O Homem mais Rico da Babilônia


Livro - O homem mais rico da Babilônia

Eu li este livro a mais de 10 anos, e volta e meia pego ele de novo pra dar uma relembrada. Neste livro aprendi conceitos básicos de finanças pessoais, acredito que foi um dos livros mais importantes que li, ele me motivou a criar uma reserva financeira para alcançar meus sonhos, e assim criei o hábito de gastar menos do que ganho, poupar e investir.

Através de uma história, o autor no ensina muita coisa, e pra dar um gostinho, deixo aqui as 5 Leis do Ouro:
I. O ouro vem de bom grado e numa quantidade crescente para todo homem que separa não menos de um décimo de seus ganhos, a fim de criar um fundo para seu futuro e o de sua própria família.

II. O ouro trabalha diligente e satisfatoriamente para o homem prudente que, possuindo-o, encontra para ele um emprego lucrativo, multiplicando-o como os flocos de algodão no campo.

III. O ouro busca a proteção do proprietário cauteloso que o investe de acordo com os conselhos de homens mais experimentados em seu manuseio.

IV. O ouro foge do homem que o emprega em negócios ou propósitos com que não está familiarizado ou que não contam com a aprovação daqueles que sabem poupá-lo.

V. O ouro escapa ao homem que o força a ganhos impossíveis ou que dá ouvidos aos conselhos enganosos de trapaceiros e fraudadores ou que confia em sua própria inexperiência e desejos românticos na hora de investi-lo.

Leis retiradas do livro O homem mais rico da Babilônia de George S. Clason.
Outras frases interessantes:
"Uma bolsa gorda fica logo vazia se não houver um constante fluxo de ouro."
"A riqueza é um poder. Com a riqueza, muitas coisas se tornam possíveis."
"A riqueza, como uma árvore, cresce a partir de uma simples semente. A primeira moeda de cobre que economizar será a semente a partir da qual sua árvore da riqueza crescerá. Quanto mais cedo plantá-la, mais cedo a árvore crescerá. E quanto mais fielmente alimentar e regar essa árvore com economias cons­tantes, logo chegará o dia em que poderá abrigar-se em pleno contentamento embaixo de sua sombra."
"Aproveitem a vida enquanto estiverem aqui. Não exagerem nem tentem economizar demais. Se um décimo de tudo que ganharem é o que vocês podem confortavelmente poupar, con­tentem-se com essa porção. Por outro lado, vivam de acordo com suas rendas e não sejam sovinas nem temerosos ao gastar. A vida é boa e rica com coisas que valham a pena e causem prazer."

"Uma parte de todos os seus ganhos pertence exclusivamente a você"
E por aí vai, muita sabedoria em um livro muito pequeno. Boa leitura a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...