Fechamento de Novembro/2019

Olá queridos leitores do blog!

Finalmente chegou final do mês, e também final do ano. Eu estava ansioso por fazer essa atualização, por ser primeiro mês que vou postar aqui o resultado seguido uma planilha do blog AdP, que mostra os resultados como se fossem cotas de um fundo, e que muitos outros blogs utilizam.

Seguem os print das planilhas, tentei preencher retroativo desde que comecei, os aportes estão corretos, mas a rentabilidade não está 100% exato.

Planilha Além da Poupança - Consolidada
Resultado das Ações, corretora Clear
Resultado dos FIIs e Tesouro Direto, na XP
Como visto, desde o início dessa carteira tivemos 2 meses negativos, em Julho e Agosto, por conta principalmente de XPCM11, nosso cisne negro, que neste mês de novembro teve uma alta forte e trouxe a carteira ao seu melhor mês, 4,6% de alta consolidada. Uma coisa interessante deste mês foi que meu saldo do Tesouro Direto diminuiu, ou seja, minha renda fixa deu negativa neste mês.

No sistema da XP também tem um relatório que é muito parecido com a planilha do AdP, vou colocar aqui para vocês poderem ver a comparação.
Relatório de Rentabilidade da XP (FIIs e Tesouro Direto)
Balanceamento da Carteira por Tipo de Investimento
É bem provável que o relatório da Xp esteja mais exato, mas enfim, é bom termos nosso próprio controle também para fins de comparação. Na XP a rentabilidade final está 5,67% e na planilha está 5,66%, deve ser questão de arredondar apenas.

Pra concluir o post, com essa alta dos FII, e a queda na renda fixa, pra vocês ver que renda fixa também varia, a carteira ficou um pouco desbalanceada, mas nada que me preocupe, posso corrigir isso com próximos aportes.

Ainda estou com valor investido bem acima da meta, então agora vou focar em antecipar algumas prestações de um financiamento imobiliário que tenho, a única coisa que talvez eu faça este mês, é uma venda de XPCM11, que estou a algum tempo analisando e pensando se vale a pena o risco ou não, conforme já escrevi aqui.

Crescimento da Carteira, segue acima das metas
E aí pessoal, gostaram dessa forma de apresentar os resultados da carteira? Comentem aí se gostaram ou se preferem outra forma, achei essa forma interessante, mas temos muitas opções hoje em dia, como eu gosto de experimentar e sou bastante curioso, talvez até mês que vem eu já descubra outro site ou outra planilha interessante e traga aqui para vocês.

Bons investimentos!

7 comentários:

  1. Olá, Bilionário.

    Eu gostei da planinha verde. Ficou bem legal.
    Bons investimentos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o acompanhamento, Bilionário. Bacana a planilha verde.

    Sou suspeito pra falar sobre planilhas, pois gosto muito de criar Dashboards.

    Minha carteira ainda está no início, mas em breve estarei desenvolvendo uma planilha robusta e ao mesmo tempo simples para o gerenciamento dos aportes e renda passiva.

    Abraço e parabéns por estar performando acima da sua meta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal CdD!

      A hora que tiver a sua planilha compartilha ela para darmos uma testada, quem sabe posso contribuir, já fiz diversas, mas no momento estou usando 3.

      Essa do AdP para rentabilidade, outra só com as operações e preços médios, e outra para balanceamento da carteira.

      Usando o Google você consegue a cotação automaticamente, isso facilita bastante na hora de balancear. Tem outras planilhas prontas na Internet, se você gosta de dashboards dá uma olhada nas do dLombello, que são bem completas, mas são um pouco pesadas e achei que tem muita informação lá, prefiro mais simples.

      Abraços

      Excluir
    2. Então, a planilha do dLombello é excelente, entretanto é muito pesada, pretendo criar uma mais simples e leve.

      Estou usando o site meusdividendos.com, excelente porém o admin está passando por dificuldades, então é mais um motivo para eu desenvolver meu próprio mecanismo de controle para não ficar refém hehe.

      Excluir
    3. Pois é, eu já usei o site meusdividendos, pra comparação e análises mesmo, e o site é muito bom e é gratuito, mas não sabemos até quando vai ser gratuito ou até quando vai funcionar.

      Hoje compartilhei uma planilha, confere aqui https://bilionariodozero.blogspot.com/2019/12/planilha-pra-balanceamento-da-carteira.html

      Abraço

      Excluir
  3. Bilionário,

    Gostei do estilo das planilhas. Simples e sem informações em excesso.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...