https://eduardocavalcanti.com/an_fundamentalista/cgra/
Patrimônio e Receita
O Patrimônio cresce que parece uma renda fixa, já o lucro tem seus altos e baixos.
Lucro Liq. e Proventos

2. Rentabilidade

No segundo quesito, Rentabilidade, vemos que a empresa tem seu preço no mercado relativamente baixo, com o Preço/Lucro perto de 10, ou seja, levaria 10 anos pra receber de volta o investimento se os lucros se mantiverem constantes, e o Dividend Yield tem sido distribuído valor próximo do mínimo previsto em lei.

P/L geralmente abaixo de 10, DY perto dos 4,5% ao ano.

3. Boa Liquidez

O terceiro quesito, liquidez das ações no mercado, aqui eu estou vendo que a Grazziotin tem um sério problema, principalmente pra quem está comprando a ação ordinária no mercado fracionário, CGRA3F, quase não tem volume, pra comprar tem sido bem difícil, imagina pra vender. As ações preferenciais até tem mais liquidez, mas também não é grande coisa. Como a ideia aqui é ser sócio, eu desconsiderei essa questão da liquidez e estou comprando a ordinária mesmo, correndo o risco de um dia precisar vender e não ter comprador.
Não tem vendedores das ações CGRA3F
 
A diferença entre os preços de compra e venda das CGRA3 passa de 1 real no lote padrão, e quase 2 reais no fracionário, o que dá quase 8%. Muito Tenso.

4. Baixo Endividamento

E quanto a dívidas, Grazziotin é bem tranquila, dívida líquida negativa.

Existem outros fatores interessantes a se analisar aqui também, mas em resumo, a empresa é lucrativa, tem apresentado bons resultados, e embora não tenha conseguido aumentar seus lucros, vem expandindo, abrindo novas lojas nos últimos anos, sem necessidade de tomar empréstimos para isso, e tem aumentado seu patrimônio consistentemente.

O lado ruim da empresa é a liquidez, a impressão que eu tenho é que os sócios não querem vender, e como a empresa é pequena e está longe dos holofotes da bolsa, temos poucos negócios. Se a empresa mudar para o Novo Mercado, e convertesse as ações PN CGRA4 em CGRA3, acho que aumentaria a liquidez e ficaria bem mais tranquilo de investir nela.

Links das informações consultadas:
  1. Balanços Anuais
  2. Plataforma Pense Rico
  3. Eduardo Cavalcanti

Update - Video do Estudo atualizado em 2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...