A pirâmide da previdência

Olá!
Estado Rio Grande do Sul (2018)

Nos últimos anos todos acompanhamos as notícias sobre a Previdência, em 2019 em especial, com a Reforma que foi realizada e discutida durante praticamente todo o ano, muitas mudanças foram feitas para adiar a falência do sistema. 

Outro assunto que foi bastante noticiado em 2019, foi as diversas pirâmides financeiras, esquemas fraudulentos que enganam as pessoas com promessas de lucros rápidos ou altos rendimentos, mas para isso você precisa convidar mais pessoas para entrar no esquema.

Enquanto eu tomava meu café e pensava sobre esses assuntos, me veio um pensamento, a nossa previdência é muito parecida com um esquema de pirâmide financeira, confira algumas características em comum:

  • A renda dos aposentados (topo da pirâmide) depende do recrutamento de novos trabalhadores assalariados que pagam um percentual para os que estão no topo.
  • Os que entram primeiro pouco precisam contribuir, porque não existem ou são poucos os beneficiados com o esquema.
  • A tendência é que só os primeiros que entraram tenham alguma renda real, os últimos que entram, apenas pagam e no final pouco recebem, ou no caso de falência do esquema, não recebem nada.

Eu acredito que as pessoas que idealizaram a nossa previdência, não previram as mudanças demográficas que causariam todos estes problemas que estamos enfrentando hoje, pegando como exemplo o estado do Rio Grande do Sul, vemos os servidores públicos recebendo salário parcelado a meses, isso porque o estado não tem mais dinheiro, sendo um dos problemas o fato de que no RS, já existem mais aposentados do que servidores em ativa.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2018/07/inativos-ja-sao-554-da-folha-de-servidores-do-rs-cjj3j1hdk0l7g01qo9tbayvp3.html

Isso aconteceu devido ao fato de que com a evolução da medicina, conseguimos contornar a maioria dos problemas (doenças) que causavam a morte prematura, tornando possível que nós vivamos o máximo potencial de nossas vidas, confira abaixo dados sobre expectativa de vida no mundo.


A 120 anos atrás a expectativa de vida no Brasil era de apenas 40 anos, agora chega perto de 80, e esse aumento é muito bom, eu quero viver o máximo da minha vida e imagino que você também.

Agora imaginem que a medicina vai continuar evoluindo a um ritmo cada vez mais rápido devido a novas tecnologias, aumentando continuamente a expectativa de vida, além disso, já existem diversos estudos que mostram que a população brasileira vai começar a reduzir em 2042, e vemos na prática que as famílias tem menos filhos atualmente. 

Como vai ficar esse sistema onde os filhos pagam a aposentadoria dos pais e avós? Será que 14% do salário dos filhos será suficiente? Um filho pagando para 2 pais e 4 avós? Impossível. Só me resta supor que ou o governo vai imprimir muito dinheiro para pagar essa conta, gerando inflação e impossibilitando investimentos, ou esse sistema irá falir e eventualmente deixar de existir.

Alguns podem achar que isso nunca vai acontecer, outros preferem nem pensar nisso, mas nós temos a obrigação de ficarmos atentos e nos preparar para não precisar trabalhar até morrer ou aumentar a carga dos nossos filhos e netos, depois não digam que não avisei! 

Abraços!

2 comentários:

  1. Uma ótima análise BZ, infelizmente essa é a triste realidade desse sistema fadado ao fracasso. É só questão de tempo, assim com em qualquer outra pirâmide uma hora fica insustentável.


    https://patrimoniozero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Situação bem infeliz essa, por isso precisamos alertar os jovens principalmente a criarem suas próprias reservas.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...