Fechamento de Fevereiro -0,76%

Olá a todos!

Fevereiro passou voando, este mês meu aporte principal foi aplicado no tesouro IPCA, 2k de dinheiro suado e uns trocados de dividendos, total R$ 2.137,67 no vencimento 2045, taxa de IPCA+6,55%. Hoje 01/03/23 a taxa desse título está IPCA+6,51%, ainda muito atrativa.

No meio do mês recebi uns dividendos de FIIs que reapliquei no RECR11, 1 cota por R$ 83,96.

Este FII está com alguns problemas, que fizeram o valor da cota cair, mas segundo entrevista do gestor, já estão tratando das garantias pra reaver o dinheiro, o que pode demorar alguns meses para acontecer. Alguns fatos/problemas recentes divulgados: Ávida; Virgo; Aracaju; Li Ivestimentos. Estou aguardando mais detalhes do gestor em algum relatório gerencial.


Investimentos realizados

Rentabilidade

A rentabilidade ficou negativa novamente, pela minha planilha de metas foi -0,76%, pelo site status invest foi -0,77%, engraçado que no site de manhã bem cedo mostrava -0,25% pra fevereiro, agora são 9 horas da manhã e mudou pra -0,77%, sincronizou alguma coisa aí enquanto eu escrevia este post.

Perdi do CDI mas ganhei do IBOV gráfico de 30 dias

Metas

E print da minha planilha de metas.

Essa rentabilidade ruim me deixou abaixo da meta

No quesito aportes estou indo bem, só a rentabilidade ruim que me atrapalhando pra bater a meta de capital acumulado este ano, mais 10 meses pra recuperar isso. A meta pro final do ano é superar os 100k, ou seja, 0,01% do bilhão 😂 ou 10% do milhão 😎

Meus belos gráficos

Outros assuntos

Este mês de fevereiro fiz várias publicações aqui no blog: 

  1. consegui atualizar o estudo dos FoFs de FIIs, e já saiu até um video dele no youtube
  2. comecei revisar minha carteira de ações, olhando os resultados de 2022. 
  3. revisei resultados dos filtros de Graham e calculei o preço justo das ações.
  4. simulações e estudos sobre investimento no tesouro direto, muito interessante. 
  5. e ainda teve o primeiro fechamento da carteira ETFs da Paz.

Falando na carteira ETFs da Paz, mês de fevereiro fechou no positivo novamente.

 

Carteira de estudo: ETF da Paz

Vou fazer um post com mais detalhes lá no Carteira Simples, apesar que não tem muito o que analisar nessa estratégia, é só PAZ mesmo, por enquanto não tem novos aportes nela, só acompanhamento e rebalanceamento caso necessário. Mesmo se eu mudar minha carteira e adotar essa estratégia no futuro, acho que manterei ainda este estudo separado da carteira, só pra estudo mesmo.

Já na questão de saúde, dei uma engordada, muita festa nos últimos dias, acabei não indo tanto na academia. Ainda estou correndo 5km, mas os 10km que estava fazendo ano passado tem ficado mais difícil.

Até o futuro!

14 comentários:

  1. Fala Bilionário,

    As açóes foram os principais responsáveis pela queda da rentabilidade este mês?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AMC! Sim, ações caíram cerca de 4,4% em fevereiro, no exterior mesmo com dólar subindo 3,35% valorizou apenas 0,83%. FIIs caíram 0,38% e renda fixa meio no zero a zero. Abs

      Excluir
  2. Boa tarde Bilionário! Pra mim foi um mês de queda caprichada das ações e FIIs...rsrs...triste...Mas paciência. Vamos em frente! As taxas do TD estão muito boas mesmo...o que me desanima são as taxas de custodia (ter que lembrar de deixar dinheiro na conta pra compensar) e também IR na venda (fiquei mal acostumado por a maior parte da minha RF ser isenta). Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI! Sim, ano passado teve uma cobrança do TD, 23 reais, o pior que eu não costumo deixar saldo na conta, sorte que entra uns dividendos dos FIIs. IR é meio sacanagem, principalmente por conta da inflação no Brasil, no final o ganho real que geralmente já é nulo fica ainda menor. Uma vez eu tinha me decidido a investir mais em LCI/LCA por serem isentas, mas o detalhe é que os valores mínimos geralmente são maiores que meus aportes mensais, aí complica. Quando tiver mais dinheiro vou migrar uma parte da renda fixa pra esses ativos. Abraços

      Excluir
  3. Pelo que eu vi ninguém da finanfera conseguiu rentabilidade positiva esse mês.
    O que eu acho mais incrível é você já tem parte da carteira dolarizada, queria ter tido essa visão.
    Eu comecei a investir em 2008, mas só em 2018 criei vergonha na cara para dolarizar parte da carteira com o IVVB11.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI, é bom ter um pouco dolarizado, mas eu peguei uma marcação a mercado forte no exterior, comprei renda fixa uns anos atrás e não vendi quando começaram subir os juros :( Estou bem negativo em alguns etfs. Acho que hoje está melhor pra dolarizar do que quando eu comecei. Abraços

      Excluir
  4. Fala, Bi, blzin?

    Carteira paz é tudo de bom, rs!!! Vi lá que sua outra página recebeu 3200 visitas em 3 meses!!! impressionante!!! Meu blog tem 7 mil visitas em 1 ano e meio...

    Zero inveja, apenas uma constatação, rs!

    Parabéns e grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Neto, é boa mesmo! As visualizações acho que foram todas minhas kkkk tem mais de ano aquele blog, teve um estudo anterior lá. Abs

      Excluir
  5. Boa tarde, Bilionário.

    Há momentos em que essas quedas me fazem refletir sobre o longo prazo, mas continuo firme nos meus aportes mensais.

    Estou conseguindo cumprir minha meta de correr 70 quilômetros por mês. Isso tem me ajudado a manter o peso e ficar menos ansiosa. O melhor de tudo é que estou comendo muito (risos) para repor todas as calorias gastas durante a corrida.

    Meu próximo objetivo é começar a treinar musculação, mas confesso que a procrastinação tem sido um obstáculo, rs...

    Abraços,
    Poupadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Poupadora!

      Sim, nestes poucos anos que estou nesse projeto já tive muitos meses ruins, a maioria, ainda sigo aportando e apostando nessa estratégia diversificada pro longo prazo, estou esperando um ciclo de alta forte pra daqui 2 anos, tomara que de certo.

      Abraços

      Excluir
  6. Bilionário,

    O negócio é seguir aportando e ignorar o ruído. O TD está com ótimas taxas, para quem confia no Brasil e que a inflação ficará em média abaixo de 6% a.a pelas próximas décadas é muito válido o aporte.

    Com uma Selic de 13,75% e juros reais de 7% a.a é difícil o grosso do dinheiro do mercado ir para a bolsa, mas tudo é temporário e um dia o jogo vira. Quem é esperto tá comprando coisa boa por um preço baixo. Afinal, quem não queria ter comprado Itaúsa a R$ 5-6 em 2015?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, sim, tem opções boas pra todos os lados, e já faz um bom tempo que essa situação vem se mantendo, por exemplo, eu tinha medo de não conseguir comprar esse TD IPCA+ acima de 6% e fiz um grande aporte nele ano passado, depois ele caiu abaixo de 6% fiz mais um aporte menor, ainda pensando que a taxa estava boa, e agora 200 dias depois ele está pagando 6,55% kkkk assim muitas ações e FIIs também, estão "baratas" a muitos meses, dá pra ir comprando devagar, bom pra nós que estamos na fase de acumulação. Abraços

      Excluir
  7. Acho que todo mundo amargou uma pequena queda em fevereiro... faz parte do jogo. E é como você disse acima: tem muitas ações e FIIs que estão "baratos". Nós que estamos em fase de acumulação devemos aproveitar essa "liquidação" do mercado!
    Abraços

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...