Mês 063 - Junho 2024

Fala pessoal!

Introdução Aleatória: Economia, Política e Desgraças

Muito frio aí também? Meus dedos estão quase congelando aqui no sul!

Em junho tivemos novamente momentos de tensão no mercado com as falas do presidente, esse velho já está caducando igual o Biden, ou talvez ele sempre foi assim? O resultado é o dólar disparando, e também aumento nas taxas de juros, aumentando a conta da dívida pública brasileira, que nós estamos pagando com certa dificuldade, já que estamos mês após mês batendo recordes de arrecadação de impostos e ainda assim parece que vai ser difícil cumprirem o tal do arcabouço fiscal, o que é mais um motivo pros investidores levarem seu rico dinheirinho pra longe daqui.

Estes tempos vi notícia que a Verde estava zerando suas posições no tesouro e investindo quase tudo no exterior, pensei que o Luis estava ficando louco, visto que eu estava comprando as NTN-B com força, e ele zerando posição? Mas nesse curto prazo de 2 meses, até agora ele se deu bem, visto que as taxas IPCA+ subiram e o dólar subiu também, o Luis evitou a desvalorização das NTNB e ganhou na valorização do dólar, rapaz de visão! Que bola de cristal! Queria ter essa confiança que ele teve, por enquanto eu ainda me mantenho aportando nas NTN-B, se tudo der certo, vou levar até o vencimento.

Segundo economistas, para um país crescer de forma sustentável, temos 3 coisas necessárias:

  1. Controle de Inflação (através da taxa SELIC, COPOM tem feito um bom trabalho)
  2. Câmbio Flutuante
  3. Controle Déficit Fiscal

Pelo visto o Brasil só tem pecado nesse último quesito recentemente, e o maior problema são as falas, claro que a taxa de juros americanas no patamar atual também exercem uma enorme influência no mundo todo, então, o mais provável é que a inflação e o câmbio no curto prazo vão ser difíceis de controlar.

Falando em presidentes, o mais bonito foi o corte rápido que o colega Milei deu no Lula, que tinha pedido pro colega pedir desculpas por chamar ele de comunista e corrupto, acho que depois dessa ficou uns dedos a menos 😂 Isso que chamo de corte rápido Tramontina!

Acredito que 2024 vai ser repeteco de 2023, com uma alta forte no final do ano, a expectativa é que não tenhamos mais cortes na taxa de juros este ano, mas vai saber, quem sabe ali perto do natal boas notícias melhorem o humor do mercado.


Acima uma projeção da CEF para taxa SELIC.

 No quesito desgraças, 2 prejuízos não previstos este mês, meu carro sofreu uma pintura de longe, estacionei próximo de uma obra, e o vento trouxe a tinta nele... por enquanto não vou mandar polir, pra mim tanto faz isso não muda a capacidade do carro de me levar onde preciso, mas antes de vender provavelmente vou ter que fazer isso... Também, pifou um ar condicionado lá de casa, parece que queimou a placa devido a uma lagartixa... o preço pra arrumar dá quase o valor de um novo.

Negócios e Investimentos

Fiz os aportes normais no começo do mês, 200 reais na caixinha da reserva Nubank, 500 reais pra Clear para comprar ações, e cerca de 2300 para comprar NTNB, e mais adiante resolvi comprar mais NTNB quando as taxas subiram logo após eu ter comprado 😓, 988 no dia 7, e 1063 no dia 28, total dos aportes superou os 5k.

Transações

Na Clear sigo comprando ações do Bradesco, mais 80 ações dele na conta. Não comprei FIIs nem ETFs no exterior, deixando saldo/dividendos acumular um pouco mais.

Tive um bom valor de dividendos neste mês, novamente acima de 500 reais, pelo histórico, o próximo mês tão bom vai ser dezembro.


A rentabilidade ficou negativa em 1%, o vilão foi a renda fixa (NTNB) que conforme mencionado na introdução, as taxas seguem subindo e preço do título caindo.

Planilha com a rentabilidade

 Apesar do aporte expressivo em NTNB, o valor ficou praticamente igual ao mês anterior neste segmento, e o que ainda deu uma boa subida foi o investimento no exterior, principalmente pelo dólar que disparou.

Planilha mais detalhada dos investimentos


Taxa de custódia do Tesouro Direto/B3

Na data de hoje, 01/07, teremos a cobrança da taxa semestral referente aos investimentos do tesouro direto, 0,20% ao ano, ou 0,10% semestral... pra mim deu R$ 40,67 e acabei de enviar uma mensagem para o TD referente aos detalhes disso, pois vi no app do Nubank que a taxa do RENDA+ é 0,50% a.a. até 10 anos, e reduz para 0,10% após 10 anos, fiquei bem na dúvida em como vão proceder com essa cobrança... se já vão cobrar 0,50 de começo e depois devolver, ou vão cobrar 0,10% e no caso de venda cobrar a diferença?

No site não fala nada sobre essa diferença nos títulos RENDA+

Quando me responderem atualizo o post com mais detalhes.

UPDATE - RESPOSTA B3

Renda+ o investidor não paga mais taxas semestrais. O pagamento acontece apenas ao vender antecipadamente ou caso receba mais do que seis salários mínimos no fluxo mensal no futuro. No caso de venda antecipada, há uma taxa decrescente para o investidor.

- De 0 a 10 anos a taxa é de 0,50% a.a. (sobre o valor de resgate)
- De 10 a 20 anos a taxa é de 0,20% a.a. (sobre o valor de resgate)
- Acima de 20 anos 0,10% a.a. (sobre o valor de resgate)
- No vencimento não existe cobrança de taxa da B3.

Por hoje era isso pessoal, se tiver novidades urgentes trarei em novo post, senão até o próximo mês!

Abraços!

Postagens em alta

Mês 063 - Junho 2024

Fala pessoal! Introdução Aleatória: Economia, Política e Desgraças Muito frio aí também? Meus dedos estão quase congelando aqui no sul! Em j...